fbpx

Mudanças nos modificadores, pré-bloqueio, ferramenta push-pull e muito mais. Saiba agora tudo o que te espera na atualização do SketchUp 2021.1!

Temos o prazer de anunciar novidades no SketchUp Pro. O objetivo desta versão mais recente é melhorar a consistência de como a modelagem funciona de ferramenta para ferramenta, aumentar a eficiência do fluxo de trabalho e desenvolver a capacidade de aprendizado do SketchUp. Animado para saber o que mudou? Confira o vídeo que preparamos com todas as novidades!

Mudanças nos modificadores de modelagem no SketchUp

No SketchUp 2021.1, estamos mudando a maneira como dez ferramentas principais entram e saem de seus estados modificadores. Por exemplo, a ferramenta Mover do SketchUp funciona duas vezes como uma ferramenta de cópia. E, com um modificador, Push / Pull pode criar novas faces durante a extrusão. Queremos economizar cliques extras, acelerar seu pensamento 3D, além de ajudar a reduzir os momentos frustrantes de ‘desfazer’.

Modificadores por ativação

Agora, mais modificadores de ferramenta se comportam como botões que podem ser ativados e desativados tocando em uma tecla. Ou seja, você terá que ficar pressionando e segurando menos vezes no seu workflow, gerando resultados de modelagem mais previsíveis.
Para qualquer ferramenta, você pode identificar quais modificadores estão disponíveis na barra de status (na parte inferior da tela) e confirmar o estado atual de modificador da ferramenta examinando o cursor ou o comportamento de modelagem na tela. Com mais modificadores por ativação, deve ser mais fácil mudar o estado da ferramenta antes de concluir uma determinada operação.

Modificadores Fixos

Agora estamos persistindo os estados da ferramenta modificadora em várias operações. Isso significa ser capaz de fazer várias cópias de objetos com Mover ou ocultar bordas com Borracha nas alterações de visualização usando o Orbit.

Usando a ferramenta Mover.
Escondendo bordas com a ferramenta Borracha.

Para sair de um estado de ferramenta modificado, pressione a tecla modificadora novamente ou altere as ferramentas.

Inferências de pré-bloqueio

Como você já deve saber, muitas ferramentas do SketchUp (girar, retângulo e círculo) apresentam a capacidade de “pré-bloquear” uma direção de inferência ou plano de desenho. Nesta versão, estamos começando a aplicar esse padrão a outras ferramentas. Agora você pode pré-bloquear uma direção de inferência antes do primeiro clique com as ferramentas Linha, Fita Métrica e Mover.

Atualizações na ferramenta Empurrar/puxar

No SketchUp 2021.1, você provavelmente notará algumas diferenças na ferramenta Empurrar/Puxar, ou Push/Pull. Além de tornar o modificador Push / Pull Copy uma alternância persistente, também estamos formalizando o modificador oculto Push / Pull, Stretch.
Stretch é um estado modificador que existe no SketchUp há anos, mas nunca foi referenciado na barra de status ou no cursor Push / Pull. ‘Alongar’ uma face é aproximadamente equivalente a mover uma face perpendicular ao seu plano de desenho, e especialmente útil nos primeiros estágios de desenvolvimento da forma.

Juntamente com as melhorias para Empurrar / Puxar observadas acima, também estamos fazendo uma alteração na orientação da face frontal ao modelar no SketchUp. Agora, o SketchUp sempre orientará as faces recém-desenhadas com o lado frontal voltado para cima, ao desenhar no plano do solo, e com a face frontal “voltada” para a câmera em outros casos. Por exemplo, se uma face for desenhada sobre a parte superior de uma face existente, a nova face ainda herdará a orientação da face na qual foi desenhada. As operações Push / Pull e Follow Me se comportam de maneira mais previsível com essas alterações, resultando em faces orientadas corretamente.

Quer saber melhor como funcionam estas ferramentas? Assista ao Skill Builder do SketchUp 2021.1 para entender exatamente como isso pode impactar o seu fluxo de trabalho.

Você é arquiteto, arquiteta ou designer de interiores?
Conheça uma nova dinâmica de trabalho que diminui em até 40% o tempo que você leva para construir um projeto, do esboço ao executivo?

O PowerArq é um conjunto de práticas, modelos, métodos e componentes que te mostram o caminho das pedras de ouro.

Melhora no desempenho de extensões com malhas complexas

Algumas extensões do SketchUp são projetadas para criar ou manipular geometrias complexas. Obviamente, quanto mais complexa a malha que uma extensão adiciona ao SketchUp, mais tempo ela leva para ser gerada. Agora, foi implementada uma melhoria na eficiência com que a API do SketchUp gera malhas complexas. Essa melhora é especialmente perceptível no uso de malhas acima de 20.000 polígonos. Se você está ansioso para explorar esta nova API, verifique extensões como Artisan, SubD, Bezier Surface e Skimp.

Menu de Extensões atualizado

A partir de agora, a aba do menu Extensões estará sempre visível, quer você tenha extensões instaladas ou não. O gerenciador de extensões e as ferramentas do desenvolvedor também foram realocadas para este menu.
“Não estamos forçando os desenvolvedores a colocar comandos de extensão no menu Extensão, mas é a prática recomendada. Por falar em práticas recomendadas, publicamos recentemente nossas Diretrizes de Experiência do Usuário para Extensões. Queremos ajudar os desenvolvedores a criar extensões que funcionem de maneira previsível no SketchUp”, afirma a nota técnica da Trimble SketchUp.

Conversão de unidades de medida nos Live Componentes

Os Live Components continuam a evoluir no SketchUp Labs. Agora, os parâmetros do Live Component são exibidos na mesma unidade de medida que você está usando no seu modelo do SketchUp. Então, quando você está alinhando uma medição com a ferramenta Fita métrica, é muito mais rápido digitar essa medição em um parâmetro Live Component.

A versão 2021.1 também inclui uma melhoria no tempo de desenho quando você edita um Live Component.
Se você ainda não utilizou os Live Components, descubra eles no 3D Warehouse.

Classificação e exportação IFC 4

Além do suporte para o esquema e formato de arquivo IFC 2×3, o SketchUp Pro agora inclui um conjunto de classificação IFC 4 e a capacidade de exportar arquivos IFC 4.
Saiba mais sobre como usar tipos de IFC com a Ferramenta de Classificação do SketchUp.

Melhorias no LayOut

Na versão 2021.1, o SketchUp introduz uma maneira mais rápida de definir a escala de uma janela de visualização. Agora, você pode simplesmente digitar a escala desejada na guia Câmera do painel do modelo do SketchUp. Este novo modelo analisará perfeitamente o que você digitar! Para uma escala 1:50 (em polegadas), por exemplo, tanto faz se você digitar 1″ = 50″, 1/50, .02, 2% ou mesmo 6″ = 25′. Todas estas formas de digitar aplicarão a escala 1:50, redimensionando a sua viewport. (Para entender melhor, veja este vídeo).
Além disso, em janeiro, foi lançada uma atualização que incluía uma melhoria de desempenho na capacidade do LayOut de inferir janelas de visualização do SketchUp.

Conclusão

Como você pode ver, o SketchUp está sendo ativamente desenvolvido para fornecer uma experiência de modelagem 3D melhor. Quer compartilhar a sua opinião sobre a nova atualização? Informe como essas atualizações impactaram a sua modelagem nos fóruns do SketchUp.

Para ver todos os detalhes das atualizações desta versão, incluindo correções de bugs, veja as notas de lançamento completas.

Este texto foi traduzido e adaptado do “2021.1 Point Release: New updates in SketchUp Pro 2021“, da Trimble SketchUp.