As plataformas estão por toda parte, através delas é possível se transportar, pedir comida e assistir entretenimento. Cada vez mais as plataformas se mostram como o presente e futuro dos negócios. As empresas que não se adaptarem logo, poderão ficar para trás e sofrer um impacto significativo em suas atuações e negócios. A Plataforma Gabster ajuda o ecossistema complexo da construção civil, com tantos segmentos e tipos de negócios diferentes. Principalmente para conectar de forma definitiva os profissionais especificadores com as empresas fornecedoras de produtos e serviços.

Gabster conectando fornecedores e serviços a especificadores
Um dos gargalos existentes, é a atuação de muitas empresas pensando apenas no consumidor final, esquecendo as necessidades e demandas do setor de projetos.

Ainda existem aquelas que atuam com dinâmicas antigas, lojas e catálogos físicos que não suportam mais as necessidades dos especificadores. Em tempos de pandemia, home office, altos custos de locomoção e dificuldade de insumos, é necessário acelerar a virtualização dos produtos.

Os impactos são muito grandes para os dois lados, se a sua empresa não atua em conjunto com a parte de projetos do negócio, ela deixa aberta essa porta para a concorrência.

Os profissionais acabam seguindo dois caminhos: possuindo muita dificuldade em especificar o produto, ou simplesmente especificando algo do concorrente, que se preocupa e fornece o que eles precisam.

Tivemos uma revolução recente, muitas empresas adaptaram-se e passaram a fornecer representações 3D dos seus produtos, mas a dinâmica atual é tão rápida que já estamos em uma nova revolução, com produtos virtuais ricos em dinamismo e informações, os produtos BIM.

👉 Blocos SketchUp Electrolux A Plataforma da Gabster disponibiliza uma biblioteca com mais de 50 blocos 3D da Electrolux. Os componentes 3D possuem todas as especificações técnicas do fabricante. Clique aqui para baixar os blocos SketchUp da Electrolux e saber mais sobre a parceria com a Gabster.
Gabster conectando fornecedores e serviços a especificadores
Além das necessidades projetuais, existem as movimentações do mercado e das legislações, o mundo de projetos BIM está avançando, hoje o BIM já faz parte de uma obrigatoriedade legal.

Se o BIM passa a ser algo legalmente obrigatório e as empresas não oferecem seus produtos de forma digital, como elas vão atuar no ramo daqui há alguns anos? Ou o quanto vão perder essa fatia milionária de mercado que chega através dos especificadores?
Como se aproximar desses profissionais, atuar em conjunto, otimizar os processos e melhorar a performance do negócio como um todo?

A resposta está em tornar-se parte do efeito de rede de uma Plataforma. Tanto as empresas como os especificadores têm o seu papel nessa rede.

Primeiros passos para as empresas

1 – Entenda como o seu produto se comporta em um projeto, seguindo as obrigatoriedades do sistema BIM e as tecnologias atuais.
2 – Conecte-se e dê importância para a sua vitrine virtual de produtos, cuidando do mesmo modo que a produção física. Afinal, o BIM é a representação virtual e colaborativa dos projetos físicos. A indústria tem um papel fundamental no sucesso e velocidade desse ecossistema BIM.

Primeiros passos para os especificadores

1 – Atualize-se, utilize tecnologias novas que proporcionam a você mais conectividade com as empresas.
2 – Exija de seus fornecedores ou parceiros os produtos e serviços virtuais, não somente modelos 3D visuais. Peça modelos BIM, completos e ricos em informação.

Mas qual o papel da Gabster em tudo isso? Fazer as conexões, ajudar no processo de criação dos produtos virtuais inteligentes e ajudar os especificadores na sua rotina de projeto.

O fornecedor que tem um domínio na Plataforma Gabster, pode liberar acesso a toda sua gama de produtos, com blocos 3D super inteligentes e produtos BIM com todas as informações e necessidades projetuais.

Esses produtos podem ser vinculados aos sistemas da empresa, fornecer preços, liberar pedidos e podem até mesmo ser enviados para produção através da Plataforma.

Mas você pode começar como uma empresa expositora e progredir no uso e nas integrações com seus sistemas, posteriormente.

Além disso, sua relação projetual pode ser muito mais eficaz, melhorando a orçamentação e efetivação de pedidos. Os vendedores podem trabalhar com uma pasta compartilhada no Trimble Connect diretamente com os especificadores envolvidos em cada projeto, assim como o manual do BIM diz: todos trabalhando no mesmo modelo 3D.
Para o especificador, tudo fica mais prático, em poucos cliques ele consegue ter acesso aos produtos com toda a garantia de informações e definições diretamente das empresas, sem precisar gastar horas e horas em pesquisas. Além disso, ele tem acesso a diversas aplicações que facilitam ainda mais métodos e processos de trabalho.
Vamos fazer uma simulação de um projeto marcenaria com e sem Gabster

Maria está com um projeto de cozinha, precisa trabalhar com marcenarias, marmorarias, metais, eletrodomésticos, porcelanatos, tintas, elétricas, iluminações, com projetos complementares de hidráulica e elétrica.

  • Com a Plataforma Gabster – Maria acessa a biblioteca da empresa e encontra todas as possibilidades que a empresa disponibiliza. No próprio 3D ela encontra as informações técnicas de fabricação, os acabamentos disponíveis, tipos de porta, puxadores e demais itens. Ela ainda consulta valores e consegue construir seu projeto muito mais próximo da realidade.

Maria abre uma pasta no Trimble Connect direto com o Vendedor da Loja, ele acessa o projeto e consegue fazer os apontamentos e correções necessárias direto no SketchUp. Maria acompanha e faz as aprovações de forma muito rápida, o vendedor pode fazer o pedido e mandar fabricar direto do SketchUp.

Benefícios alcançados
– Diminuição de alterações no projeto, devido ao uso correto de informações de fabricação;
– Orçamento mais rápido;
– Envio e aprovação mais rápidos;
– Pedidos e fabricações mais ágeis;
– Apresentações e previsões mais fiéis à realidade.

  • Sem Plataforma Gabster – Maria começa o projeto, mas não sabe exatamente quais opções a loja tem. Ela tenta acessar o site, mas encontra apenas algumas informações e texturas muito ruins. Então, Maria marca uma visita na loja, anota o que gostou e vai para o escritório, lá tenta reproduzir as informações, mas não consegue chegar nas cores certas e fica apenas com algo próximo, também não tem as informações técnicas e modulações que a loja utiliza.
    Depois de terminar o projeto, Maria precisa documentar o projeto em PDF ou enviar o arquivo do SketchUp da forma que está.

O vendedor recebe o projeto, abre o outro software que a loja utiliza e refaz todo o projeto, liga algumas vezes para Maria, pois precisa adequar muitos pontos no projeto: cores, modulações, etc. Dias depois, o vendedor retorna com um projeto em PDF para aprovação, Maria não gosta de algumas mudanças e pede novas alterações, alguns dias depois recebe o projeto em PDF novamente, e essa novela continua.

Problemas
– Demora em todo o processo;
– Alto custo de tempo e transporte para achar as especificações;
– Frustração ao projetar sem as informações adequadas.

Agora imagine a dificuldade da Maria para fazer todo esse processo em todos os outros segmentos.

👉 SketchUp é BIM e você ainda não sabe? Durante muitos anos, lendas e narrativas equivocadas foram criadas sobre o SketchUp, classificando o software como um simples modelador 3D. Essa narrativa existe até hoje, mesmo sem nenhum sentido, e muitos profissionais acabam perdendo a chance de potencializar o seu fluxo de trabalho por puro preconceito e falta de conhecimento sobre tudo o que o SketchUp pode proporcionar. Talvez esse seja o seu caso? Clique aqui e veja como o SketchUp consegue entregar um BIM real, mais prático, acessível com maior alcance e presença.
Crie o seu efeito de rede
Se você é um escritório, convide e mostre a Plataforma para seus fornecedores, crie a sua rede, os benefícios são incontáveis. Se você é um fornecedor, convide os arquitetos da sua região e conecte-se em diversos negócios novos.

Se os seus fornecedores e colegas estiverem na plataforma, tudo fica mais fácil, você tem acesso às vitrines virtuais inteligentes, troca de arquivos e projetos em tempo real. Além de facilidade de compatibilização, trabalho em conjunto e simultâneo, agilidade de orçamentos e pedidos, menores chances de erros em todo processo.

Nem tudo está perdido e ainda dá tempo de entrar nesta nova onda, estamos aqui para ajudar você em tudo isso. A Gabster caminha nesse futuro, já temos uma Plataforma para atender essa nova e obrigatória realidade BIM.

Se você é uma empresa atuante no setor ou um profissional especificador, a Plataforma Gabster pode conectar você a gerar um grande ganho de negócios e produtividade.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ