David Daniels lidera as equipes de design da Starbucks na América Oriental, supervisionando mais de cem designers em Nova York, Chicago, Miami, Dallas e América Latina. David e sua equipe executaram mais de 1.400 grandes reformas e novas construções da Starbucks somente em 2016. Além de ser um designer apaixonado (e produtivo), David também é um aficionado do SketchUp, por isso é emocionante ouví-lo sobre sua abordagem ao design e tomada de decisão na Starbucks.

Olá David … Gostaria de apresentar você e sua equipe à comunidade do SketchUp?

Certo. Sou arquiteto e diretor de design da Starbucks e cuido de nossas equipes e projetos na região leste da América. Eu aprendi o SketchUp anos atrás com um cara de Kathmandu e uso em projetos desde então. Com o passar do tempo, mudei mais para a liderança, mas continuo trabalhando no SketchUp desenvolvendo conceitos e realizando estudos de massa.

Somos os maiores fãs do SketchUp. Ver minhas equipes ajustarem a paleta de estilos do SketchUp para inserir seu próprio sabor nas renderizações tornou-se uma parte muito divertida do processo de design para mim.

Starbucks design studio em Nova York. Imagens: cortesia de Starbucks.

Como sua equipe avançou no SketchUp?

A certa altura, eu estava trabalhando no escritório de Miami e havia um grupo de designers, inclusive eu, que trabalhavam em lojas de alto padrão. Usamos o SketchUp para design e renderização, mas nem todos o fizeram. Como líder de design, parte do meu trabalho é revisar e aprovar projetos. Só neste ano, minha equipe executou mais de 1.400 designs e preciso revisá-los rapidamente. Algumas pessoas me trouxeram wireframes em preto e branco ou imagens bidimensionais. Isso me deixou desconfortável, porque significava que eu colocaria meu carimbo de aprovação em uma loja, paleta ou aparência que eu precisava tentar criar na minha cabeça sem nenhuma prova visual de como as coisas realmente iriam se encaixar. Nesse ponto, começamos a insistir em que todos usassem o SketchUp para modelar e pintar em texturas e superfícies, para que eu pudesse aprovar projetos com mais confiança e autoridade.

Renderização do SketchUp da Starbucks Reserve Bar na Broadway e 9, NY. Imagens: cortesia de Starbucks.

A mudança para o SketchUp começou no estúdio de Miami, onde um dos meus designers seniors liderou o esforço. Desde então, o estúdio de Miami projeta de forma mais colaborativa. Toda semana, todos se reúnem com seus computadores e um grande monitor. Eles são co-autores de cinco ou seis lojas principais em um dia, descobrindo o design espacial, a paleta, tudo no SketchUp. Quando todo mundo usava softwares diferentes, era impossível fazer isso. Após testar o fluxo de trabalho neste escritório, todo o estúdio da América Latina passo a usar o SketchUp e, em seguida, Nova York e Dallas logo depois. No último um ano e meio, fomos capazes de implementar isso nos quatro escritórios que supervisiono. Descobri que, depois que meus designers aprendem o SketchUp, eles se divertem muito usando-o em outros softwares. O SketchUp desbloqueou talentos latentes em nossos designers.

Como isso o aproxima do produto final?

Nossos arquitetos realizam pesquisas no local e criam a estrutura do edifício no Revit. Exportamos esse modelo para o SketchUp e executamos todo o design de arquitetura de interiores no SketchUp. Isso inclui refinar as cores, materiais, móveis, utensílios e acessórios. Criamos um belo design esquemático tridimensional que, em seguida, entregamos aos nossos arquitetos de registro (AoRs). É isso que damos a eles para criar os pacotes de construção.

Imagem da Starbucks Reserve Bar em Brookfield Place, NY. Imagens: cortesia de Starbucks.

Cada loja é extremamente especial para nossa marca e para nossos clientes: é o ‘terceiro lugar’, um espaço onde as pessoas podem sentar e ficar, ou fazer compras e aprender. Nosso objetivo é encontrar o ponto ideal entre ser apropriado para a marca e ser relevante localmente, para que a loja pareça adequada para esse bairro, para o edifício em que está localizado ou para a parte da cidade.
E como os parâmetros são sempre diferentes, significa que cada loja precisa ser única, certo?
Exatamente isso. Dentro das lojas, temos alguns princípios simples que são realmente importantes para nós. Quando encontramos um prédio, acho realmente importante trabalhar com as estruturas do espaço. Portanto, se o espaço tiver paredes de tijolos, ou algumas superfícies danificadas, ou tiver algumas grandes vigas expostas no telhado, queremos evidenciar isso, não encobrir um monte de coisas. Isso é o que acolhe o protagonista do espaço: a cafeteria.

Uma fotografia do interior do bar da Starbucks na Broadway 9 Avenida. Imagens: cortesia de Starbucks.

“Onde o bar fica, como é a aparência, as linhas de visão e como está iluminado são muito importantes. Investimos muito tempo para garantir que seja como uma peça de mobília finamente trabalhada, porque é o grande palco em que criamos o “teatro do café”.

Sua nova loja no número 10 da Waverly Place seria um exemplo disso. Qual é a sua parte favorita neste design?

Visualização do SketchUp mostrando Starbucks Reserve Bar no 10 Waverly Place. Imagens: cortesia de Starbucks.

O 10 Waverly Place é um bar de luxo, o que significa que é uma loja especial com uma experiência de café elevada. A maneira como preparamos o café é bem especial. Temos uma máquina Black Eagle, um sifão – que é uma bebida parecida com Harry Potter -, uma bebida Nitro, o que significa que podemos oferecer aos nossos clientes cervejas geladas na torneira. O edifício em si era um edifício existente, com um belo piso de terrazzo branco, que tinha a mesma faixa de cores da nossa loja principal, The Roastery, em Seattle. Por isso, preservamos, mantivemos as paredes de tijolos existentes e também encomendamos alguns mapas e obras de arte personalizados desenhados à mão de um grande artista chamado Tommy Tailor, com quem colaborei por muitos anos.

Visualização do SketchUp ao lado de uma fotografia do espaço acabado. Imagens: cortesia de Starbucks.

Como é o fluxo de trabalho de design da Starbucks?

Depois de encontrarmos um edifício que pode armazenar funcionalmente uma loja Starbucks, criamos um layout funcional, que se desenvolve na primeira planta detalhada. Se essa proposta receber a luz verde de nossa equipe de operações, iniciaremos o trabalho de design de interiores no SketchUp. Aqui, testamos idéias para a barra, a iluminação e a paleta de lojas. Ao fazer isso no SketchUp, parece que estamos trabalhando com argila: muitas idéias podem ser experimentadas muito rapidamente. A velocidade que isso nos proporciona significa que podemos visualizar rapidamente as idéias, identificar as que mais gostamos e desenvolvê-las à medida que o design avança.

Qual é a funcionalidade mais feliz que o SketchUp tem?

Sem dúvida, é o Style Builder. A maneira como podemos ajustar o estilo padrão para obter um acabamento desenhado à mão, quente e não muito perfeito nos ajuda a retratar adequadamente uma variedade de estética de design em nossas lojas.

Perguntas e respostas rápidas com Eduardo Meza, LEED AP e designer sênior do Starbucks ‘Miami Studio:

  • Percebemos que sua equipe usa uma impressionante seleção de materiais. Onde você encontra e seleciona materiais? Os materiais mais usados foram criados a partir de fotos e digitalizações do nosso catálogo padrão.
  • Todas as equipes têm uma biblioteca de materiais separada? Ou você compartilha seus materiais entre escritórios? O estúdio de Miami criou uma biblioteca com nossos materiais padrão e é uma biblioteca que compartilhamos com outros Starbucks Studios. Os materiais fora da nossa paleta Padrão são personalizados por projeto.
  • Você ou alguém da sua equipe usa extensões do SketchUp no seu fluxo de trabalho? Se sim, você poderia nos dizer seus três primeiros? Sim ; LSS Matrix, Section Cutface e Smart Drop.
  • Que atalho de teclado você não poderia viver sem? Atalhos são essenciais para o meu fluxo de trabalho. Aqui, meus atalhos personalizados favoritos e mais usados: M = Materiais, C = Componentes, L = Camadas.

“Os bares Waverly Place, Brookfield Place e Broadway e 9th Reserve acabam de abrir em Manhattan. Entre para ver como esses visuais do SketchUp se tornaram realidade”.

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