Tom Kaneko é um designer de arquitetura e ninja SketchUp especializado em reformas e extensões residenciais sob medida no Reino Unido. Nessa conversa, analisamos seu fluxo de trabalho e como ele usa o Sketchup para agregar valor a seus clientes dentro das restrições de um orçamento apertado. Para Tom, “o SketchUp cria os meios de design e comunicação, com o cliente e o contratado.”
Design e Arquitetura com SketchUp
Conte-nos sobre sua experiência como arquiteto e como isso influencia sua abordagem ao design. Eu sou atraído pelos aspectos técnicos da profissão e do site. Felizmente, tive uma experiência muito prática na Universidade de Edimburgo. Como designer, você precisa conhecer o seu ofício… as lacunas de conhecimento se tornam aparentes quando você passa do design para a construção, principalmente quando se envolve em conversas com construtores e subcontratados.
Qual foi o momento “Aha!” para você com o SketchUp? Ele veio em 2011 quando eu estava trabalhando no Jemima’s House, uma extensão para uma casa Vitoriana com grandes ambições e um orçamento apertado.
Modelo do SketchUp e foto do projeto concluído mostrando a vista da área de refeições para o jardim na Jemima’s House, Londres.
Para gerenciar o orçamento, manter minhas taxas baixas e ainda agregar valor ao meu cliente, tive que ser muito eficiente com meu tempo. Queríamos criar um espaço interessante e funcional, usando materiais de baixo custo de maneira ponderada. Isso significa que eu tive que rapidamente projetar para testar e discutir idéias com Jemima. A modelagem do conceito no SketchUp ajudou imensamente durante nossas conversas, pois eu podia comunicar rapidamente minha intenção em 3D e também refletir as alterações com facilidade.
Para os projetos de reforma e extensão em que eu me especializei, pequenos detalhes como a espessura do isolamento podem afetar a área útil final do piso. Comunicar esses detalhes claramente aos construtores é muito importante para que o cliente obtenha o máximo de valor.
No SketchUp, eu crio todos os desenhos detalhados que precisamos e praticamente construo todo o edifício antes de irmos ao local. Ao fazer isso, posso identificar todos os erros. Uma vez que vi que eu poderia ir desde o conceito de design até os detalhes de construção no SketchUp neste projeto, parei de exportar minhas seções ou detalhes para outro software CAD. Agora eu sei que o que eu desenhei é o que os construtores receberão.
Detalhes 3D da construção do quadro de extensão.
A transição suave do conceito para o site é crucial para uma construção de sucesso – Como você garante isso e como o SketchUp dá suporte ao seu fluxo de trabalho? Eu começo todos os conceitos com esboços desenhados a mão. Concentro-me em acertar o fluxo do plano, enquanto incorporo os requisitos e desejos do cliente dentro das limitações de um terraço típico de Londres.
Desenho à mão antes do conceito em planta.
No estágio de projeto esquemático, recebo uma pesquisa do edifício existente e o transformo em um modelo do SketchUp. Em termos de estrutura do meu modelo, cada andar é seu próprio componente, paredes e pisos são separados, e móveis e pessoas estão em camadas individuais. Ter um modelo bem organizado facilita a alteração ou a remoção de elementos. Eu também configurei todas as minhas principais cenas e folhas no SketchUp Pro e no LayOut… plantas baixas, seções, elevações principais e vistas em perspectiva dos espaços principais.
Aplicação do design com testes 3D
Um desafio típico do design que tenho, é conseguir uma grande sensação de espaço no interior com uma linha de teto mais alta, considerando as sombras projetadas nos vizinhos. Neste ponto, testar ideias em seções e em 3D me ajuda a chegar a uma resposta única e contextualmente apropriada.
Modelo conceitual inicial que mostra a imagem em 3D e o teste seccional de inclinação do teto responsivo ao contexto.
Primeiros estudos sobre a luz do sol mostrando o impacto positivo de uma inclinação do telhado sensível ao contexto. As sombras projetadas pela proposta não afetam negativamente o prédio vizinho.
Folha de desenho de construção criada no LayOut do SketchUp, que mostra uma perspectiva explodida de uma parede de extremidade de estrutura de carvalho sob medida e detalhes das principais junções.
Uma vez que os planos e seções são acordados, eu crio um modelo de construção separado para realmente modelar os detalhes. Alguns dos ângulos na linha do teto significam que temos junções muito personalizadas e eu tenho que ser capaz de comunicar claramente a intenção de construção e design aos construtores.
Folha de desenho de construção criada no LayOut do SketchUp, que mostra uma perspectiva explodida de uma parede de extremidade de estrutura de carvalho sob medida e detalhes das principais junções.
Gráficos mínimos e design no centro das atenções
Quais padrões de desenho e modelos de estilo você usa mais no SketchUp e por quê? Meu modelo do LayOut é muito simples. Eu costumo colocar desenhos em uma folha A3, pois é um bom tamanho para ver as coisas no computador e na impressão. Eu uso a fonte Helvetica para anotações e mantenho todas as planilhas simples, legíveis e escalonáveis. Com o passar do tempo, desenvolvi meu próprio conjunto de nuvens de revisão e desenho de blocos de título, mas meu princípio é manter os gráficos mínimos para que o design seja o centro das atenções.
Qual é a sua abordagem para renderização e visualização? Eu uso o Thea para renderizações pois é simples e é incorporado no SketchUp. É também uma ótima ferramenta para iluminação.
Qual comando de teclado você não pode viver sem? Esconder o resto do modelo, sem dúvidas! “Ctrl+H”. Pois me permite editar uma linha fina no componente em um vasto espaço. Obs: Ctrl+H é um atalho personalizado criado pelo Tom. Faça seus próprios atalhos customizados também!
E você, se inspirou com o trabalho de Tom Kaneko? Inspire-se muito mais conhecendo todas as vantagens de usar o SketchUp no seu escritório de arquitetura.
Conteúdos que podem ser do seu interesse:
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Conheça o fluxo de trabalho BIM que reduziu o tempo de construção de um hotel pela metade
Veja neste case de sucesso como a equipe de design de interiores do...
Design de Escritórios no SketchUp com M Moser Associates
A M Moser Associates é uma empresa comercial de design de interiores...
4 atributos do conceito arquitetônico que você deve considerar
Você já parou para pensar quanto o conceito arquitetônico pode...
Novidade: Blocos SketchUp Tumar na Plataforma Gabster
31 novos blocos SketchUp da Tumar Móveis marcam o lançamento desta...
Trimble SketchUp – tecnologia e nuvem de pontos para otimizar projetos de arquitetura
Com o uso das tecnologias Trimble SketchUp, o extraordinário e...
Novidade: Blocos SketchUp Herval na Plataforma Gabster
Aparadores, balcões, cabeceiras, cristaleiras e estofados da marca...
Por que a modelagem 3D é fundamental nos escritórios de arquitetura?
Comunicação fluida com a equipe, facilidade para encontrar soluções...
#06 SketchUp é BIM: etapas do projeto arquitetônico na estrutura e controle de níveis
Todas as etapas do projeto arquitetônico são muito importantes....
Novidade: Blocos SketchUp Zen Design na Plataforma Gabster
Muito já falamos aqui no blog da Gabster sobre a conexão que...