Imagine um mundo onde você pode criar o seu projeto no SketchUp ao mesmo tempo em que todos os envolvidos, colegas de escritório e fornecedores, podem colaborar e interagir de forma direta no seu modelo 3D. Esse mundo é totalmente possível! Descubra neste conteúdo como trabalhar em equipe no SketchUp através do método BIM de trabalho e Trimble Connect. Saiba como revolucionar o seu fluxo de trabalho com mais eficiência e conexão direta com seus principais parceiros.

O trabalho em equipe é um ponto importante do dia a dia dos escritórios, e não falo apenas da equipe interna. A todo momento se trabalha com alguma equipe, seja de uma loja, um parceiro ou até um serviço de maquete.

Se o escritório não trabalhar com o método BIM e um sistema que ajude nesse processo, a maioria das interações irão demandar grandes e ineficientes adaptações, inúmeras formas de envio, tipos de arquivo diferentes e demais incompatibilidades que comprometem a eficiência e performance do escritório.

Como trabalhar em equipe no Sketchup de forma definitiva?

Escritórios, lojistas, fabricantes, todos precisam trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo e interagir com muitas equipes diferentes. Mas como fazer isso de forma integrada com o desenvolvimento BIM no SketchUp?
Com o Trimble Connect você consegue realizar diversas ações que vão simplificar essa logística e deixar o seu trabalho em equipe muito mais eficiente. Por isso, prepare-se! Agora você vai entender como trabalhar em equipe no SketchUp!
⚠ Importante lembrar que este artigo é para equipes que trabalham com o SketchUp. A interoperabilidade em IFC e outros softwares será tratada em outro conteúdo.

Como trabalhar em equipe no SketchUp com o Trimble Connect

O primeiro passo é criar um projeto no Trimble Connect, o que nós já ensinamos aqui no blog da Gabster 🙂 Acesse o artigo Gerencie seus projetos no Trimble Connect e saiba como convidar os profissionais envolvidos no projeto através do menu ‘’equipe’’ do Trimble Connect.

Você pode acessar o Trimble Connect pela barra de ferramentas no SketchUp, clicando no botão “Abrir Trimble Connect na web”, ou acessar diretamente em seu navegador: https://web.connect.trimble.com/projects

Após acessar o Trimble Connect e convidar os profissionais envolvidos no projeto, você deve pensar em como será a dinâmica de trabalho. E para ajudar você nesse pensamento, nossa equipe de arquitetos preparou um ótimo exemplo: um projeto entre ambientes, com peças de marcenaria e marmoraria.

👉 Aqui está o segredo sobre renderização em tempo realSabemos que um render bem feito pode fazer a diferença na hora da apresentação de um projeto. E contar com todo o potencial do V-Ray 5, junto ao SketchUp, pode fazer a diferença para o seu escritório. Clique aqui para ver o conteúdo completo.

Lembre-se: Os blocos SketchUp que você vai trabalhar no Trimble Connect devem estar na mesma posição em todos os arquivos do SketchUp. Para isso, basta utilizar o comando “Colar no local” do menu ‘’Editar’’ do SketchUp. Dessa forma, você consegue copiar e colar um objeto no mesmo local em diferentes arquivos.

Como Trabalhar em Equipe no SketchUp - Editar

Para salvar os seus modelos 3D no Trimble Connect, utilize o botão “Abrir um modelo…” da barra de ferramentas do Trimble Connect, como na imagem a seguir.

Como Trabalhar em Equipe no SketchUp - Abrir Um Modelo

Feito o upload dos arquivos no Trimble Connect, agora basta cada equipe abrir sua parte do projeto em seus computadores.

Como Trabalhar em Equipe no SketchUp - Marcenaria, Escritório e Marmoraria

Feito o upload dos arquivos no Trimble Connect, agora basta cada equipe abrir sua parte do projeto em seus computadores.

Como Trabalhar em Equipe no SketchUp - Marcenaria, Escritório e Marmoraria
Dessa forma, ainda não conseguimos visualizar o que cada equipe está trabalhando, e para isso, vamos trabalhar com arquivos de referência, ou seja, cada equipe pode adicionar o arquivo da outra equipe em seu projeto para acompanhar as interferências e atualizações.

Clique no botão “Importar um modelo como uma referência” na barra do Trimble Connect e escolha o arquivo que deseja anexar ao seu. No caso do escritório, irá adicionar o projeto que a marcenaria e a marmoraria estão desenvolvendo.

Como Trabalhar em Equipe no SketchUp - Importar Modelo Como Referência
Como Trabalhar em Equipe no SketchUp - Importar Referência
Como Trabalhar em Equipe no SketchUp

Observe que o escritório de arquitetura, agora tem os projetos detalhados que as lojas de marcenaria e marmoraria estão desenvolvendo para a sua proposta, facilitando muito o processo de orçamento e aprovação de projetos com terceiros.

A Marcenaria também pode fazer o mesmo, adicionar o ambiente e o projeto da marmoraria, e a marmoraria o mesmo processo.

Como Trabalhar em Equipe no SketchUp
Escritório, marcenaria e marmoraria, conectados ao mesmo tempo, desenvolvendo projetos em conjunto. Imagine o poder de criar sua rede na Plataforma!

Para que todos possam ver suas alterações, é necessário publicar seu projeto no Trimble Connect pelo botão “Publicar modelo no Trimble Connect”, é o mesmo que estivesse salvando seu projeto, mas nesse caso, ele é salvo na nuvem.

Como Trabalhar em Equipe no SketchUp - Trimble Nuvem

Para saber se alguém modificou algo, acesse o ‘‘Gerenciador de Colaboração’’, pelo segundo botão da barra de ferramentas do Trimble Connect. Depois clique no terceiro botão “Gerenciar modelos de referência”, todo projeto que conter a nuvem ao lado, significa que algum profissional atualizou o projeto 3D na nuvem. Basta clicar na nuvem para que sua referência seja atualizada no SketchUp.

Como Trabalhar em Equipe no SketchUp

Pronto, esse é o processo de se trabalhar em rede com o SketchUp. Lembrando que você pode fazer comentários, criar tarefas e diversas outras funcionalidades incríveis do Trimble Connect.

Fique de olho na nossa série sobre BIM no SketchUp.

Você viu neste conteúdo o quanto trabalhar em equipe no SketchUp é incrivelmente simples e fácil. O Trimble Connect possibilita a verdadeira conexão do seu projeto 3D com todos os envolvidos no projeto, colegas, parceiros e fornecedores. O uso do Trimble Connect e de toda a Plataforma Gabster proporcionam ganhos incríveis ao seu negócio, elevando o nível de eficiência do seu escritório e eliminando problemas ocasionados pela incompatibilidade de arquivos.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ