Imagine um mundo onde você pode criar o seu projeto no SketchUp ao mesmo tempo em que todos os envolvidos, colegas de escritório e fornecedores, podem colaborar e interagir de forma direta no seu modelo 3D. Esse mundo é totalmente possível! Descubra neste conteúdo como trabalhar em equipe no SketchUp através do método BIM de trabalho e Trimble Connect. Saiba como revolucionar o seu fluxo de trabalho com mais eficiência e conexão direta com seus principais parceiros.
Se o escritório não trabalhar com o método BIM e um sistema que ajude nesse processo, a maioria das interações irão demandar grandes e ineficientes adaptações, inúmeras formas de envio, tipos de arquivo diferentes e demais incompatibilidades que comprometem a eficiência e performance do escritório.
👉Baixe e use em seus projetos 255 blocos SketchUp de 6 grandes marcas: Ceusa, Portinari, Portobello, Officina Portobello, Newline e Rivatti. Clique aqui para baixar.
Como trabalhar em equipe no Sketchup de forma definitiva?
Como trabalhar em equipe no SketchUp com o Trimble Connect
Você pode acessar o Trimble Connect pela barra de ferramentas no SketchUp, clicando no botão “Abrir Trimble Connect na web”, ou acessar diretamente em seu navegador: https://web.connect.trimble.com/projects
Após acessar o Trimble Connect e convidar os profissionais envolvidos no projeto, você deve pensar em como será a dinâmica de trabalho. E para ajudar você nesse pensamento, nossa equipe de arquitetos preparou um ótimo exemplo: um projeto entre ambientes, com peças de marcenaria e marmoraria.
👉 Aqui está o segredo sobre renderização em tempo real – Sabemos que um render bem feito pode fazer a diferença na hora da apresentação de um projeto. E contar com todo o potencial do V-Ray 5, junto ao SketchUp, pode fazer a diferença para o seu escritório. Clique aqui para ver o conteúdo completo.
Lembre-se: Os blocos SketchUp que você vai trabalhar no Trimble Connect devem estar na mesma posição em todos os arquivos do SketchUp. Para isso, basta utilizar o comando “Colar no local” do menu ‘’Editar’’ do SketchUp. Dessa forma, você consegue copiar e colar um objeto no mesmo local em diferentes arquivos.
Para salvar os seus modelos 3D no Trimble Connect, utilize o botão “Abrir um modelo…” da barra de ferramentas do Trimble Connect, como na imagem a seguir.
Feito o upload dos arquivos no Trimble Connect, agora basta cada equipe abrir sua parte do projeto em seus computadores.
Feito o upload dos arquivos no Trimble Connect, agora basta cada equipe abrir sua parte do projeto em seus computadores.
Clique no botão “Importar um modelo como uma referência” na barra do Trimble Connect e escolha o arquivo que deseja anexar ao seu. No caso do escritório, irá adicionar o projeto que a marcenaria e a marmoraria estão desenvolvendo.
Observe que o escritório de arquitetura, agora tem os projetos detalhados que as lojas de marcenaria e marmoraria estão desenvolvendo para a sua proposta, facilitando muito o processo de orçamento e aprovação de projetos com terceiros.
A Marcenaria também pode fazer o mesmo, adicionar o ambiente e o projeto da marmoraria, e a marmoraria o mesmo processo.
Para que todos possam ver suas alterações, é necessário publicar seu projeto no Trimble Connect pelo botão “Publicar modelo no Trimble Connect”, é o mesmo que estivesse salvando seu projeto, mas nesse caso, ele é salvo na nuvem.
Para saber se alguém modificou algo, acesse o ‘‘Gerenciador de Colaboração’’, pelo segundo botão da barra de ferramentas do Trimble Connect. Depois clique no terceiro botão “Gerenciar modelos de referência”, todo projeto que conter a nuvem ao lado, significa que algum profissional atualizou o projeto 3D na nuvem. Basta clicar na nuvem para que sua referência seja atualizada no SketchUp.
Pronto, esse é o processo de se trabalhar em rede com o SketchUp. Lembrando que você pode fazer comentários, criar tarefas e diversas outras funcionalidades incríveis do Trimble Connect.
Fique de olho na nossa série sobre BIM no SketchUp.
Você viu neste conteúdo o quanto trabalhar em equipe no SketchUp é incrivelmente simples e fácil. O Trimble Connect possibilita a verdadeira conexão do seu projeto 3D com todos os envolvidos no projeto, colegas, parceiros e fornecedores. O uso do Trimble Connect e de toda a Plataforma Gabster proporcionam ganhos incríveis ao seu negócio, elevando o nível de eficiência do seu escritório e eliminando problemas ocasionados pela incompatibilidade de arquivos.
Veja abaixo os demais conteúdos da série Gabster #BIM:
O SketchUp é BIM! E você ainda não sabe?
Os ganhos da indústria, varejo e arquitetura com a Plataforma Gabster
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Laura Rocha: Uma jornada BIM com o SketchUp
Laura Rocha, fundadora do importante escritório de Arquitetura de...
Gabster no ecossistema de Inovação Fimma 2023
O fomento ao uso de tecnologias e inovação é um dos pilares da Fimma...
Seis dicas para maximizar o Revit Importer
O aguardado Revit Importer nativo do SketchUp foi o destaque da...
Alegria de trabalhar menos – Com arquiteto Beto Guimarães
O cenário da arquitetura está passando por uma disrupção sem...
Entenda a importância de considerar todos os itens do projeto para diminuir o seu volume de trabalho.
Uma das maneiras de medir o crescimento do seu escritório é...
5 motivos para você abandonar as planilhas e manter uma boa rentabilidade por projeto
Se você chegou até aqui, é porque provavelmente busca uma melhor...
5 truques para você acelerar o seu trabalho no escritório
Você já pode trabalhar de forma extremamente ágil utilizando novas...
Uma visão de futuro, hoje: Oportunidade de negócio para marcenarias.
Vamos aproveitar as oportunidades do trabalho híbrido? Que tal...
Que tal uma solução para equilibrar os espaços, com uma disposição criativa?
Vamos fazer diferente? Que tal ampliar espaços, equilibrar os pesos...