Ter uma produção enxuta é o sonho de muitos empresários. E para chegar lá é preciso saber identificar as principais perdas dentro do seu ambiente produtivo. Vamos nessa!?
Pense num ambiente produtivo desorganizado e sem processos. Os impactos negativos aparecerão mais rápido do que você imagina.
E para alcançar o tão desejado nível de uma produção enxuta e eficiente, o primeiro passo é identificar na sua produção onde encontram-se os principais pontos de melhoria. Essa análise exige um olhar clínico e bem criterioso. Talvez isso possa ser um pouco difícil, e até mesmo desconfortável, mas não se preocupe.
Por uma questão cultural, é difícil de identificar as perdas dentro de um ambiente produtivo. Isso porque quando falamos de hábitos e práticas já enraizadas (e ultrapassadas) do nosso dia a dia, a mudança torna-se um desafio. Pois bem, mudar não é fácil, mas é preciso.
E como fazer essa análise? Existem algumas formas precisas como o Mapeamento de Fluxo de Valor, por exemplo. Mas isso é assunto para os próximos conteúdos, certo? O importante agora é a identificação das suas perdas, esse é o primeiro passo para atingir o nível de uma produção enxuta.
Então!? Até agora já pensou em algum ponto de melhoria? Para facilitar a sua análise e identificação dos pontos, separamos abaixo os principais causadores das perdas e desperdícios dentro de um setor produtivo.
A falta de organização, e muitas vezes a falta de processos, provocam inúmeros equívocos durante a montagem de um projeto. Os erros de montagem refletem na má utilização da matéria-prima, ocasionando perda de tempo e desperdícios de materiais. Ou seja, o seu lucro vai pelo ralo.
2. Não definição de um layout fabril
A sua fábrica pode ser grande, média ou pequena, isso não importa, fabricar móveis sob medida é produzir peças e, por isso, sua produção necessita de uma sequência lógica. A falta da definição de um layout para a sua produção pode gerar custos desnecessários, e até mesmo atrasos na entrega de projetos importantes.
3. Ausência de um sistema de produção e montagem definido
Uma marcenaria que produz seus móveis de forma artesanal, ou seja, de forma celular, não consegue visualizar as oportunidades de melhorias e redução de perdas que uma produção no formato linear pode proporcionar. Sistema construtivo e método construtivo são fundamentais para qualquer produção.
528 minutos é o número médio que uma produção possui de tempo para produzir durante um dia, e durante esse período é normal que aconteçam algumas paradas. Perceba no quadro abaixo (diagrama de eficiência global) o tempo médio dedicado a cada uma das paradas, em comparação com o tempo de valor agregado, que é o tempo em que de fato a sua produção está produzindo. O ideal é que se tenha no mínimo 70% de tempo de valor agregado por dia, ou seja, 360 minutos.
E agora você deve estar se perguntando, o que afinal, tudo isso tem a ver com o lucro do meu negócio? Eu te respondo: tem tudo a ver! O importante aqui é perceber que se você não der a devida atenção para o tempo de valor agregado dentro da sua produção, lembrando que o índice mínimo é de 70%, os impactos negativos no seu lucro serão inevitáveis.
Pense comigo: quanto maior o tempo com paradas não programadas na sua produção, ocasionadas pelos motivos que já vimos no início do post, maiores serão os atrasos nas entregas dos pedidos, ocasionando falta de capacidade produtiva.
Nós próximos conteúdos iremos te ajudar a medir a sua capacidade produtiva e indicaremos algumas alternativas para eventuais perdas. Aproveite e faça o download dos materiais abaixo com dicas valiosas para a gestão da sua fábrica.

Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
A importância da loja física no varejo digitalizado.
Logo de início, é muito importante reafirmar que as lojas físicas...
Marcenaria de Sucesso | eBook – Checklist: 3 passos para vender mais e melhor elevando a sua proposta de valor
Ter uma marcenaria de sucesso é perfeitamente possível. E se você...
Como fazer para vender mais móveis personalizados? Tenha 90% de conversão em vendas com 10 dicas práticas | E-book
Com certeza você já deve ter se perguntado “como fazer para vender...
[Planilha Excel] – Aprenda em 3 passos como identificar as perdas da sua fábrica + BÔNUS ESPECIAL
Nos conteúdos anteriores, apresentamos aqui no blog os principais...
Através da inovação, Gabster expande a sua inteligência em sistema construtivo para a indústria
A cada final de ano, temos a oportunidade de pensarmos no que deu...
Conheça os 3 pontos fundamentais para aumentar o seu poder de negociação em vendas de móveis sob medida
Você viu nos últimos conteúdos que publicamos o quanto o mercado...
Descubra como o design de produto e a experiência do cliente podem fazer a sua empresa crescer
Você já se perguntou o que o mundo perderia se a sua empresa...
Sua marcenaria mais digital e moderna
O mercado está evoluindo de forma rápida, a nova economia digital já...
Trabalhe o valor do seu projeto, não o preço – vídeo #4
Na nossa busca incessante por transmitir conhecimento e conteúdo,...