Podemos afirmar que “método construtivo” (ou método de produção) e “sistema construtivo” são temas muito abordados no ramo de móveis atualmente, sendo tratados em conjunto ou até mesmo como se fossem um só. Não importa o tamanho ou quantas máquinas uma marcenaria ou indústria possui, ambos são desejados e podem ser aplicados por todos. Os benefícios desses modelos parecem ser visíveis pela grande maioria, mas é entendido realmente? Você sabe a diferença entre Método Construtivo e Sistema Construtivo? Você tem controle sobre sobre os processos de produção e as regras de construção do mobiliário sob medida?

Pensando em definições voltadas ao ramo moveleiro, podemos entender o seguinte:

MÉTODO CONSTRUTIVO – provém de procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa. Então entendemos como o conjunto de atividades, regras e procedimentos que definem o processo como são fabricados os móveis sob medida. Quando aplicado, possibilita a transformação da fabricação do formato celular para linear.
SISTEMA CONSTRUTIVO – É o conjunto de elementos devidamente organizados. Como regras, materiais, parâmetros ou atributos utilizados na engenharia do mobiliário. Em outras palavras, torna-se a identidade da marcenaria, define a estrutura do móvel, as matérias primas a serem utilizadas, os sistemas de fixação, medidas máximas e mínimas para cada peça, entre outros atributos.

O interessante é entender que, para definir um método construtivo de fabricação, é preciso estabelecer também o sistema construtivo, criando um padrão para a engenharia do mobiliário e para a produção do mesmo.

Tanto o Método Construtivo como o Sistema Construtivo andam em conjunto e se complementam. Podemos até afirmar que um não existe sem o outro. Com um método construtivo é possível transformar um processo de produção celular em um processo de produção linear, onde cada etapa da fabricação– listagem, corte, laminação, furação, montagem – é individual e realizada por um operador treinado.

Mas seria possível definir essa estrutura em uma marcenaria sem um sistema construtivo definido? Como seria possível definir um método de produção sem ter definido a identidade do móvel e como este será produzido?

Além de não ser produtivo, se cada projeto for produzido de maneira diferente, não tendo um padrão em sua engenharia, desenvolver processos e traçar uma linha de produção por etapas torna-se uma tarefa muito difícil de estabelecer e controlar.

 

Não podemos confundir definições de processos e padrões, com falta de personalização dos projetos. A definição de um método e um sistema construtivo não retira as características de personalização do móvel. Todo projeto pode ser diferenciado, pode ser desenvolvido para atender uma necessidade específica, com medidas específicas, informações que podem variar de projeto a projeto, ao alterar as informações de cada variável do sistema.  No sistema construtivo se definem quais variáveis serão utilizadas na engenharia e, em cada projeto, são definidas as informações para estas variáveis.

O método construtivo possibilita uma visão clara do fluxo de produção das peças.

É justamente com a implantação de um método construtivo na marcenaria que amplia-se o poder de gerenciamento por meio do empresário. O método traz uma visão melhor sobre o funcionamento da produção, o que possibilita aplicar as melhores tecnologias e novas estratégias de produção. Se ocorrer um aumento de produção, por exemplo, a maioria das marcenarias busca solucionar essa situação contratando mais funcionários. Se possuir um processo de produção, um método construtivo definido, não é necessário contratar mais pessoas, mas sim, identificar os pontos que criam gargalo na produção e agir sobre eles, por exemplo re-alocando operadores para o setor com maiores necessidades, definindo um período de horas extras, otimizando atividades ou aplicando um melhor uso de máquinas. Veja por exemplo o artigo sobre como máquinas estão sendo subutilizadas.

 

Tendo esses pontos em vista, podemos dizer que tanto um método de produção, quando um sistema construtivo, são essenciais para levar a marcenaria a um novo patamar. Não tratam-se de ferramentas para tornar a produção e o móvel produzido mais engessado, mas sim, meios de aperfeiçoar a produção e gestão de uma marcenaria. Os benefícios são muitos, cabe a cada empresa entende-los e fazer bom uso.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ