Com um mercado cada vez mais exigente, as pequenas marcenarias conseguem entregar os produtos personalizados tão requisitados. Com acesso a qualquer tipo de material, chapas, ferragens e suprimentos que antes eram privilégio dos grandes fabricantes, os pequenos agora conseguem entregar um produto totalmente personalizado, com alta qualidade e baixo custo.
Porém, neste ambiente algumas questões, já resolvidas em outros segmentos mais evoluídos, travam o crescimento dos pequenos. Se você é proprietário de uma pequena marcenaria e está tendo problemas para ter crescimento, deve reservar alguns minutos para ver estas dicas que poderão te tornar um empreender mais satisfeito com seu negócio.
1. Divida o seu negócio entre venda, produção e montagem
- Entendimento dos custos de venda em separado dos custos de produção;
- Definição mais clara da performance da área de vendas;
- Especificação mais correta do tempo de produção;
- Redução do número de interferências da área de vendas na produção e vice-versa;
- Você conseguirá entender quais projetistas precisam de mais treinamento.
Seguindo, ao definir um setor de montagem em separado do setor de produção, você terá como principal vantagem a previsibilidade da produção. Poderá também, em épocas de maior demanda (agosto – dezembro), terceirizar a montagem dos móveis.
Além disso, com um mercado mais exigente você precisa se preocupar também com a qualidade dos serviços. Para prestar um bom serviço os funcionários precisam ser treinados para o melhor trato com o cliente, sobre forma corretas de comportamento, procedimentos de instalação e cuidados com higiene e limpeza. Se você não tem condições de ter uma equipe distinta só para montagens, talvez uma forma de viabilizar seja a de separar alguns dias para a produção e outros para a montagem.

2.Defina um sistema construtivo para o seu mobiliário

Sistema construtivo: É o conjunto de elementos devidamente organizados. Como regras, materiais, parâmetros ou atributos utilizados na engenharia do mobiliário. Em outras palavras, torna-se a identidade da marcenaria, define a estrutura do móvel, as matérias primas a serem utilizadas, os sistemas de fixação, medidas máximas e mínimas para cada peça, entre outros atributos.
Além de não ser produtivo, se cada projeto for projetado e produzido de maneira diferente, não tendo um padrão em sua engenharia, desenvolver processos e traçar uma linha de produção por etapas torna-se uma tarefa muito difícil de estabelecer e controlar. Se a sua marcenaria atende arquitetos, pode ficar a dúvida em como é possível desenvolver móveis sob medida seguindo um “padrão”. Não estamos falando aqui de modulação fixa, veja como é possível criar uma linha de mobiliário sob medida conectada a produção.
3. Adote um método de produção único
Método construtivo: provém de procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa. Então entendemos como o conjunto de atividades, regras e procedimentos que definem o processo como são fabricados os móveis sob medida. Quando aplicado, possibilita a transformação da fabricação do formato celular para linear, ou seja, saem as bancadas e entra a linha de produção de móveis sob medida.
É justamente com a implantação de um método construtivo na marcenaria que amplia-se o poder de gerenciamento por meio do empresário. O método traz uma visão melhor sobre o funcionamento da produção, o que possibilita aplicar as melhores tecnologias e novas estratégias. Se ocorrer um aumento de produção, por exemplo, a maioria das marcenarias busca solucionar essa situação contratando mais funcionários. Se possuir um processo de produção, um método construtivo definido, não é necessário contratar mais pessoas, mas sim, identificar os pontos que criam gargalo na produção e agir sobre eles, por exemplo re-alocando operadores para o setor com maiores necessidades, definindo um período de horas extras, otimizando atividades ou aplicando um melhor uso de máquinas. Veja por exemplo o artigo sobre como máquinas estão sendo subutilizadas.
4. Desenvolva as pessoas que trabalham para você

Os objetivos pessoais dos funcionários precisam estar alinhados com os objetivos da empresa. Por isso é necessário estabelecer claramente cada posição na marcenaria, seja na unidade de venda, na produção ou na montagem. Por isso inicie por uma definição clara de cargos, revisando o que se espera de cada posto, o conhecimento necessário as habilidades e as atitudes.
Nós produzimos uma série de posts que você pode ler e que podem ajudar muito nesta caminhada. Um post com itens bem práticos você pode ver em Como descentralizar sem comprometer os resultados da marcenaria.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Como editar os blocos SketchUp na Biblioteca de Marcenaria
Em tempos de BIM a todo vapor, falar em dinamismo e parametrização é...
Webinar Gabster – Blocos SketchUp para marcenarias
Fazer conexões que geram valor é uma das especialidades da Gabster,...
Inovação digital para marcenarias no novo normal
A inovação digital se mostra mais essencial do que nunca nesse...
eBook: Como a integração entre especificadores, indústrias e construtoras pode beneficiar a sua empresa
Você consegue imaginar o aumento da eficiência, do lucro e da...
Marcenaria organizada e COVID-19: Tudo o que você precisa saber em tempos de pandemia
Empreendedores brasileiros se reinventam e tentam novas formas de...
Dicas práticas para adequar os rumos da sua marcenaria!
Em tempos estranhos e com desafios incomuns, nada melhor do que...
É hora de agir! Oportunidades para sua marcenaria
Pois bem, o mundo virou de cabeça para baixo. As certezas que...
Marcenaria organizada | 10 dicas práticas para você aplicar no seu negócio
Você sabia que a desorganização na marcenaria pode custar caro e...
Como o processo construtível pode transformar o mercado da reforma, construção e decoração?
Inspirados pelo nosso propósito e motivados com os avanços no...
Gostei muito das dicas