fbpx
Pense nessa situação: sua marcenaria está crescendo e para aumentar a produtividade você está pesquisando maneiras de aumentar a produtividade sem contratar novos funcionários. Afinal, os encargos são altos e você fica cada vez mais dependente de uma mão de obra especializada. Você também não deseja aumentar sua área de fabricação pois, mudar-se para outro prédio é algo muito custoso e não irá influenciar diretamente para uma maior produtividade.

Bom, se, após desconsiderar essas idéias de investir em pessoas ou espaço físico, você pensou em adquirir uma máquina para realizar a furação e recortes especiais em todas as peças, você pensou muito bem!

Quando pensamos em máquinas de furação automática, normalmente vem em nossa cabeça a imagem do Centro de Usinagem. Mas, você sabia que existem outros tipos de máquinas no mercado que realizam esse tipo de trabalho? E com diferenças de custo? Pensando nisso, é preciso fazer uma análise do que cada máquina vai lhe trazer de benefícios e escolher a que melhor se encaixa dentro do seu processo produtivo. Vamos conhecer as suas diferenças

Centro de Usinagem

São máquinas completas, que fazem furos verticais e horizontais (furam a face e o topo das peças). Trabalham também com serras para realizar rasgos, normalmente usados para encaixe do fundo nos módulos, e também com fresas que possibilitam a mais diversas gamas de cortes sobre as peças como: cortes em 45°, escrever e desenhar sobre a chapa, recortes em tampos redondos ou curvos, painéis negativados ou canaletados e etc. Tudo isso se limita ao tamanho da área utilizável da máquina. Normalmente o comprimento útil de um Centro de Usinagem é maior que uma chapa. O comprimento pode chegar até 2.750mm. Porém na largura são menores, então, cuidado! Você  poderá usinar peças até 1.300mm.

Os Centros de Usinagem trabalham com as peças posicionadas na horizontal, fixadas sobre sapatas. O uso de sapatas lhe dá a possibilidade de fazer cortes passantes com fresa. No entanto, para cada peça de medida diferente que usinar, mesmo que seja apenas para executar furos, precisará ajustar as sapatas e isso acarreta em uma perda de tempo significativa. Os centros de usinagem são máquinas grandes e que demandam um bom espaço dentro da fábrica. Deve-se fazer uma boa base de concreto para acomodar a sua máquina e garantir que a vibração não irá tirá-la do nível. Se isso acontecer muitos, erros de furação podem surgir.

Estes centros de usinagem podem receber 4, 6, 8 ou até 10 fresas em seu magazine (compartimento interno da máquina onde ela mesma armazena suas fresas), o que possibilita diversos tipos de cortes. Mas novamente, cuidado! As máquinas não vem de fábrica com todas as fresas necessárias. Dessa maneira você terá que comprá-las separadamente e os preços variam de R$200 até R$3.000,00. Deve-se estar preparado para estes custos extras.

Agora, se a sua marcenaria faz muitas peças com recortes arredondados e trabalha com muitos cortes em 45° o Centro de Usinagem é a máquina que vai lhe atender por completo.

Sapata
Serra

Centro de Furação

São máquinas muito compactas e ágeis, perfeitas para alta produtividade. Fazem furos horizontais e verticais (furam a face e o topo das peças), trabalham também com serra para realizar rasgos (normalmente usados para encaixe do fundo nos módulos) e também com uma fresa, para realizar algum tipo de rebaixo ou pequenos recortes.

Os centros de furação trabalham com um sistema que não demanda o posicionamento de sapatas, diferente do Centro de Usinagem. Ele recebe as peças na vertical, o que agiliza muito o tempo de trabalho. Por se tratar de uma máquina pequena, não demanda tanto espaço dentro da marcenaria, mas atenção: ela precisa de espaço nos dois lados para a entrada e saída de peças compridas. Pode usinar peças pequenas de 250mmX70mm e até peças maiores de 2.750mm. Já na largura é um pouco mais limitada, normalmente trabalham com furos em peças de até 1.000mm de largura.

Se você pretende ter muitos tipos de fresas para vários tipos de trabalho, essa não é sua máquina, pois ela não trabalha com um sistema de magazine e troca automática de fresas. Algumas trabalham com 1 fresa e outras nem fresa utilizam, daí vem o nome Centro de FURAÇÃO. Essas máquinas são ótimas caso sua marcenaria não faça muitos trabalhos com recortes especiais ou você opte por fazer apenas a furação das caixas e portas, deixando para executar algum tipo de recorte especial nas mãos do marceneiro. Outro ponto positivo é que ela custa menos se comparado com um Centro de Usinagem.

Nesting

São grandes máquinas que recebem a chapa inteira em uma mesa, a qual segura a chapa com a força do vácuo. Então uma fresa faz o recorte de todas as peças e também executa todas as furações de topo (apenas furos de face). Se você já viu alguma dessas trabalhando, com certeza ficou impressionado! Mesmo assim, é preciso pensar em alguns quesitos antes de comprar uma máquina assim.

Primeiramente você deve saber que ela faz apenas furos de topo, pois trabalha apenas com fresas. Então, deverá trabalhar com dispositivo de montagem chamado VB, que é um dispositivo muito bom, porém é um pouco grande e dificil de esconder dentro do móvel. Vai da preferência de cada marcenaria. Algumas empresas oferecem um sistema de mesa elevatória, onde você coloca peça a peça na máquina para executar os furos de topo. Contudo, com isso o trabalho é dobrado, o tempo é maior e o custo da máquina também. Como a máquina trabalha exclusivamente com fresas, é possível realizar a maioria dos cortes que sua criatividade pedir.

Você irá fazer dois processos em uma única máquina, corte e furação. Isso é muito bom, pois acaba não sendo necessário investir em uma seccionadora e o esquadro das peças fica perfeito. É preciso apenas estar ciente que você ficará dependente apenas de uma máquina para tudo isso e, caso um dia a máquina pare para manutenção, deverá ter um plano para a sua fábrica não parar também.

Os modelos mais completos, com alimentador – sistema que coloca a chapa sozinho sobre a máquina – e etiquetador – sistema que coloca etiquetas na chapa, exatamente onde ficarão as peças recortadas – tem custos mais elevados. Além das grandes máquinas importadas, hoje no mercado brasileiro, existem algumas marcas com um custo benefício muito interessante. Se sua marcenaria tem uma produtividade média, o Nesting pode ser uma alternativa atrativa.

Furadeira Multipla

A única máquina da nossa lista que não é um CNC Controle Numérico Computadorizado (sigla em inglês para Computer Numeric Control), é a furadeira múltipla. Ou seja, não é feito setup automático de furações e você precisará ajustar a posição das brocas para cada peça.

Dentro de grandes indústrias de móveis modulados, ou seriados, é muito comum o uso de várias Furadeiras Múltiplas, onde, após ajustado as brocas uma vez, é possível furar 50 ou 100 peças iguais praticamente sem parar. Outro fator importante é que o custo de aquisição e manutenção desta máquina é bem menor que as outras já citadas.

Porém, se você executa um móvel sob medida, sendo totalmente editável, esta não é a máquina que deve adquirir, pois, além de não fazer rasgos, rebaixos e cortes com fresa, a parte da furação tornará-se mais lenta já que você não tem uma produção com muitas peças iguais.

Agora que você já sabe o que cada tipo de máquina pode oferecer para sua marcenaria, basta fazer a análise do seu sistema produtivo e escolher a sua! Mas não se esqueça, uma ótima máquina só funciona bem se integrada com um bom sistema que gere os programas de furação.

 

Sabe as diferenças entre seccionadoras e coladeiras. Ainda não leu? Acesse AQUI.

Descubra de que forma podemos ajudar a sua empresa nos desafios do dia a dia

Converse gratuitamente com um de nossos consultores.
As imagens deste post foram obtidas nos sites dos principais fabricantes de máquinas. SCM, Homag são marcas registradas com todos os direitos preservados a seus detentores.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ