No primeiro post desta série sobre como fazer a sua empresa crescer com mais vendas, mostramos a importância de criar um processo contínuo de vendas, as características e principalmente porque você deve assumir o foco do cliente.
Neste post vamos tratar do posicionamento da marca da sua marcenaria no mercado.
E para começar é importante tratar novamente sobre duas palavras mágicas que também devem ser aplicadas no seu marketing: estratégia e processo.
Mesmo a marcenaria tradicional, aquela com um ótimo histórico de atendimento passado de pai para filho, também possui uma estratégia de posicionamento. No entanto desenvolvida a partir de um conhecimento empírico de marketing, considerando como base os valores pessoais dos seus fundadores. Não estava errado.
Só que, com um mercado dinâmico, o posicionamento da marca também precisa ser dinâmico ao ponto de ser revisado constantemente para acompanhar as tendências do mercado. Veja neste artigo um conjunto de informações sobre tendências.
” As megatendências para os próximos 15 a 20 anos preveem a ascensão considerável do indivíduo com avanços na educação e no conhecimento. Com isso, as pessoas serão cada vez mais exigentes optando por serviços mais personalizados e com mais qualidade ”
A estratégia do posicionamento
A estratégia do posicionamento da marca tem a ver em como você explica para o mercado os valores da sua marca. Ou seja, mostrar para o seu cliente porque ele deve comprar da sua empresa ao invés do concorrente.
E isso não é feito de forma direta. Não é fazer uma comparação entre você e o seu concorrente. É mostrar para o mercado o que melhor define você.
Em outras palavras, porque valeria para o cliente pagar por aquilo que é oferecido pela sua empresa. Tudo aquilo que o seu cliente vai ganhar de vantagens quando fechar um negócio com a sua marcenaria.
Segue um exemplo de posicionamento de uma marcenaria para você refletir:
Para nós, tudo isso garante o crescimento de negócios mais sustentáveis. ”
O posicionamento da marca na prática
O processo que concretiza o posicionamento tem a ver em como você executará as ações derivadas da estratégia.
O posicionamento é o que a marcenaria acredita e como ela age. Ela deve refletir a essência da sua marca, apresentando os principais itens que traduzem a cara da sua marcenaria.
Alguns exemplos de ações derivadas do posicionamento que, na prática, serão percebido através da experiência na relação com a sua marcenaria:
- Facilidade obtidas pela proximidade da sua marcenaria. Pode ser fisicamente pela visita à obra ou virtualmente através de Skype, Whatsapp. Tudo dependerá do perfil do seu cliente alvo;
- Capacitação técnica da equipe de atendimento;
- Empatia apresentada pelos funcionários no atendimento;
- Uso de novas tecnologias em 3D que facilitam a simulação do ambiente;
- Entrega de orçamentos rápidos e com precisão. Já na primeira visita do cliente à marcenaria;
- Assistência técnica facilitada pela rastreabilidade das peças;
- Acompanhamento da situação do projeto durante a produção;
- Montagem rápida, na hora marcada. Sem atrasos ou ajustes necessários na obra;
- Informações completas sobre todos os materiais envolvidos no projeto;
- Benefícios adicionais como instalação de itens elétricos e hidráulicos;
- Venda da solução completa como itens de mármores e granitos;
- Preços mais transparentes e justos. Com apresentação dos valores dos móveis e dos serviços realizados;
- Atendimento mais personalizado no pós-venda;
- ‘Show de entrega’ do novo ambiente ao cliente;
- Flexibilidade na entrega e instalação dos móveis.
Enfim, posicionar-se significa explicar para os seus clientes quais são os valores da sua marcenaria e que estes são traduzidos em todos os contatos que ele tem com a marcenaria. Desde que o cliente entra em contato até o pós-venda.
Se a marcenaria se posiciona como uma empresa preocupada com o conforto do cliente, ela deve agir com base neste principio. Será muito mais confortável para o cliente, pedir alterações no projeto durante o orçamento e tê-las na mesma hora.
Faça um pequeno exercício. Tenha o foco do cliente e imagine se deslocar inúmeras vezes até o show room da marcenaria.
Com o foco do cliente, visualize o seu próprio show room. Ele representa um ambiente confortável, apropriado para o seu publico alvo?
O posicionamento precisa ser aplicado para que a marcenaria não entre em descrédito.
Se tudo isso já estiver bem claro para você, então descrever o posicionamento não será nada difícil.
Porém, se você precisa se esforçar muito para descrever o seu posicionamento, vale parar um tempo para refletir e alinhar como você quer que a sua empresa seja vista pelo mercado.
Trataremos no quarto post da série, sobre a definição do cliente ideal. Este estudo poderá ajudar você na revisão do posicionamento.
Mas vamos supor que você conseguiu definir um posicionamento bem claro, então o próximo passo é se certificar que as duas áreas mais envolvidas com vendas estejam bem alinhadas. Marketing e Comercial.
Este será o assunto do nosso próximo post. Alinhamento interno.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
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