Neste post apresentamos os cuidados que o administrador deve ter quanto ao uso indiscriminado de planilhas e perigos que isso pode trazer para o crescimento da marcenaria, principalmente ligado a questões da venda de projetos:
Perigo 1: Preços desatualizados
A marcenaria que busca a competitividade no mercado precisa considerar como requisito fundamental a apresentação de um orçamento com preço correto, atualizado, considerando todo custo dos insumos (MDF – considerando todas as espessuras e acabamentos, fita de borda, ferragens, acessórios). Mesmo que exista a preocupação constante de manter uma base de preços atualizada, a atualização em momentos diferentes e em planilhas diferentes, pode acarretar em orçamentos incompatíveis com a realidade. Neste caso, a marcenaria poderá ter os orçamentos mais novos com preço final mais compatível com a realidade e outros já defasados. E quando um preço de matéria prima é corrigido na revenda, quais planilhas precisam ser atualizadas? Em quais já foram atualizadas e quais ainda devem ser atualizadas? Estas dúvidas levam ao segundo perigo.

Perigo 2: Segurança
Para garantir que o preço de um orçamento esteja atualizado, é inevitável que a ‘planilha de orçamento’ seja sempre revisada, do início ao fim, com os preços conhecidos na revenda. Neste processo de revisão, muitos erros poderão ocorrer, como: registros incorretos, substituição de fórmulas, troca de valores, etc.
Além disso, isso precisa ser feito por alguém que possui o controle sobre os custos, o que acarreta na dependência do dono da marcenaria ou alguém ligado diretamente a gestão. Como são muitos itens a serem atualizados ocorre o terceiro problema.

Perigo 3: Perda de tempo em atualização
Na média, em torno de 35 itens de matéria prima diferentes são considerados em um projeto de móvel sob medida. São os acessórios – como puxadores, o MDF – em duas e até 3 espessuras diferentes além dos diversos acabamentos, perfis, ferragens (parafusos, tapa furos, mini fix, buchas, corrediças, pinos..), vidros, fitas de borda – considerando os diversos tamanhos e acabamentos por projeto,..
Enfim uma infinidade de itens que precisam ter os seus custos conferidos a cada projeto. Se existe a perda de tempo na atualização pode ocorrer o quarto problema.

Perigo 4: Atraso na tomada de decisão
Mais do que nunca as empresas precisam ser mais rápidas! Para isso, devem buscar formas mais rápidas e seguras para realizar as tarefas. Desta forma, as empresas que crescem são aquelas que conseguem dar uma resposta mais rápida.
Depender de uma planilha atualizada para dar um orçamento ao cliente pode acarretar em um retardo na resposta para um orçamento ou negociação para o fechamento.

Perigo 5: Perda de eficiência
As planilhas eletrônicas são fantásticas para as atividades iniciais de um processo, para realizar simulações e conferências. Contudo faça uma conta de quanto tempo é gasto mensalmente, de todas as pessoas na empresa e até do proprietário da marcenaria na conferência, consolidação, atualização e correção de planilhas. Com o tempo poderá ver que uma boa parte do tempo gasto na empresa estará sendo de atualizar planilhas e não o de realmente executar o trabalho da atividade de orçamento.

Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
KIT PowerArq – Uma nova área de conteúdo para arquitetos e profissionais do design
Aqui você encontra artigos, links, e-book e outros itens pra você ganhar tempo e organizar rapidamente o seu dia a dia.
Arquitetura corporativa para além dos móveis de escritório
A arquitetura corporativa é um ramo da arquitetura que desenvolve...
Final de quarter: Perspectivas para 2023 na arquitetura e construção
Estamos chegando ao final do primeiro quarter, o qual trouxe com ele...
Lançamento 2023: O importador do Revit oferece fluxos de trabalho flexíveis no SketchUp
O SketchUp revela a interoperabilidade nativa e remove as barreiras...
Indústria 4.0 e a nossa contribuição
Estamos vivendo um momento de grandes possibilidades em potencial. Indústria 4.0, Construção 4.0, a nova economia de experiência, mercados já utilizando sistemas baseados no metaverso… as oportunidades são imensuráveis. Novos modelos de negócio transformam não só a oferta de produtos, mas o mercado de trabalho.
Como fazer o desenvolvimento de produto da maneira correta
Desde 1980 as grandes corporações japonesas, européias e...
3 fatores que levam uma empresa a perder mercado para a concorrência
Estamos sendo impulsionados por uma curva de crescimento...
Na essência, os segredos da parceria com arquitetos no mercado digitalizado
Uma parceria forte é aquela baseada em acordos que trazem benefícios...
A importância da loja física no varejo digitalizado.
Logo de início, é muito importante reafirmar que as lojas físicas...