Vamos pensar primeiro na importante influência do seu humor na comunicação interna da marcenaria, pois alterações de humor somente causam mais ruídos na comunicação. E quando há problemas é preciso saber dominar o mau humor. Peter Senge, um reconhecido estudioso da eficiência organizacional, denominou isso de domínio pessoal do líder.
- Antes de iniciar a conversa, certifique-se de que o conteúdo do que você precisa dizer está realmente completo;
- Durante a conversa, tenha certeza de que o ouvinte está prestando atenção e se realmente sabe do que você está falando.
- Faça prevalecer a percepção na solução do problema e não a busca de um culpado.
- Intensifique que o resultado é responsabilidade de todos.
- Considere que algumas pessoas evitam dizer que não entenderam, para não serem julgadas ou expostas perante outras.

O simples hábito de pedir para o funcionário resumir o que foi dito, permite saber se há alguma dúvida ou insuficiente compreensão. Isso acontece porque as pessoas podem estar pensando em outras coisas, enquanto estão ouvindo ou o que foi dito não fez sentido e precisa ser devidamente esclarecido.
Assim, podemos resumir que há basicamente um conteúdo e uma forma no ato de comunicar algo a alguém. O humor daquele que comunica define a forma com a qual o conteúdo é comunicado.

No próximo post, abordaremos sobre o conceito de competência e o alinhamento de expectativas, visando dar continuidade a um plano de desenvolvimento na marcenaria, sem custo.
Ebook: A sua marcenaria tem futuro

Guia para marcenaria competitiva
Este guia foi criado a partir da experiência de implantação do nosso método de produção, aplicado em centenas de fabricantes do mobiliário em todo território nacional. Somamos a esta experiência, os fundamentos e práticas do modelo de excelência em gestão. Desta...
[Planilha Excel] – Aprenda em 3 passos como identificar as perdas da sua fábrica + BÔNUS ESPECIAL
Nos conteúdos anteriores, apresentamos aqui no blog os principais tipos de perda dentro de uma fábrica, e como isso pode impactar de forma negativa o lucro de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho. Muitos empresários acreditam que o investimento pesado...
Através da inovação, Gabster expande a sua inteligência em sistema construtivo para a indústria
A cada final de ano, temos a oportunidade de pensarmos no que deu certo e no que pode ser aperfeiçoado para o ano seguinte. E tudo começa pela mudança do nosso mindset. Um novo ano nos da chance de agirmos diferente na busca de melhores resultados. E o primeiro passo...