Estamos chegando ao final do primeiro quarter, o qual trouxe com ele uma série de possibilidades e desafios para o segmento da arquitetura e construção. É bom ficar atento com a economia, que vai continuar afetando a política de preços e disponibilidade dos insumos e com a Selic em alta, que seguirá dificultando o crédito do consumidor para novos financiamentos. Com um cenário assim, é de se esperar uma desaceleração e a necessidade de recalcular rotas. Mas eu, particularmente, estou animado e mesmo com algumas tendências ainda se desenrolando, acredito que será um período muito promissor para quem souber aproveitar as oportunidades do contexto e manter a mente aberta para novas formas de atuação. 

Assim como tudo no mundo, a tecnologia continua ditando tendências e abrindo caminhos na gestão de projetos e desenvolvimento de criações de forma mais moderna e digital, com fornecedores mais envolvidos no processo de venda. Como um dos fundadores da#Gabster, só posso ficar satisfeito em ver se consolidar a evolução da Indústria 4.0 no modo de fazer a arquitetura mais digital, com emprego da virtualização dos projetos, computação em nuvem para cálculo de orçamento, robótica para produção dos ambientes totalmente personalizados, inteligência artificial para antecipar tendências de consumo, enfim mais método, mais agilidade, mais ferramentas, menos papelada e morosidade. Todos os dias vemos nossos clientes e profissionais usuários da plataforma trabalhando juntos na elaboração dos projetos, definição de materiais, cores, móveis, integrando todos os envolvidos de maneira eficiente do início ao fim. Ganha o arquiteto, que entrega seu projeto com agilidade; ganha o fornecedor, que realiza as vendas sem fricção e, claro, ganha o cliente final, que tem uma solução para a sua necessidade com muito mais eficiência do que antes.

Outra tendência que promete continuar crescendo é o foco na sustentabilidade e atenção ao desperdício de recursos, substituição de materiais e a aplicação de metodologias construtivas mais eficientes, como as construções modulares. Se engana quem acha que essas alternativas aumentam os custos da obra pois, com um planejamento aprimorado, com uma visão ampla de ponta a ponta,  é possível chegar a uma economia de 10% a 15% só em material, fora a redução de horas de trabalho. Em tempos de retração econômica, falta de insumos e cuidados com o meio-ambiente, é sem dúvidas uma boa alternativa.

Vale lembrar aos profissionais do setor que essas novas tecnologias exigem uma qualificação diferenciada e isso vale para toda a cadeia que está passando pelo processo de transformação, precisando agir rapidamente para adequar-se a uma nova realidade do mercado. Nós estamos fazendo nossa parte, introduzindo novos métodos de trabalho e treinando usuários da plataforma Gabster para uma mudança de mindset, capacitando profissionais e empresas para tudo o que vem por aí.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ