O mercado está correndo em uma nova velocidade. É preciso agir logo. Neste post vamos tratar de três pontos que fazem a marcenaria se modernizar e ir além, obtendo altas taxas de conversão de vendas.
”A sua empresa pode ser muito rentável, mesmo sendo pequena.”
A primeira coisa que você deve fazer é eliminar os desperdícios.
Não existe nada mais perigoso para uma empresa do que gastar com coisas erradas. Desperdiçar tempo, horas dos funcionários e materiais.
Em todas as empresas existem pontos que podem ser otimizados, melhorados. Mas incrivelmente, nas marcenarias existem muitos, mas muitos desperdícios, vou colocar abaixo alguns exemplos do que estou falando aqui:
• Desperdício em horas para fazer um projeto;
• Desperdício em horas para fazer um orçamento;
• Desperdício em horas para comprar materiais;
• Desperdício de chapas na hora do corte;
• Desperdício de materiais com extravios;
• Desperdício de horas na movimentação de peças;
• Desperdício de horas de máquina parada;
• Retornos desnecessários até a obra;
• Retrabalho dos marceneiros;
• Desperdício na hora de separar o material;
• Desperdício de tempo dos marceneiros ao desmembrar um projeto.
”A eliminação dos desperdícios é então o primeiro ponto. Não adianta vender mais se existe um buraco no caixa que consome um valor considerável.”
A segunda coisa a fazer é reduzir o prazo de entrega dos móveis.
Isto só é possível através da sistematização do que é feito dentro da marcenaria. Em outras palavras, é fazer só o que é necessário (já sem desperdícios), de forma ordenada para que no final o tempo da produção seja significativamente mais curto.
E-book: Como evitar perdas e ganhar produtividade com o alinhamento de processos.
Eliminando os desperdícios e fazendo as coisas de forma ordenada, o prazo de entrega dos móveis com certeza pode reduzir de 2 a 3 vezes. É comum nossos clientes reduzirem o prazo de entrega dos móveis de 40 para 15 dias. Principalmente nesta época em que a produção começa a aumentar.
Ӄ comum nossos clientes reduzirem o prazo de entrega
dos móveis de 40 para 15 dias.”
Esse é um fenômeno do mercado, que acontece em todos os segmentos, talvez até humano. O que é mais fácil acaba sendo feito pela maioria das pessoas e todos acabam brigando pelo preço.
Talvez a saída seria fazer um móvel mais difícil de ser copiado. Mas essa estratégia também já é utilizada por muita gente. Ficou meio óbvio.
Então qual é a saída. Mix de produto e experiência de compra do cliente. Neste ponto entro fundamentalmente no conceito de negócio.
A terceira coisa que você deve fazer é melhorar o seu mix de produto.
Além das marcenarias tradicionais. Surgiram muitas pequenas marcenarias a partir do fechamento de lojas, com o enxugamento de empresas, com a demissão de funcionários e também pessoas sem outra opção que resolveram se aventurar no mercado de móveis sob medida. Temos ainda o efeito da terceirização de serviços que possibilita a profissionais liberais oferecerem montagem das peças entregues pelas revendas.
Veja o sétimo episódio da história de Pedro. Pedro precisa inovar em modelo de negócio.
E para isso acontecer: em uma frase muito simples: Resolva o problema do seu cliente.
Se o seu cliente está procurando móveis, então ele quer resolver um problema de funcionalidade, quer mais conforto, um novo visual para o seu ambiente ou as três coisas junto. Se a sua marcenaria oferece uma pequena parte, uma parte da solução, então você terá muitos concorrentes. Vários estarão fazendo o mesmo e fatalmente você terá que brigar por preço.
”Estas três coisas juntas possibilitarão uma taxa de conversão de 90% das vendas. Isso mesmo, a cada 10 orçamentos é possível fechar 9 vendas, veja nossos exemplos.”
Mas isso só é possível para quem possui uma visão mais ampla de negócio. Um conjunto de processos encadeados, otimizados e eficientes onde pode-se ter lucro com um preço bem justo para o cliente. Muitas vezes até menor que o da concorrência.
E como fazer isso acontecer?
Acesse estes outros materiais:
- Como ter mais produtividade ocupando menos espaço na sua marcenaria
- Os principais segredos para ter mais lucro na sua marcenaria
- Vídeo: Como a mudança de layout da produção contribui para a melhoria da qualidade – Episódio 06 da História de Pedro
- Os 3 Passos certeiros para definir um layout de sucesso na produção da sua marcenaria
- Como resolver o problema do seu cliente
Clique aqui, converse com um consultor e peça um apoio para conquistar um melhor lugar no mercado.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
KIT PowerArq – Uma nova área de conteúdo para arquitetos e profissionais do design
Aqui você encontra artigos, links, e-book e outros itens pra você ganhar tempo e organizar rapidamente o seu dia a dia.
Arquitetura corporativa para além dos móveis de escritório
A arquitetura corporativa é um ramo da arquitetura que desenvolve...
Final de quarter: Perspectivas para 2023 na arquitetura e construção
Estamos chegando ao final do primeiro quarter, o qual trouxe com ele...
Lançamento 2023: O importador do Revit oferece fluxos de trabalho flexíveis no SketchUp
O SketchUp revela a interoperabilidade nativa e remove as barreiras...
Indústria 4.0 e a nossa contribuição
Estamos vivendo um momento de grandes possibilidades em potencial. Indústria 4.0, Construção 4.0, a nova economia de experiência, mercados já utilizando sistemas baseados no metaverso… as oportunidades são imensuráveis. Novos modelos de negócio transformam não só a oferta de produtos, mas o mercado de trabalho.
Como fazer o desenvolvimento de produto da maneira correta
Desde 1980 as grandes corporações japonesas, européias e...
3 fatores que levam uma empresa a perder mercado para a concorrência
Estamos sendo impulsionados por uma curva de crescimento...
Na essência, os segredos da parceria com arquitetos no mercado digitalizado
Uma parceria forte é aquela baseada em acordos que trazem benefícios...
A importância da loja física no varejo digitalizado.
Logo de início, é muito importante reafirmar que as lojas físicas...