Na evolução do planejamento estratégico foram desenvolvidas muitas teorias e práticas que resultaram em sucesso para muitas empresas. Normalmente empresas grandes, com muito capital a disposição e em uma época em que os mercados não eram tão dinâmicos. Em 1930 quando as teorias sobre de planejamento estratégico surgiram, era sugerida a construção de um plano e uma revisão a cada 5 anos. A Shell, gigante petrolífera, ficou muito famosa por ter uma equipe de especialistas com grandes processos de desenvolvimento de planejamento estratégico. A IBM, a gigante dos computadores já teve um setor com mais de 300 pessoas justamente para tentar prever um plano de futuro. Hoje estes setores não existem mais.
Uma grande parte de livros de autoajuda, com teorias de sucesso a partir de estratégicas de sucesso, tratam o planejamento estratégico como uma fórmula mágica. Muitas teorias viraram modismos e serviram para vender livros . Na verdade se o futuro fosse previsível, a aplicação destas ferramentas geraria tanto sucesso, que faltaria oceano azul para colocar tantas empresas vitoriosas.
Planejar uma estratégia não está errado, pelo contrário. O que não funciona, é fazer um planejamento baseado em projeções futuras, em um ambiente onde não conseguimos prever o que vai acontecer na economia e no país no próximo mês.
Antes do planejamento estratégico, a definição de estratégia:

Este processo de desenvolvimento de inovação é cada vez mais rápido e, ao mesmo tempo, as inovações que tem sucesso geram cada vez mais valor. Porém, estes ciclos menores de lançamento, faz com que as empresas explorem sozinhas as mudanças por um tempo cada vez menor.

A dinâmica competitiva é de tempo de exploração da novidade por um curto tempo. Hoje a velocidade para se ter sucesso é maior. Consegue-se chegar ao auge mais rapidamente, mas o tempo para a exploração deste sucesso é bem menor. Então, criar uma estratégia para inovar com um produto deve ser substituída por um processo estratégico de inovação contínua. Um processo constante de inovação faz com que uma empresa tenha mais chance de perdurar por mais tempo.
Estas mudanças tornaram o mercado mais democrático. O acesso a novas tecnologias por pequenas marcenarias está possibilitando um nível de competitividade tão alto quando das grandes industrias, com marcas consagradas.
Neste novo contexto o pensamento estratégico começa a fazer muito sentido, principalmente para as pequenas empresas.
Para pensar estrategicamente é preciso saber que:
- Uma estratégia é algo pensado muito, mas muito antes da ação;
- Que muitos dos sucessos de hoje, provêm de idéias em conversas com clientes;
- O que de fato existe é uma visão de um novo mercado, mais dinâmico;
- Os ciclos de inovação são mais curtos;
A fragmentação dos consumidores invariavelmente leva a criar novos mercados. Neste sentido, estando o novo mercado disposto a comprar produtos mais personalizados, criam-se oportunidades para novas empresas, mas também tendem a aumentar a concorrência.
Isto faz com que grandes industrias busquem ou necessitem se reinventar rapidamente. Aqueles que criaram planos de posicionamento de mercado, baseados exclusivamente em buscar vantagem pela posição da marca, distanciando-se do consumidor, acabaram sentindo a crise de forma muito mais forte.
As pequenas marcenarias, podendo agir estrategicamente de forma mais rápida ganham vantagem no cenário atual.
Continue a leitura no nosso próximo post.
Leia mais no post: Obtendo vantagens para a marcenaria

Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Como fazer para vender mais móveis personalizados? Tenha 90% de conversão em vendas com 10 dicas práticas | E-book
Com certeza você já deve ter se perguntado “como fazer para vender...
[Planilha Excel] – Aprenda em 3 passos como identificar as perdas da sua fábrica + BÔNUS ESPECIAL
Nos conteúdos anteriores, apresentamos aqui no blog os principais...
Através da inovação, Gabster expande a sua inteligência em sistema construtivo para a indústria
A cada final de ano, temos a oportunidade de pensarmos no que deu...
Conheça os 3 pontos fundamentais para aumentar o seu poder de negociação em vendas de móveis sob medida
Você viu nos últimos conteúdos que publicamos o quanto o mercado...
Descubra como o design de produto e a experiência do cliente podem fazer a sua empresa crescer
Você já se perguntou o que o mundo perderia se a sua empresa...
Sua marcenaria mais digital e moderna
O mercado está evoluindo de forma rápida, a nova economia digital já...
A Gabster no Scale-up Endeavor DURATEX
Com o objetivo de acelerar soluções que buscam transformar o setor...
Trabalhe o valor do seu projeto, não o preço – vídeo #4
Na nossa busca incessante por transmitir conhecimento e conteúdo,...
Como calcular o preço de móveis – markup vídeo #3
Você tem certeza do seu preço de venda de móveis sob medida? Quem...