Todo empresário que quer melhorar o resultado da sua empresa, precisa disso. Porém, a maioria presta pouca atenção a muitos detalhes sobre o que realmente acontece no dia-a-dia da marcenaria. Deveríamos estar construindo empresas que trabalham sozinhas, que funcionem automaticamente. Organizações que permitem aos seus administradores o belo trabalho de fazê-las crescerem, agregando novas estratégias, mercados e inovações.
Para trabalhar na contra-mão dos problemas, todo empresário deveria focar em criar uma operação estável para o seu negócio.
Os pontos mais importantes:
Estabelecer padrões de processo, gestão e operações;
Treinar os operadores para cumprir os padrões;
Verificar o cumprimento dos padrões (supervisão);
Atuação corretiva e preventiva dos desvios dos padrões;
Estabelecer os indicadores operacionais.

O Kit Certeiro para
modernizar a sua marcenaria!
Não tem jeito, não existe milagre ou caminho curto. Quanto mais tempo demorar para iniciar um processo de estabilização, mais tempo levará para ter uma empresa estável. Qualquer atalho que uma empresa procurar seguir, desviando do duro trabalho de organizar, só levará o empresário a frustração, perda de dinheiro e tempo.

Melhores resultados através das pessoas:
Conscientize-se que você só conseguirá alcançar melhores resultados através das pessoas. Então a troca constante de pessoas retardará o crescimento da empresa e a estabilização dos processos.
Uma boa rotina só é possível através do trabalho de operadores que trabalham dentro de uma operação controlada.
Manter as pessoas conectadas e engajadas ao propósito da empresa, reduz a insatisfação de ambos os lados, do funcionário e o empresário.
Contudo, para aplicar inovações e melhorias, o seu processo precisa estar estável. Se o seu processo atual estiver instável, você dificilmente poderá aplicar inovações. As surpresas ocasionados ao aplicar algo novo sobre algo instável trará muitos problemas.
Adotar um método gerencial:
O método mais adequado que precisa ser entendido desde o inicio, é o PDCA. Muitos acham que conhecem, sabem aplicar porque conhecem o conceito, o significado, a imagem.
Porém, só quem realmente o aplica no dia-a-dia, de forma consciente, sabe que ele é complexo.
O método visa aplicar um objetivo comum de trabalho a um grupo de pessoas, tendo como benefício paralelo o aprendizado da organização.

O PDCA é executado em ciclos e cada um é formado pelas seguintes etapas:
Você planeja (PLAN) algo para eliminar a causa de um problema que na maioria das vezes é falho, mas você não tem como prever tudo perfeitamente.
Ao executar (DO) as ações do plano, você coloca o planejamento em prática. Com a condução da execução, coletará as mudanças sobre os processos na empresa.
Na terceira etapa você deve Checar (Check), para comparar os resultados obtidos na execução entre o que foi planejado e o que realmente aconteceu. Nesse momento acontece o aprendizado, você consegue entender as diferenças entre a visão inicial e a realidade.
Na quarta etapa deve ocorrer as Ações (Act) das falhas encontradas. Após a correção ser realizada, deve-se repetir o ciclo.
Você deverá executar repetidos ciclos de PDCA até que os resultados sejam satisfatórios para o processo. Quando isso ocorrer poderá aplicar uma variação chamada SDCA. Ao invés de tomar ações novas de planejamento, você executará ações padrão (Standardize), para manter a rotina já obtida.
Controlar os ciclos de melhoria:
Uma outra ferramenta que vale trazer aqui é o 5W2H. Já desenvolvemos um artigo específico sobre esta ferramenta (você pode baixar um manual aqui). Ela deve ser vista como uma ferramenta de controle a ser utilizada em conjunto com o método PDCA.
Uma vez que o PDCA é estabelecido, é importante que se mantenha o controle sobre as fases do ciclo de melhoria. Para isso é utilizado o 5W2H. Para facilitar a gestão dos trabalhos.
O 5W2H é uma sigla para 5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).
Mas por onde começar?
Para ajudar você a identificar os setores que precisam de mais atenção na marcenaria, desenvolvemos o diagnóstico NMF (diagnóstico de maturidade da fábrica). Este diagnóstico é composto por um grande conjunto de perguntas que resulta em um relatório que apresenta o nível de maturidade da fábrica de móveis.
Inspirado no modelo de maturidade de processos, a métrica NMF contempla 5 níveis de maturidade: do inicial ao otimizado, passando pelos níveis controlado e sistematizado.
Faça um auto-diagnóstico da sua marcenaria
A nossa equipe aplica, através de métodos próprios, desenvolvidos a partir da experiência em sistemas de gestão da qualidade, da fabricação de móveis sob medida para fabricantes de mobiliário e sistemas de informação, ferramentas para elevar o nível de produtividade das marcenarias
Na Gabster apresentamos o que a marcenaria precisa fazer para crescer, mostramos na prática como aplicar as melhorias e fornecemos toda a plataforma tecnológica que sustentará o novo negócio.
Consulte os nossos pacotes de implementação do método de produção eficiente.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
KIT PowerArq – Uma nova área de conteúdo para arquitetos e profissionais do design
Aqui você encontra artigos, links, e-book e outros itens pra você ganhar tempo e organizar rapidamente o seu dia a dia.
Arquitetura corporativa para além dos móveis de escritório
A arquitetura corporativa é um ramo da arquitetura que desenvolve...
Final de quarter: Perspectivas para 2023 na arquitetura e construção
Estamos chegando ao final do primeiro quarter, o qual trouxe com ele...
Lançamento 2023: O importador do Revit oferece fluxos de trabalho flexíveis no SketchUp
O SketchUp revela a interoperabilidade nativa e remove as barreiras...
Indústria 4.0 e a nossa contribuição
Estamos vivendo um momento de grandes possibilidades em potencial. Indústria 4.0, Construção 4.0, a nova economia de experiência, mercados já utilizando sistemas baseados no metaverso… as oportunidades são imensuráveis. Novos modelos de negócio transformam não só a oferta de produtos, mas o mercado de trabalho.
Como fazer o desenvolvimento de produto da maneira correta
Desde 1980 as grandes corporações japonesas, européias e...
3 fatores que levam uma empresa a perder mercado para a concorrência
Estamos sendo impulsionados por uma curva de crescimento...
Na essência, os segredos da parceria com arquitetos no mercado digitalizado
Uma parceria forte é aquela baseada em acordos que trazem benefícios...
A importância da loja física no varejo digitalizado.
Logo de início, é muito importante reafirmar que as lojas físicas...