“A convite do portal do Sebrae-RS, estaremos contribuindo com conteúdo relevante para o segmento moveleiro. Além da visão tecnológica, aliada às melhores práticas de gestão, apresentaremos periodicamente materiais relatando toda a experiências obtida em implantações no Brasil.” apresenta nosso CEO Cleandro Nilson .

Os pontos mais importantes estão aqui:

#01 – É preciso olhar para a otimização dos processos 

A melhoria contínua dos processos da sua marcenaria traz mais segurança financeira e solidez; isso o torná mais competitivo, pois os desperdícios serão eliminados, gerando economia de recursos, mão de obra e espaço.

#02 – Promover as mudanças, checar e aprender são iniciativas que continuamente fazem uma empresa crescer

O resultado das ações possibilita a eliminação de grande parte do custo da sua marcenaria, e ainda permitirá a expansão da sua produção.

Espaço – A falta de espaço é um dos principais problemas enfrentados, principalmente, por pequenas marcenarias. Em épocas de alta demanda, a empresa fica lotada com produtos montados. Já em ocasiões de baixa produção, esse volume é reduzido.

Tempo – Normalmente, estima-se que um marceneiro gaste cerca de um dia para produzir um armário e pelo menos mais um para montá-lo e desmontá-lo.

Qualidade – A eliminação da pré-montagem também está relacionada à melhor qualidade das peças entregues, facilidade de locomoção, limpeza e manutenção do ambiente.

Não recomendamos deixar de fazer a pré-montagem de uma hora para outra. O empreendedor precisa estar com um nível de entendimento sobre gestão e estabelecer alguns padrões em seu negócio.

Definir um sistema construtivo – A marcenaria precisa começar definindo um sistema construtivo para seus produtos. Ter um padrão é a base para ter controle na empresa, para sair do modo artesanal e para a produção linear de peças sob medida.

Implantar um método construtivo – Depois do sistema construtivo, a empresa precisa implantar o método construtivo, que são novos processos, para então chegar à produção linear de peças sob medida.

Investimento tecnológico – Para que o marceneiro tenha o melhor resultado possível e consiga desenvolver a gestão da empresa, é necessário que se invista em tecnologia. Atualmente existem diversas ferramentas que podem tornar todos os seus processos mais eficientes e precisos de forma instantânea, gerando dados importantes para nortear decisões de curto, médio e longo prazos. Com esses dados em mãos os gestores ficam mais preparados para a tomada de decisões frente a um cenário de constante mudança. Mas lembre-se que somente a tecnologia não fará milagres, pessoas e processos também fazem parte dessa engrenagem.

Quer saber mais sobre como conseguir mais espaço no seu setor produtivo? Clique aqui, preencha o formulário que nós entramos em contato com você.

Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

Fonte: Portal Sebrae – Segmento moveleiro.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ

Indústria 4.0 e a nossa contribuição

Indústria 4.0 e a nossa contribuição

Estamos vivendo um momento de grandes possibilidades em potencial. Indústria 4.0, Construção 4.0, a nova economia de experiência, mercados já utilizando sistemas baseados no metaverso… as oportunidades são imensuráveis. Novos modelos de negócio transformam não só a oferta de produtos, mas o mercado de trabalho.

ler mais