As melhorias não ocorrem de uma hora para outra. Analisar continuamente os potenciais de melhoria em todos os processos, entender o que pode ser otimizado, promover as mudanças, checar e aprender é algo que continuamente faz uma empresa crescer.
Neste mês contribuímos com um pouco da nossa experiência para a revista Sob Medida. Nesta edição mostramos um dos principais pontos de melhoria na marcenaria: A eliminação da pré-montagem.
Como bem introduzido pelo jornalista da revista, Pedro Luiz de Almeida:
“Economia é a palavra-chave para uma marcenaria ser mais lucrativa. Isso pode ser em tempo, matéria-prima, mão de obra, produção, espaço e, claro, recursos financeiros”
É muito mais que otimizar um processo. Falamos da possibilidade de eliminar grande parte do custo de uma marcenaria e ainda liberar um bom espaço para expandir a produção.
Principais ganhos:
Ganho de espaço: A falta de espaço é um dos principais problemas enfrentados, principalmente, por pequenas marcenarias. Em épocas de alta demanda, a empresa fica lotada com produtos montados. Já em ocasiões de baixa produção, esse volume é reduzido.
“Com a sazonalidade, o empresário evita mudar de pavilhão, porém, todo ano enfrenta os mesmos problemas, principalmente de outubro a dezembro. Com a eliminação da pré-montagem, a marcenaria ganha, pelo menos, 25% em espaço. Em vez de gastar espaço com armários montados, terá uma série de boxes para guardar as peças prontas e embaladas dos projetos. O segundo ganho é a eliminação de pelo menos 30% do tempo gasto com mão de obra e o valor pode chegar a 50% do tempo de produção de um móvel”.
Ganho de tempo: Normalmente, estima-se que um marceneiro gaste cerca de um dia para produzir um armário e, pelo menos, mais um para montar e desmontá-lo.
Melhoria da qualidade: Outros ganhos da eliminação da pré-montagem também são relacionados a melhor qualidade das peças entregues, facilidade de locomoção, limpeza e manutenção do ambiente.
O que é preciso fazer:
É preciso realizar a mudança por etapas.
Não recomendamos deixar de fazer a pré-montagem de uma hora para outra. O empresário precisa estar com um nível de entendimento sobre gestão e estabelecer alguns padrões na empresa.
A empresa precisa estar em um nível de gestão mais controlado. A marcenaria deve ter um controle sobre o seu padrão de construção sob medida. Deve ter consciência do seu sistema construtivo (engenharia ou padrão dos móveis sob medida) e controle do método construtivo (conjunto de atividades bem definidas para a produção do mobiliário) na produção.
Na Gabster, através de diagnósticos e análises realizadas por nossos consultores, apresentamos para os nossos clientes o seu nível de gestão que podem ser caracterizados por:
- INICIAL: Gestão baseada na experiência e conhecimentos advindos dos sócios ou proprietários que executam estratégias, processos e organização a partir da própria experiência.
- CONTROLADO: estágio intermediário que indica a utilização de práticas em organização que, por outro lado, tem a aplicação dependente dos executores das atividades.
- SISTEMATIZADO: com processos otimizados e aplicação de práticas de gestão que independem das pessoas com uma cultura pela melhoria contínua dos processos já percebida.
- OTIMIZADO: estágio avançado que, além de perseguir sistematicamente a melhoria dos processos, a empresa age de forma inovadora para provocar saldos maiores de crescimento.
Passos fundamentais:
Definir um Sistema Construtivo: A marcenaria precisa iniciar definindo um sistema construtivo dos seus produtos. Ter um padrão é a base para ter controle na empresa. Definir um sistema construtivo é a base para sair do modo artesanal. É a base para a produção linear de peças sob medida.
Implantar um Método construtivo: Depois do sistema construtivo, ele precisa implantar o método construtivo que são novos processos para então chegar a produção linear de peças sob medida. Já não é novidade. Trabalhamos desde a fundação da Gabster (6 anos) na evolução da plataforma que tem por base um método de produção linear para peças sob medida. É a base dos modernos conceitos da nova revolução industrial de produção em série de produtos customizáveis.
INVESTIMENTO TECNOLÓGICO
Para que o marceneiro tenha o melhor resultado possível e consiga desenvolver a gestão da empresa, a Gabster oferece soluções focadas em três pilares: capacitação, método de produção e tecnologia.
Na capacitação, além dos treinamentos relacionados, a plataforma auxilia o marceneiro a estabelecer um sistema construtivo, também assessora no conhecimento sobre processos, funções e atividades chave na marcenaria.
Em termos de processo, a Gabster fornece um novo método de produção linear de peças sob medida.
É formado por um conjunto de processos pré-determinados adaptáveis a realidade de cada marcenaria. O método transforma a linha de produção, ora artesanal, em uma produção linear. Independentemente de cada projeto ser sob medida e assim ter produtos ‘diferentes’ em cada projeto, a produção é seriada.
A marcenaria também produz só o que é vendido. Desta forma antes de eliminar a pré-montagem, é preciso elevar o nível de gestão da produção da marcenaria.
A eliminação do processo de pré-montagem passa a ser uma boa estratégia e representar um ganho em tempo, reaproveitamento de mão de obra e ganho de produtividade.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Na essência, os segredos da parceria com arquitetos no mercado digitalizado
Uma parceria forte é aquela baseada em acordos que trazem benefícios...
A importância da loja física no varejo digitalizado.
Logo de início, é muito importante reafirmar que as lojas físicas...
Webinar – Como funciona uma boa parceria entre Marcenaria e Arquitetos
No conteúdo deste post, você vai conferir os melhores momentos do...
Como editar os blocos SketchUp na Biblioteca de Marcenaria
Em tempos de BIM a todo vapor, falar em dinamismo e parametrização é...
Webinar Gabster – Blocos SketchUp para marcenarias
Fazer conexões que geram valor é uma das especialidades da Gabster,...
Inovação digital para marcenarias no novo normal
A inovação digital se mostra mais essencial do que nunca nesse...
eBook: Como a integração entre especificadores, indústrias e construtoras pode beneficiar a sua empresa
Você consegue imaginar o aumento da eficiência, do lucro e da...
Marcenaria organizada e COVID-19: Tudo o que você precisa saber em tempos de pandemia
Empreendedores brasileiros se reinventam e tentam novas formas de...
Dicas práticas para adequar os rumos da sua marcenaria!
Em tempos estranhos e com desafios incomuns, nada melhor do que...