Lidamos com um mercado competitivo na indústria da marcenaria, onde o ritmo de atualização exigido é rápido e quem não acompanha, acaba tendo seus ganhos congelados. As regras do jogo não mudaram: o maior desafio para os gestores é entrar no ritmo de inovações sem deixar de lado a visão dos resultados. Empreender você já sabe, mas para te ajudar a formar essa visão de futuro, resumimos tudo que você precisa saber sobre a integração de máquinas da sua marcenaria com a tecnologia do momento. Independente do nível de conexão de seu negócio com as novas tecnologias, quando vamos introduzir ou atualizar marcenarias para a Indústria 4.0, muitas dúvidas surgem.
Para entender melhor, vamos desmistificar alguns pontos importantes:
”A Indústria 4.0 só pode ser aplicada em grandes empresas”
Não são apenas os grandes players do mercado que adotam a tecnologia como aliada na indústria. Mesmo que as pequenas empresas possam ter uma dificuldade um pouco maior por não dispor de, principalmente, conhecimento técnico para implementações deste tipo, o cenário já é outro. Com ajuda de empresas especializadas e know-how, essa estruturação e impulsionamento já é uma realidade.
”Evolução tecnológica gera desemprego generalizado”
É mito quando dizem que por conta da robotização, integração de máquinas e automatizações o desemprego tende a aumentar. Inclusive, o assunto já foi tratado no Fórum Econômico Mundial (FEM). A verdade é justamente a contrária: no relatório publicado pelo FEM, “O Futuro dos Empregos”, estima-se que, com estas inovações, cerca de 133 milhões de novas vagas poderão surgir até 2022 em todo o mundo. A contrapartida? 75 milhões de vagas de emprego que conhecemos hoje serão extintas. O desafio está em capacitar milhões de pessoas para programar o futuro: na indústria, no design, na construção.
A Gabster assumiu esse compromisso. Protagonizamos a implementação do curso de modelagem 3D, com a colaboração do Engenheiro de Computação Eduardo Silva Martins capacitando alunos e ex-alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para a criação de componentes dinâmicos para o mercado.
Acreditamos no compartilhamento do conhecimento e promovemos treinamentos para os nossos clientes e parceiros como forma de impulsionar o mercado brasileiro na Indústria 4.0. Fale com um consultor Gabster para conhecer nossos programas de aprendizagem.
”Só consigo integrar grandes máquinas robotizadas”
Muitos fabricantes acreditam que apenas as máquinas de corte podem ser integradas, mas com o avanço da tecnologia este cenário evoluiu, possibilitando que toda a linha de produção de uma fábrica possa ser automatizada: centros de usinagem, máquinas de laminação, controle de embalagem, automação de controle de estoque, furação e nestings podem funcionar através de integração. Além disso, não só máquinas de beneficiamento de madeira podem ser integradas, como também qualquer tipo de máquina com comando computadorizado (CNC), como máquina para corte de cerâmica, corte a laser ou corte com jato d’água.
”As novas tecnologias são muito caras”
Os termos “Tecnologia” e “Inovação” por muito tempo foram associados a valor alto, investimento pesado. Porém, o avanço da tecnologia veio para desmistificar justamente isso. Já existem muitas ferramentas que ajudam as empresas a se tornarem mais eficientes sem preços absurdos, mas há uma tecnologia totalmente gratuita que se destaca do restante do mercado: a linguagem G-CODE. Embora implementar essa linguagem de programação necessite uma quantidade significativa de trabalho, o retorno com processos mais inteligentes diminui custos e favorece o negócio como um todo.
Entenda melhor sobre o padrão G-code
O padrão trata-se de uma linguagem de programação simples. Para a indústria, tornou-se um processo acessível, onde você digita algumas linhas de código e todas as máquinas respondem ao comando de forma integrada. É como se nós, humanos, disséssemos às máquinas o que elas devem fazer. Surgiu com a necessidade do maquinário ter uma linguagem padrão determinada e universal que pudesse unificar todo o processo.
O padrão G-code simplificou o processo de integração de máquinas. Até então, as indústrias ou pequenos fabricantes precisavam criar a sua própria linguagem para operacionalizar sua produção. Com o G-code, todo o desenvolvimento foi simplificado.
Agora, não é mais necessário desenvolver linguagens específicas de programação. O G-code pode ser utilizado para diversas aplicações que se enquadrem como máquinas de Controle Numérico Computadorizado, as já conhecidas máquinas CNC. O avanço da tecnologia proporciona aos usuários a programação de seus equipamentos. O que era difícil, descomplicou. Trabalhar com o G-code está muito mais fácil e possibilita, com alguns poucos comandos, implementar uma série de instruções em sequência para executar um corte, uma furação ou um rasgo.
Como é a Integração de Máquinas na Gabster
Você vai perceber, aqui, que não é nenhuma surpresa que as integrações funcionem de forma simples, graças aos avanços tecnológicos mencionados. Montamos um passo-a-passo da Integração de Máquinas na Gabster:
1º Passo: Fazemos uma ANÁLISE DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO dos comandos de produção da máquina;
2º Passo: Entendemos quais os parâmetros utilizados na COMUNICAÇÃO ENTRE SOFTWARE E MÁQUINA e configuramos;
3º Passo: Quando algum processo adicional é necessário para aumentar a velocidade da integração, nós criamos um PÓS-PROCESSADOR específico para aquele modelo, levando em consideração todas as ferramentas utilizadas e as especificações de cada cliente.
- Um pós-processador é uma ferramenta que funciona como uma espécie de tradutor utilizada pelos softwares de CAM, que têm, basicamente, a função de transformar a linguagem de programação criada no interior destes softwares em uma linguagem que seja compreendida pela máquina CNC. Fonte: www.mundocnc.com.br.
Com as integrações realizadas pela Gabster, as linhas de montagem ganham agilidade na criação dos comandos de produção. O nosso sistema gera controles e automação de peças em poucos segundos com segurança, já que a integração segue todas as regras do sistema construtivo, previamente instituído e aplicado nos modelos 3D.
Mas afinal, como funciona a integração em cada maquinário?

Seccionadoras: Neste tipo de máquina, a integração é realizada através de Otimizadores de Corte, que são softwares que interpretam a listagem de todas as peças do projeto e distribuem-nas com a melhor disposição para cortá-las com o melhor aproveitamento.

Centros de Usinagem e Centros de Furação: Possuem uma linguagem própria e precisam do desenvolvimento de um pós-processador para interpretar o projeto e gerar os arquivos de usinagem baseados em cada linguagem de comunicação da máquina.

Routers e Nestings: Utilizam comandos de controle computadorizado através da linguagem G-code que interpretam o projeto e geram os arquivos de comando do maquinário.

Laminadoras: Precisam receber um conjunto de informações sobre cores de borda, lado de borda, rotações; a Plataforma Gabster faz essa conexão com seu sistema.
Agora que você já viu um pouco sobre o processo de integração dos principais modelos de maquinário do mercado, confira a lista das máquinas que já foram integradas pela Gabster:
CENTROS DE USINAGEM
• Masterwood TF 100 PRO: Realiza furações e usinagens de forma rápida e simples em peças de diversos tamanhos.
• Biesse Rover A3: Realiza usinagens complexas e furações em todos os tipos de painéis de madeira.
• Homag Venture 6: Realiza usinagens complexas e furações em todos os tipos de painéis de madeira.
• E mais: Venture 1M; Venture 316M; Venture 2.5M; Pratika 310B; Pratika 315; PTP 160; Venture 2; Bussellato; SCM Tech Z2; BHC 280.
CENTROS DE FURAÇÃO
• Giben Flexdrill 1200: Realiza furações e usinagens de forma rápida e simples em peças de diversos tamanhos.
• Morbidelli CX 100: Realiza furações e usinagens de forma rápida e simples em peças de diversos tamanhos.
• Holzher Evolution 7405: Realiza usinagens complexas e furações em todos os tipos de painéis de madeira.
• Homag BHX 055: Realiza furações e usinagens de forma rápida e simples em peças de diversos tamanhos.
• E mais: Exata 1200; IF8500; Velox; Flex Drill 1000; CYFLEX SR; TF 100; Cyflex S; Wibj-5; Vitap Point; Cyflex F900.
NESTING
• Nesting Rierge 3010: Corta e fura peças de qualquer formato com grande precisão e velocidade. Executa dois processos da marcenaria em apenas uma máquina.
• Jaraguá VISION 3020: Corta e fura peças de qualquer formato com grande precisão e velocidade. Executa dois processos da marcenaria em apenas uma máquina.
• E mais: Artcam; Aspire; EnRouter; RouterCam.
LAMINADORAS
• Ima Tandem (Coladeira de Borda): Lamina peças por controle computadorizado. Reduz a necessidade de compreensão de comandos por parte do operador, aumentando a produtividade e reduzindo a dependência de mão de obra.
Nós já integramos mais de 100 máquinas, mas se você não encontrou a sua, conta pra gente através do formulário abaixo que implementamos a integração.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Integração com Máquinas
Máquinas Jaraguá CNCA extensão Gabster para máquinas Jaraguá CNC...
Webinar – Como funciona uma boa parceria entre Marcenaria e Arquitetos
No conteúdo deste post, você vai conferir os melhores momentos do...
Como editar os blocos SketchUp na Biblioteca de Marcenaria
Em tempos de BIM a todo vapor, falar em dinamismo e parametrização é...
Webinar Gabster – Blocos SketchUp para marcenarias
Fazer conexões que geram valor é uma das especialidades da Gabster,...
Inovação digital para marcenarias no novo normal
A inovação digital se mostra mais essencial do que nunca nesse...
eBook: Como a integração entre especificadores, indústrias e construtoras pode beneficiar a sua empresa
Você consegue imaginar o aumento da eficiência, do lucro e da...
Marcenaria organizada e COVID-19: Tudo o que você precisa saber em tempos de pandemia
Empreendedores brasileiros se reinventam e tentam novas formas de...
Dicas práticas para adequar os rumos da sua marcenaria!
Em tempos estranhos e com desafios incomuns, nada melhor do que...
É hora de agir! Oportunidades para sua marcenaria
Pois bem, o mundo virou de cabeça para baixo. As certezas que...