É utilizado para: alinhar os interesses entre sócios e acionistas, definir as oportunidades do negócio, identificar as ameaças ao negócio, deixar claro para todo mundo o que deverá ser feito, o que não deverá ser feito e tornar o negócio mais sólido e perpétuo.
- Quando a empresa está em crescimento: para poder entender como gerar mais valor para o cliente e o acionista. Um exemplo é o da AMBEV que cresce continuamente desde 2004.
- Quando a empresa passa por dificuldades técnicas com o modelo atual e precisa se reinventar. É o exemplo da GE que na década de 90 escolheu estrategicamente os produtos que iriam continuar no mercado.
- Quando a empresa precisa se reposicionar no mercado para não falir: pois novos modelos de negócio mudaram o mercado. Um exemplo é a Kodak, que por falta de planejamento estratégico mais dinâmico fechou as portas em 2012, com a perda de mercado para as máquinas digitais.
- Quando a empresa quer antecipar tendências e testar modelos de negócios novos que substituirão os existentes. É o caso da Apple que inova continuamente com produtos que antecipam tendências.

A maneira mais lógica de se entender a situação atual da empresa é entendendo a cadeia de valor através do mapeamento dos macroprocessos da empresa. Um exemplo de macroprocesso em uma pequena marcenaria:

A segunda etapa do planejamento estratégico é a análise econômico financeira da marcenaria. Para isso utilizam-se três ferramentas: DRE, o Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial.
O DRE apresenta o conjunto de receitas de uma empresa, os impostos, os custos, as despesas e os lucros. O fluxo de caixa apresenta as entradas, as saídas e o saldo que é a geração de caixa. Por fim, o balanço patrimonial com os ativos que são os direitos, passivos as obrigações e o patrimônio líquido que é o capital do sócio.
Com um DRE é possível realizar a comparação entre períodos e a evolução das receitas e despesas. Se as despesas e receitas estão equilibradas, consegue-se entender os custos, se estão aumentando ou diminuindo, ou se a empresa está perdendo eficiência operacional. Por exemplo, considerando estas análises preliminares, já é possível entender em números, como o parcelamento de contas a receber pode estar comprometendo o fluxo de caixa e como poderia ser feita a uma relação dos pagamentos com os fornecedores para minimizar o impacto no fluxo do caixa. ferramentas para marcenaria


Com o material sobre a cadeia de valor e o histórico financeiro da empresa em mãos, em reunião com os sócios, trata-se das seguintes questões:
- Uma estratégia a ser seguida é a de aumentar a capacidade de geração de caixa ou a de ganhar participação no mercado?
- Existem outros segmentos onde pode-se investir ou considerar uma migração para um mercado ainda não explorado, dentro da cadeia de valor?
- Quais produtos, hoje, são estratégicos e quais produtos poderiam ser descontinuados, como produtos de baixa margem, por exemplo?
- Ao eliminar algum produto ou serviço, algum outro de maior valor poderia ser impactado?
- E outros produtos, fora do escopo original da empresa podem ser explorados como forma de expansão da empresa?
Na análise de mercado é visto todo o ecossistema da marcenaria: a matéria-prima, os fornecedores, os concorrentes, o consumidor e os canais de venda.

Acesse também o Guia para Marcenaria Competitiva AQUI
Veja como colocar em prática estas questões: Criando um plano estratégico para marcenaria
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
KIT PowerArq – Uma nova área de conteúdo para arquitetos e profissionais do design
Aqui você encontra artigos, links, e-book e outros itens pra você ganhar tempo e organizar rapidamente o seu dia a dia.
Arquitetura corporativa para além dos móveis de escritório
A arquitetura corporativa é um ramo da arquitetura que desenvolve...
Final de quarter: Perspectivas para 2023 na arquitetura e construção
Estamos chegando ao final do primeiro quarter, o qual trouxe com ele...
Lançamento 2023: O importador do Revit oferece fluxos de trabalho flexíveis no SketchUp
O SketchUp revela a interoperabilidade nativa e remove as barreiras...
Indústria 4.0 e a nossa contribuição
Estamos vivendo um momento de grandes possibilidades em potencial. Indústria 4.0, Construção 4.0, a nova economia de experiência, mercados já utilizando sistemas baseados no metaverso… as oportunidades são imensuráveis. Novos modelos de negócio transformam não só a oferta de produtos, mas o mercado de trabalho.
Como fazer o desenvolvimento de produto da maneira correta
Desde 1980 as grandes corporações japonesas, européias e...
3 fatores que levam uma empresa a perder mercado para a concorrência
Estamos sendo impulsionados por uma curva de crescimento...
Inovação digital para marcenarias no novo normal
A inovação digital se mostra mais essencial do que nunca nesse...
Integração de Máquinas para Marcenaria: mitos, verdades e a tecnologia G-CODE
Lidamos com um mercado competitivo na indústria da marcenaria, onde...