Pois bem, o mundo virou de cabeça para baixo. As certezas que tínhamos, agora, estão obsoletas, da noite para o dia. Em um cenário que mudou repentinamente, nos sentimos obrigados a tratar os seguintes pontos de forma direta, pontual e prática:
- Novas preocupações;
- Mudanças no comportamento das pessoas;
- Qual é a saída para o seu negócio;
- O que você deve fazer agora.
Novas preocupações:
A maioria de nós só ouviu falar de grandes epidemias nas aulas de história ou de biologia. Boa parte dos grandes estragos causados por bactérias, vírus e outros microorganismos aconteceram antes do século passado, como a peste bubônica. Outros, como a gripe espanhola ou a varíola são nomes conhecidos dos anos 1900, mas ainda assim, distantes da nossa realidade.
Mudanças no comportamento das pessoas:
As mudanças no mundo já estavam aceleradas. Novas tecnologias, novas maneiras de comprar e consumir já estavam exigindo um reposicionamento mais ativo das empresas. No entanto o mercado ainda estava se adaptando aos poucos. Na Gabster, sempre tivemos a preocupação em divulgar novos modelos possíveis personalizando as metodologias para o uso por marcenarias e escritórios de arquitetura.
Algumas restrições impostas por esta crise já determinam novos hábitos. Há mais de 20 anos já se falava sobre o trabalho em Home Office como uma forma de redução de custos para as empresas e benefícios para funcionários. Agora, uma multidão de pessoas está precisando aprender a viver, trabalhar e a se divertir em casa. No mundo, 900 milhões de crianças e jovens estão estudando em casa neste momento.
Qual é a saída para o seu negócio?
A saída é começar a aproveitar as novas oportunidades. Todos os negócios que possuem alguma oferta para melhorar o conforto das residências ou que facilitam a vida das pessoas em casa ganharam vantagens.
O que está por vir? Esta deve ser a sua preocupação!
Não se preocupe mais com os modelos de negócio que, de uma hora para outra, foram eliminados. Ficar olhando o problema, ou como melhorar algo que estava funcionando e agora não funciona mais, não faz mais sentido. É uma perda de tempo. As pessoas continuam, então existem demandas e necessidades.
Nesta série sobre proposta de valor, nós personalizamos conteúdos específicos para o marketing e vendas para marcenarias. Este material continua atualizado. Em especial, o material que oferece um passo a passo de como estudar o cliente e preparar uma oferta voltada à solução dos problemas da persona.
Pessoas trabalhando em casa terão problemas e necessidades que o seu negócio pode ajudar a resolver. Estudar as novas necessidades das pessoas ao trabalhar em casa trará uma série de produtos possíveis que poderão gerar oportunidades. A única saída é repensar a sua proposta de valor, personalizar conforme as novas necessidades dos clientes. Coloque-se no lugar do cliente, estude as novas necessidades.
Você deve fazer o cliente enxergar o melhor do seu produto e que você está realmente
muito interessado em proporcionar a melhor experiência para ele.
O que você deve fazer agora?
Você deve trabalhar com as novas oportunidades. Este material postado em 2017, está mais atualizado do que nunca. Já trazíamos a idéia de um novo modelo de negócio, baseado em plataformas digitais. Com esta crise provocada pelo coronavírus, destacamos a busca por um novo modelo de negócio. Estamos falando da idéia de diversificar o portfólio de produtos e buscar atender o cliente de forma diferente. Neste artigo, você encontra um bom exemplo sobre aplicação da ferramenta SWOT que ajudará a analisar os pontos fortes, fracos, as oportunidades – tendências e as ameaças.
Mercado: Casais vivendo em casa junto com os seus filhos, durante o período de isolamento em um ambiente de 70 metros quadrados precisam conviver, trabalhar e se divertir.
Os problemas neste cenário são inúmeros, veja alguns deles:
- Pouco espaço para condicionar mais móveis e uma nova estação de trabalho;
- Crianças na sala querendo a atenção dos pais;
- Pais precisando se revezar para dar atenção às crianças nas tarefas escolares;
- Família tendo que dar conta de cozinhar as próprias refeições;
- Família tendo que se revezar nas tarefas domésticas como limpeza da casa, ou manutenção das roupas.
A grande nova oportunidade está disfarçada de um novo problema.
O que a sua empresa pode fazer para ajudar a resolver estes novos problemas?
Fique ligado nos próximos conteúdos da série #EHoradeAgir e saiba como aproveitar este momento de desafios e oportunidades!
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
A importância da loja física no varejo digitalizado.
Logo de início, é muito importante reafirmar que as lojas físicas...
Webinar – Como funciona uma boa parceria entre Marcenaria e Arquitetos
No conteúdo deste post, você vai conferir os melhores momentos do...
Como editar os blocos SketchUp na Biblioteca de Marcenaria
Em tempos de BIM a todo vapor, falar em dinamismo e parametrização é...
Webinar Gabster – Blocos SketchUp para marcenarias
Fazer conexões que geram valor é uma das especialidades da Gabster,...
Inovação digital para marcenarias no novo normal
A inovação digital se mostra mais essencial do que nunca nesse...
eBook: Como a integração entre especificadores, indústrias e construtoras pode beneficiar a sua empresa
Você consegue imaginar o aumento da eficiência, do lucro e da...
Marcenaria organizada e COVID-19: Tudo o que você precisa saber em tempos de pandemia
Empreendedores brasileiros se reinventam e tentam novas formas de...
Dicas práticas para adequar os rumos da sua marcenaria!
Em tempos estranhos e com desafios incomuns, nada melhor do que...
Marcenaria organizada | 10 dicas práticas para você aplicar no seu negócio
Você sabia que a desorganização na marcenaria pode custar caro e...