Pois bem, o mundo virou de cabeça para baixo. As certezas que tínhamos, agora, estão obsoletas, da noite para o dia. Em um cenário que mudou repentinamente, nos sentimos obrigados a tratar os seguintes pontos de forma direta, pontual e prática:

  • Novas preocupações;
  • Mudanças no comportamento das pessoas;
  • Qual é a saída para o seu negócio;
  • O que você deve fazer agora.

Novas preocupações:

A maioria de nós só ouviu falar de grandes epidemias nas aulas de história ou de biologia. Boa parte dos grandes estragos causados por bactérias, vírus e outros microorganismos aconteceram antes do século passado, como a peste bubônica. Outros, como a gripe espanhola ou a varíola são nomes conhecidos dos anos 1900, mas ainda assim, distantes da nossa realidade.

Desde o final de 2019, estamos nos familiarizando com o nome Coronavírus. Algo tão inédito na nossa vida que está trazendo o assunto de sobrevivência acima das questões econômicas. Mas logo ali, no pensamento seguinte, estão as preocupações com o seu negócio, com a manutenção do emprego da sua equipe e com o desaquecimento do mercado global.

Mudanças no comportamento das pessoas:

As mudanças no mundo já estavam aceleradas. Novas tecnologias, novas maneiras de comprar e consumir já estavam exigindo um reposicionamento mais ativo das empresas. No entanto o mercado ainda estava se adaptando aos poucos. Na Gabster, sempre tivemos a preocupação em divulgar novos modelos possíveis personalizando as metodologias para o uso por marcenarias e escritórios de arquitetura.

Veja neste post os principais benefícios da inovação em modelo de negócio
e aprenda como colocar essa inovação em prática na sua marcenaria.

E, agora, com uma mudança muito radical, todos nós, sem exceção, fomos forçados a repensar nosso modo de vida, nos adaptarmos a novas condições, restrições de acesso e locomoção. Na verdade, forçados a agir, de uma hora para outra, de maneira diferente. Isso está causando uma mudança de comportamento brusca que vai permanecer na vida das pessoas para sempre.

Algumas restrições impostas por esta crise já determinam novos hábitos. Há mais de 20 anos já se falava sobre o trabalho em Home Office como uma forma de redução de custos para as empresas e benefícios para funcionários. Agora, uma multidão de pessoas está precisando aprender a viver, trabalhar e a se divertir em casa. No mundo, 900 milhões de crianças e jovens estão estudando em casa neste momento.

Novos comportamentos estão sendo estabelecidos. Estudos já apontam que, quando a crise passar, pelo menos 25% das pessoas vão continuar trabalhando pelo menos um dia da semana em casa. As empresas estão criando procedimentos para manter as suas equipes em casa sem ameaçar a produtividades, ao mesmo tempo que os colaboradores estão se adaptando rapidamente, mantendo a disciplina e adequando as tarefas do trabalho com a rotina doméstica.
Nunca ficamos tanto tempo em casa. Nunca ficamos tanto tempo com toda a família em casa. Hoje, o conforto do lar vale muito mais que o conforto do veículo. Ter harmonia e manter o equilíbrio em casa em relação às diversas tensões é mais importante que o consumo de marcas de grife.

Qual é a saída para o seu negócio?

A saída é começar a aproveitar as novas oportunidades. Todos os negócios que possuem alguma oferta para melhorar o conforto das residências ou que facilitam a vida das pessoas em casa ganharam vantagens.

Descubra como tornar a sua oferta atraente o suficiente a ponto do seu
cliente optar pela sua marca e não pela marca dos seus concorrentes

O que está por vir? Esta deve ser a sua preocupação!

Não se preocupe mais com os modelos de negócio que, de uma hora para outra, foram eliminados. Ficar olhando o problema, ou como melhorar algo que estava funcionando e agora não funciona mais, não faz mais sentido. É uma perda de tempo. As pessoas continuam, então existem demandas e necessidades.

Em qualquer crise todas as pessoas ficam retraídas e gastam, no primeiro momento, só com o que precisam. Contudo estas pessoas possuem necessidades latentes que, com o passar do tempo, geram novas demandas no mercado.
Pense, o que as pessoas fizeram no primeiro momento em que foram obrigadas a trabalhar em casa. Deram um jeitinho para arrumar uma mesa para colocar o seu computador na sala, no quarto ou na cozinha. Então, milhões de pessoas agora estão pensando na melhor maneira de organizar o seu escritório e espaço para o trabalho em casa.
Quando milhões de pessoas mudam o seu hábito, um mercado antes pouco explorado acaba sendo a saída. Existe um novo mercado iniciando neste momento. A saída é ficar atento a novas necessidades das pessoas.

Nesta série sobre proposta de valor, nós personalizamos conteúdos específicos para o marketing e vendas para marcenarias. Este material continua atualizado. Em especial, o material que oferece um passo a passo de como estudar o cliente e preparar uma oferta voltada à solução dos problemas da persona.

Pessoas trabalhando em casa terão problemas e necessidades que o seu negócio pode ajudar a resolver. Estudar as novas necessidades das pessoas ao trabalhar em casa trará uma série de produtos possíveis que poderão gerar oportunidades. A única saída é repensar a sua proposta de valor, personalizar conforme as novas necessidades dos clientes. Coloque-se no lugar do cliente, estude as novas necessidades.

Você deve fazer o cliente enxergar o melhor do seu produto e que você está realmente
muito interessado em proporcionar a melhor experiência para ele.

A definição das diversas personas que você atende, facilita a atualização do seu
posicionamento, o alinhamento interno e principalmente para você ter o foco do cliente.

O que você deve fazer agora?

Você deve trabalhar com as novas oportunidades.  Este material postado em 2017, está mais atualizado do que nunca. Já trazíamos a idéia de um novo modelo de negócio, baseado em plataformas digitais.  Com esta crise provocada pelo coronavírus, destacamos a busca por um novo modelo de negócio. Estamos falando da idéia de diversificar o portfólio de produtos e buscar atender o cliente de forma diferente. Neste artigo, você encontra um bom exemplo sobre aplicação da ferramenta SWOT que ajudará a analisar os pontos fortes, fracos, as oportunidades – tendências e as ameaças. 

Mercado: Casais vivendo em casa junto com os seus filhos, durante o período de isolamento em um ambiente de 70 metros quadrados precisam conviver, trabalhar e se divertir.

Necessidades: Ter um ambiente confortável, climatizado, com ótima internet para poder trabalhar confortavelmente sem interrupções ao mesmo tempo que a família pode usufruir do conforto do lar.

Os problemas neste cenário são inúmeros, veja alguns deles:

  1. Pouco espaço para condicionar mais móveis e uma nova estação de trabalho;
  2. Crianças na sala querendo a atenção dos pais;
  3. Pais precisando se revezar para dar atenção às crianças nas tarefas escolares;
  4. Família tendo que dar conta de cozinhar as próprias refeições;
  5. Família tendo que se revezar nas tarefas domésticas como limpeza da casa, ou manutenção das roupas.

A grande nova oportunidade está disfarçada de um novo problema.

O que a sua empresa pode fazer para ajudar a resolver estes novos problemas?

Fique ligado nos próximos conteúdos da série #EHoradeAgir e saiba como aproveitar este momento de desafios e oportunidades!

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

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