Ainda mais em um momento considerado tenso no mercado atual, onde a busca por mais e novos clientes para se manter é a única estratégia. Sem falar nos problemas operacionais do dia-a-dia que não permitem ao empresário um pensamento calmo com elaboração de planos futuros. Nos momentos de reflexão no final do dia, precisa-se trabalhar as ações para os próximos dias, a nível da operação. Sendo assim, se muitas vezes a intuição funciona, porque perder tempo fazendo planejamento estratégico? Com certeza esta é uma linha de pensamento de muitos donos de marcenaria em todo país.

Como desenvolver este alinhamento é a grande questão. É normal tentarmos encurtar o caminho. Desperdiçamos tempo na busca de soluções mágicas. Flertamos com a sorte para ter vantagem no mercado futuro.
Desenvolver um planejamento estratégico, considerando projeções de futuro é muito complexo e pouco preciso. É preciso considerar questões que acontecem hoje no mercado e refletir sobre as seguintes questões:

- Até onde é possível desenvolver os produtos diferenciados na marcenaria, com a estrutura atual, qual o custo?
- Quais poderiam ser as alianças a serem desenvolvidas com outras marcenarias e fornecedores?
- Quais fornecedores podem realmente me ajudar, podem ser meus parceiros com novos produtos, serviços e tecnologias?
- O que é possível terceirizar?
- O que é possível fazer sozinho? Dentro da marcenaria?
- Que novas tecnologias podem ser implantadas e qual estrutura preciso para isso?
- Qual será o custo de uma nova estrutura?
- Independente de reduzir ou ampliar a estrutura, qual será o custo da mudança?
- O que poderia ser possível comprar já pronto, que hoje está se produzindo internamente com baixo nível de especialização?
- Qual é a posição de mercado para a marcenaria?
- Para crescer e conquistar uma nova posição, qual o investimento necessário?
- Qual é o investimento necessário em recursos humanos para tornar a nova posição sustentável?
- Quando construir uma nova fábrica ou ampliar a marcenaria: quanto vou ter que investir, já que o meu concorrente também fará o mesmo?


- Qual a estrutura da nova marcenaria para atender uma nova estratégia;
- Com uma nova estratégia, inevitavelmente, será preciso uma nova estrutura organizacional;
- Com uma nova estratégia será preciso investir em capacitação de pessoas, como fazer isso?
- Qual a estratégia de incentivo para parceiros e funcionários frente a nova estratégia?
- Como ficará o novo organograma? Quais serão os novos setores da empresa?
- Os novos processos serão diferentes?
- Quais serão os novos incentivos para as pessoas mudarem?
Então é preciso criar um processo de estratégia dinâmica. Não dá para fazer uma única estratégia que leve para o futuro. Todo o “pensar estrategicamente” hoje é:
- Definir quem é o cliente;
- Como gerar valor para este cliente;
- O que acontece fora da empresa;
Levando em consideração estas informações externas, define-se estratégias dentro da marcenaria. Esta forma de pensar e agir, cria vantagens competitivas mais duráveis.
Gostou deste conteúdo? Então leia mais sobre em: Pernas mais finas, cabeças maiores e mais dedos. O que isso tem a ver com a marcenaria?
Sobre a Gabster
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Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
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