Sobre a Duratex

A Duratex atua no mercado há mais de 70 anos e é líder em produção de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários. No centro do que fazem, têm a crença de que o design perfeito é aquele que torna a relação das pessoas com todo e qualquer tipo de ambiente mais harmônico e prazeroso. Para isso, por meio de marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa, Durafloor – oferecem soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar.

Com o objetivo de expandir o grupo do setor de construção civil em novos negócios, o grupo Dexco, anteriormente Duratex, em parceria com a Endeavor, organização global de fomento ao empreendedorismo de alto impacto, em outubro de 2018, lançou o programa Garagem Duratex, onde selecionou sete scale-ups que ofereciam soluções inovadoras ao setor de materiais de construção e decoração.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é uma das maiores empresas multinacionais brasileiras produtora de aço. Há mais de 120 anos entrelaçam a vida das pessoas, nas casas onde moram, nos escritórios em que trabalham, nas pontes, rodovias e viadutos pelos quais passam diariamente. Acreditam que desenvolver produtos com segurança e gerar valor para as pessoas, entrega novas soluções em um ambiente cada vez mais aberto e colaborativo para construir uma história. A sustentabilidade e a inovação são os motores que abastecem a capacidade de operações e o compromisso com o cliente. 

No mesmo sentido que a Duratex, a Gerdau lançou em março de 2019,  o programa Gerdau Builders com o objetivo de incentivar grandes ideias que transformam o setor de construção civil para moradia e reciclagem. Nos dois programas a Gabster se destacou, se colocando entre as 10 empresas consideradas capazes de impactar o futuro, promovendo suas soluções.

O Desafio da inovação aberta

A Gabster, como uma scale-up que busca soluções para transformar os setores da construção, reforma e construção e decoração, levou desafios e oportunidades do mercado para as mentes mais inovadoras das duas gigantes do setor. Desafiar os modelos tradicionais e criar novos produtos disruptivos guiaram as mentorias, encontros e trocas entre diretores, times de inovação e desenvolvimento da Gabster, Duratex e Gerdau. 

A troca de experiências, de um lado a agilidade de uma startup e de outro a força de uma gigante estruturada, resultou em iniciativas inovadoras. A Gabster investiu em pesquisa para alavancar o negócio junto à Duratex e Gerdau, bem como ter acesso à rede de parceiros das empresas e conhecimento sobre a engenharia de produtos dos novos clientes.

 

Iniciativas selecionadas

Com o objetivo de iniciar o projeto de digitalização e aprimorar a jornada do consumidor, o time de modelagem da Gabster, começou a desenvolver componentes paramétricos com o detalhamento técnico necessário para trazer a melhor experiência de marca.  Nesse contexto, foi desenvolvido o Conecta Bim, uma nova ferramenta na qual são disponibilizadas estruturas, painéis, pisos, rodapés, arquivos BIM e modelos 3D ricos em informações para diversos softwares, para além do SketchUp. 

Além dos softwares, o time de relacionamento da Gabster entrou em ação para auxiliar no fortalecimento da conexão entre arquitetos e designers com as marcas. Pautados por buscar a fidelização com os profissionais da arquitetura, atrair novos negócios de forma rentável e avançar no processo de digitalização, foi desenvolvida uma solução que entrega ambientes que podem ser vividos em sua totalidade.

Resultado

O resultado da abertura das gigantes para a inovação, pode ser percebido hoje na Plataforma Gabster. Com todas as trocas entendemos todo o potencial de mercado a ser explorado e por isso estamos hoje atendendo 11 segmentos do mercado da construção, reforma e decoração. 

De todas as iniciativas, o projeto mais audacioso foi o Catálogo Digital que usa um algoritmo de comparação de imagens para identificar os produtos usados em uma decoração, oferecendo aos arquitetos sugestões de combinações. De uma biblioteca de móveis virtuais, os programas se transformaram em 5 projetos que atendem até hoje 3 unidades de negócio do grupo Dexco.

MAIS CONTEÚDOS

📢 Confira as atrações da ForMóbile 2024

📢 Confira as atrações da ForMóbile 2024

Você, marceneiro, arquiteto ou designer de interiores, está pronto para uma experiência que pode revolucionar sua maneira de projetar e especificar ambientes? Então, não perca a Formóbile 2024, a maior feira de móveis e madeira da América Latina, onde a Gabster terá...