É bem verdade que o dia a dia do arquiteto está cada vez mais difícil, buscar clientes, entender necessidade e desejos, projetar com liberdade, negociar com fornecedores, montar orçamentos, elaborar cronogramas, cuidar da equipe, manter-se atualizado e acompanhar projetos na obra, são grandes os desafios para conseguir entregar a melhor experiência aos clientes. E tudo isso, com cronograma apertado e orçamento reduzido.
As tecnologias que provocaram as transformações são as mesmas que proporcionam uma nova maneira de trabalhar. Por isso, separamos as principais iniciativas, que apoiadas por tecnologias promovem melhorias significativas no escritório. Vamos conhecer quais são essas iniciativas?
1. Uso do BIM
2. Utilizar softwares de modelagem mais versáteis
3. Implantar automatização de orçamentos
4. Automação de atividades
5. Integração com parceiros
Fazemos muitas coisas hoje, de forma muito diferente do que a 10 anos atrás. Da mesma maneira como as novas plataformas chegaram para revolucionar a nossa vida pessoal, elas também transformarão a maneira como trabalhamos. Por isso, existe uma tendência para a arquitetura. A inovação se fará cada vez mais necessária, e não somente para quem está começando no mercado de trabalho, passando por uma transformação e se atualizando. Mas para todos os profissionais.
Uma última dica é perceber como as coisas serão feitas de agora em diante. Mais do que pensar em ‘o que fazer’, deve-se pensar em ‘como fazer’. Tarefas mecânicas ou repetitivas serão extintas ou automatizadas. Cálculos repetitivos já são executados em segundos por uma máquina, desenhos de produtos já chegam prontos com muita precisão e mais completos, informações sobre materiais são disponibilizadas prontamente, cálculos de orçamentos são executados de forma online, pedidos são automatizados, sem falar das novas tecnologias de interpretação de imagem para leitura de cores, texturas e objetos.
Então pode-se dizer que uma vez entendida, a transformação vem para melhorar a profissão. Quando tudo estiver organizado e conectado no escritório, mais horas poderão ser dedicadas a arte de criar e melhorar os espaços para a melhor qualidade de vida das pessoas.
Na Gabster nós acreditamos que sempre existirá uma melhor organização do espaço e seus elementos. Por isso, conectamos o design com a manufatura através de uma plataforma de processamento com o objetivo de simplificar todo o processo de concepção, venda, produção e montagem de ambientes personalizados.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Conheça o fluxo de trabalho BIM que reduziu o tempo de construção de um hotel pela metade
Veja neste case de sucesso como a equipe de design de interiores do...
Design de Escritórios no SketchUp com M Moser Associates
A M Moser Associates é uma empresa comercial de design de interiores...
4 atributos do conceito arquitetônico que você deve considerar
Você já parou para pensar quanto o conceito arquitetônico pode...
Novidade: Blocos SketchUp Tumar na Plataforma Gabster
31 novos blocos SketchUp da Tumar Móveis marcam o lançamento desta...
Trimble SketchUp – tecnologia e nuvem de pontos para otimizar projetos de arquitetura
Com o uso das tecnologias Trimble SketchUp, o extraordinário e...
Novidade: Blocos SketchUp Herval na Plataforma Gabster
Aparadores, balcões, cabeceiras, cristaleiras e estofados da marca...
Por que a modelagem 3D é fundamental nos escritórios de arquitetura?
Comunicação fluida com a equipe, facilidade para encontrar soluções...
#06 SketchUp é BIM: etapas do projeto arquitetônico na estrutura e controle de níveis
Todas as etapas do projeto arquitetônico são muito importantes....
Novidade: Blocos SketchUp Zen Design na Plataforma Gabster
Muito já falamos aqui no blog da Gabster sobre a conexão que...