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No conteúdo dessa semana você vai aprender como combinar as opções de Atributos Avançados” e “Agrupar por” para criar uma tabela e listagem de portas e janelas do seu modelo.

Para gerar uma tabela, começaremos adicionando alguns atributos aos componentes de porta e janela no modelo. Especificamente, adicionaremos um  atributo de “tamanho” usando os novos “Atributos Avançados” (você pode acessá-lo clicando no botão “Mais”, na janela Informações da Entidade). 

Além do tamanho, foram criados novos atributos de Preço, URL, Proprietário e Status. Estes campos permitem adicionar informações a qualquer componente e também podem ser categorizados automaticamente no LayOut (veremos como fazer essa ação na sequência do conteúdo).

Esses atributos podem ser usados para adicionar dados a componentes, sem criar componentes dinâmicos.

Além de definir um tamanho para todos os componentes, também queremos garantir que todos os componentes tenham um nome de identificação, conhecidos como instância’’. Nomes de identificação (Instâncias) são definidos na janela Informações da entidade, sendo esses dados que usaremos para criar uma tabela agrupada para nossas portas e janelas.

Na maioria dos casos, todos os elementos de uma porta ou janela terão uma mesma nomenclatura, mas em alguns casos (como uma porta que pode ser aberta para a esquerda ou para a direita), um único componente pode acabar tendo mais de um nome de definição. Neste exemplo, tivemos um componente de porta. Duas dessas portas que abrem para a esquerda foram rotuladas como D1 e a terceira, que abre para direita, foi rotulada como D2. O mesmo componente, mas com funções diferentes no projeto.

Os Nomes dos elementos vão preencher as linhas da tabela quando o modelo estiver no LayOut

Quando os dados estiverem todos definidos no modelo, é hora de gerar um relatório. Ao gerar o relatório, criaremos um novo template, por isso certifique-se de nomear e salvar o seu template. 

O primeiro passo para criar o novo template, é escolher de onde virá a informação. Neste exemplo, queremos informar sobre o modelo inteiro e escolher relatar em um nível de hierarquia específico. Neste caso, o nível 3.

Talvez você esteja questionando-se: “O que diabos é um nível de hierarquia?”. O nível é uma layer dentro do modelo. Nível 1 é o modelo, nível 2 são as construções e objetos soltos e nível 3 são os componentes portas e janelas dentro das construções.

Agora, vamos definir o valor de “Agrupar por”. Este é o atributo pelo qual “Gerar Relatório” agregará os componentes. Nesse caso, queremos que todos os componentes com o mesmo nome sejam consolidados juntos. Por isso, arrastamos a Instância de nome para o campo “Agrupar por”. Finalmente, podemos adicionar quaisquer atributos adicionais que desejamos ter  no cronograma. Neste exemplo, adicionamos “Quantidade” e “Tamanho” à lista de atributos da tabela.

Salvar um template permite que você execute o mesmo relatório em outros trabalhos no futuro.

Agora vamos salvar e executar o relatório. Uma vez que eu executo o relatório, irá aparecer uma tabela de portas e janelas. Sucesso! A última etapa no SketchUp é exportar o relatório, para que possamos carregar um .CSV no LayOut como uma tabela.

Todos os dados que você quer e nada do que você não precisa!

Dentro do LayOut, o relatório é apresentado como uma tabela, o que significa que pode ser editado e estilizado (para que eu possa mudar o cabeçalho da coluna do “Nome da Instância” para a etiqueta). Melhor ainda, podemos usar a ferramenta de rótulo para adicionar linhas de chamadas à janela do modelo apresentando os dados de cada porta e janela. Como o nome do elemento era um atributo padrão do Sketchup, nós simplesmente o escolhemos como um rótulo automático na lista suspensa de informações. (Também é possível usar o tamanho ou o nome do componente,).

É simples assim!

Você viu nesse conteúdo como fugir da correria na hora de transformar seu modelo em um projeto. Através de um trabalho prévio na nomeação e organização de componentes durante a modelagem, você ganha produtividade no SketchUp. 

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