A Turner Construction Company é uma empresa global de serviços de construção com uma forte equipe de 10.000 pessoas, concluindo 1.500 projetos anuais. Com um faturamento de $13 bilhões, a empresa sediada na América do Norte construiu autoridade por entregar projetos grandes e complexos usando tecnologias inovadoras e emergentes, que podem ser construídos por equipes regionais de Projeto e Construção Virtual (VDC). Veja neste super case de sucesso, como o SketchUp potencializa os fluxos de trabalho da Turner Construction Company.

Sendo um desses departamentos liderado por Renzo di Furia, com quinze anos de experiência em construção de modelos de construção atuando como Gerente VDC Regional Noroeste. O grupo de Renzo desenvolve melhorias de processos operacionais por meio de pesquisa aplicada, com especialização em modelagem paramétrica e pré-fabricação digital. Este case fala sobre como a equipe alavanca tecnologias e pesquisas, para entregar projetos de alto impacto.

Renzo, conte-nos um pouco sobre você e como começou a modelar 3D

Comecei minha carreira trabalhando como carpinteiro enquanto cursava a faculdade para obter o diploma de Gerenciamento de Construção na Universidade de Washington. Depois de me formar, trabalhei como engenheiro de projeto para um grande empreiteiro comercial em Seattle por cerca de cinco anos. Naquela época, havia uma necessidade regional de mais superintendentes de projeto (um gerente de projeto local que garantisse a qualidade e o sucesso do projeto), então fiz a transição e servi nessa posição por quinze anos, trabalhando em muitos projetos de alto perfil.

Entrei para a Turner como superintendente de concreto em 1999, quando nosso escritório em Seattle começou a executar concreto por conta própria. O concreto auto executável significa que uma empresa entrega todo o trabalho de um projeto sem depender de empreiteiros externos.

2-gabster-imagem-ciclo-de-concretagem-sketchup-na-construção-civil

Imagens no sentido horário da parte inferior esquerda mostrando um ciclo de concretagem. Criado no SketchUp.

Logo depois, recebi uma oportunidade patrocinada pela empresa para aprender e implementar um fluxo de trabalho de estimativa baseado em modelos. Eu tinha feito aulas de SolidWorks alguns anos antes em uma faculdade comunitária e também havia construído modelos físicos, mas o tempo e o dinheiro necessário, impediram a implementação em todos os projetos da empresa. A ideia de modelagem virtual e a perspectiva de estimativa era boa demais para deixar passar.

3-gabster-imagem-rampa-de-velocidade-sketchup-na-construção-civil

Esquerda: modelo SketchUp de uma rampa de velocidade. À direita: imagem do site mostrando a rampa de velocidade em construção pela equipe da Turner.

Após o treinamento, em 2006 comecei nosso programa de estimativa baseado em modelo, que se concentrou em apoiar as operações de concreto autoexecutáveis ​​da empresa. Esse primeiro sucesso levou as implementações baseadas em modelos subsequentes que agora se tornaram a base do meu departamento de VDC.

Projetamos e implementamos formas de concreto e vergalhões, produzimos desenhos de içamento, planejamos o layout do local para uma logística segura e eficiente, também fornecemos estruturas de madeira, siderúrgicas diversas e digitalização a laser. Além disso, temos uma oficina de construção de maquetes com impressoras 3D e uma fresadora CNC industrial que usamos para pré-fabricação de formas de concreto.

4-gabster-imagem-loja-fabricação-sketchup-na-construção-civil

Foto da loja de pré-fabricação de Seattle VDC.

Você agora tem um papel fundamental na Turner. Conte-nos sobre ele e a equipe que você gerencia.

Hoje gerencio a equipe de design e construção virtual (VDC) de Seattle. Operamos como um grupo centralizado, fornecendo todo o conhecimento necessário, e não colocamos mais os engenheiros da VDC em vários locais de trabalho. Com o tempo, expandimos gradualmente nossos serviços para incluir outras unidades de negócios da Turner, agora um terço do nosso volume de trabalho é para projetos fora da unidade de Seattle.

Como equipe, temos mais de 120 anos de experiência combinada em construção, com uma mistura de arquitetos, engenheiros de projeto, carpinteiros, construção e tecnólogos de arquitetura. Nós variamos de estagiários a profissionais experientes, recém-formados a pessoas com mestrado e doutorado. No geral, é um grupo altamente qualificado com experiência em tecnologia e operações.

5-gabster-imagem-time-turner-sketchup-na-construção-civil

Turner Construction Team Escala figuras desenhadas com SketchUp.

Quais são alguns de seus projetos típicos?

6-gabster-imagem-projeto-turner-sketchup-na-construção-civil

Projeto Turner’s Pike Place Market

A Turner oferece pré-construção, demolição, construção, redesenvolvimento, reforço sísmico, reparo de infraestrutura e serviços de renovação em projetos que variam de escolas a estádios, residências, comércios, escritórios de vários andares, empreendimentos de uso misto, aviação, transporte, saúde e infraestrutura.

7-gabster-imagem-projeto-turner-aquario-de-seattle-sketchup-na-construção-civil

Renderização mostrando uma visão aérea do projeto Turner do Aquário de Seattle

Alguns projetos emocionantes da Turner incluem o Aquário de Seattle, que está atualmente em pré-construção. É um pavilhão de 50.000 metros quadrados, com um tanque de água quente de 325.000 litros que abrigará tubarões, raias e outras espécies maiores.

8-gabster-imagem-projeto-turner-seattle-aquario-sketchup-na-construção-civil

Uma renderização do projeto de Turner no Aquário de Seattle

Outro projeto icônico da Turner que está atualmente em construção é a torre de 42 andares localizada na 555 108th. Definido como o mais alto do subúrbio de Bellevue, em Seattle, ele tem aproximadamente um milhão de metros quadrados de espaço alugável. O núcleo de concreto e a torre da superestrutura de aço incluem um pavilhão, uma praça pública, um pavilhão de varejo no nível da rua e cinco níveis de estacionamento abaixo do nível do solo.

9-gabster-imagem-sketchup-na-construção-civil

Turner 555 108º em Bellevue, Seattle

10-gabster-imagem-renderização-sketchup-na-construção-civil

Uma renderização do 700 Dexter Yard Project

Como você inicia um novo projeto?

A maioria dos nossos projetos começa na fase de pré-construção, normalmente com um contrato de custo de preço máximo garantido. Com este tipo de contrato, o cliente tem a garantia de que o projeto não ultrapassará um determinado preço, independentemente de fatores variáveis ​​como custos de material ou flutuações econômicas. Ao contrário de licitações, negociamos contratos com proprietários que frequentemente são clientes recorrentes. Normalmente somos contratados durante a pré-construção para ajudar a desenvolver e concluir o projeto, um processo que às vezes leva mais de um ano antes do início do trabalho no local.

Além disso, apoiamos nosso departamento de desenvolvimento de negócios com a geração de lances, criando conteúdo visual que conta uma história clara de como planejamos construir o projeto. Isso pode assumir a forma de modelos de madeira impressos em 3D ou cortados a laser, produzidos em nossa loja de modelos no local. Quando o projeto é concedido, o próximo passo é fazer uma estimativa.

11-gabster-imagem-modelos-de-estimativa-sketchup-na-construção-civil

Um exemplo de modelos de estimativa de Turner. Da esquerda para a direita: modelo de controle de qualidade (SketchUp), modelo de concreto (ArchiCAD) e modelo de envelope externo (SketchUp).

Para fins de estimativa, sempre construímos nossos próprios modelos 3D com um modelo de controle de qualidade no SketchUp para mapear a metragem quadrada, a área de superfície e o volume desejado. Em seguida, construímos um modelo concreto detalhado no ArchiCAD, planejado com o processo de execução automática em mente. Por fim, criamos um modelo de envelope externo no SketchUp especificamente para cálculo de quantidade.

12-gabster-imagem-plano-de-logistica-2D-sketchup-na-construção-civil

Planos de logística 2D ainda estão sendo usados ​​hoje por muitos profissionais.

Além disso, exploramos o planejamento logístico em 3D usando o SketchUp para desenvolver a sequência de construção e outros desenhos detalhados. Em vez de simplesmente listar os dados, pretendemos contar uma história rica e multidimensional e mergulhar o cliente em nossa solução.

O SketchUp nos equipa para desenvolver e contar uma narrativa visual muito melhor em 3D. Também garante que os designers pensem mais na proposição de soluções impactantes.

O que a tecnologia adicionou à eficiência do processo da Turner?

Sempre nos concentramos em refinar nosso processo sobre o acúmulo de tecnologia, especialmente ao explorar novas oportunidades de usar a modelagem de tolerância de construção para melhorar os fluxos de trabalho existentes. Para alcançarmos uma implementação repetível, previsível e escalável, percebemos que as melhorias precisam ser familiares, fáceis de entender e compatíveis com as práticas existentes. Ao adotar uma abordagem científica em que a prática e os resultados medidos são mais importantes do que uma hipótese, fomos capazes de evitar consequências negativas e indesejadas.

Embora utilizamos muitos programas de software 3D, nosso fluxo de trabalho utiliza SketchUp para mais de 50% de todas as tarefas de modelagem.

A capacidade que o SketchUp nos dá de fazer um pré-planejamento em grande detalhe usando a modelagem, nos ajudou a eliminar o desperdício enquanto aumentava a produção, a qualidade, a segurança e a satisfação do cliente.

15-gabster-imagem-render-projeto-turner-sketchup-na-construção-civil

Renderização do projeto Waverly de Turner.

Que outros produtos a Trimble contribuem para o seu fluxo de trabalho?

Nosso conjunto de tecnologia é extenso e inclui software e hardware Trimble. Recentemente, adquirimos um scanner TX8 para digitalização a laser e usamos o Trimble RealWorks para processamento e análise de nuvem, entre outros pontos. Contamos com Trimble Total Stations para layout baseado em modelo.

Tekla da Trimble é a referência para todos os nossos modelos de desenho de levantamento de concreto e vergalhões. Ele nos permite realizar um planejamento detalhado, para sequências de instalação complexas, um processo que nem sempre é pré-planejado na indústria.

Fazer isso elimina muitos desperdícios, erros e nos ajuda a aumentar a eficiência em nosso processo de construção.

16-gabster-imagem-modelho-vergalhão-sketchup-na-construção-civil

No sentido horário a partir do canto superior esquerdo: 1. Um modelo de vergalhão da Capital Hill Light Rail Station criado no software Tekla da Trimble | 2. Estação de Metro Ligeiro Capital Hill in situ. | 3. Fundações para 425 Fairview.

Quais são as tendências futuras que você prevê no setor? A tecnologia pode desencadear um maior crescimento na indústria da construção?

A pré-fabricação digital e o uso de robótica de construção são duas áreas que terão um crescimento e adoção consideráveis. Essas tecnologias dependem muito de habilidades sofisticadas de construção e coordenação de modelos, então estou animado para ver aonde isso vai nos levar. Estou confiante de que criaremos ambientes de trabalho aprimorados e recuperaremos a habilidade perdida. Para garantir o sucesso, a indústria precisará fazer um trabalho melhor, oferecendo oportunidades de carreira atraentes para jovens profissionais interessados ​​em tecnologia e construção.

Sobre a Turner

A Turner Construction Company foi fundada em 1902 por Henry C. Turner e foi pioneira no uso de concreto armado com aço durante a virada do século para criar edifícios mais seguros, resistentes e eficientes. Hoje, a Turner tem uma abordagem de inovação que canaliza a engenhosidade de seu pessoal para fazer descobertas e entregar novos valores aos clientes e parceiros. Os escritórios corporativos da Turner Construction estão localizados na cidade de Nova York.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ