SketchUp é BIM e você ainda não sabe? Durante muitos anos, lendas e narrativas equivocadas foram criadas sobre o SketchUp, classificando o software como um simples modelador 3D. Essa narrativa existe até hoje, mesmo sem nenhum sentido, e muitos profissionais acabam perdendo a chance de potencializar o seu fluxo de trabalho por puro preconceito e falta de conhecimento sobre tudo o que o SketchUp pode proporcionar. Talvez esse seja o seu caso? Fique tranquilo, preparamos este conteúdo especial com todas as respostas que você procura. Entenda de forma definitiva como o SketchUp consegue entregar um BIM real, mais prático, acessível com maior alcance e presença. Boa leitura!

No primeiro conteúdo da Série SketchUp é BIM, você vai entender como o SketchUp consegue entregar um BIM real e acessível a sua realidade. Por isso, esqueça de uma vez por todas aquela ideia de BIM super complexo e de altíssimo custo, isso é coisa do passado. Agora chegou a vez de você entender porque e como o SketchUp é BIM.

SketchUp é BIM – Interoperabilidade

Através do Trimble Connect o SketchUp funciona como um gerenciador de projetos, armazenamento em nuvem, controle de compatibilidade e troca de arquivos.

Veja no detalhe algumas das funcionalidades do Trimble Connect:

• Armazenamento em nuvem: Ilimitado e com controle de versões, isso mesmo, você pode armazenar o que quiser e sem se preocupar com alterações e espaço.
• Gerenciador de projetos: aqui você pode controlar a equipe, ver atividades, histórico, fazer convites, criar tarefas e fazer comentários.
• Trabalho em equipe: todo e qualquer tipo de arquivo pode ser compartilhado, e algumas extensões aceitam trabalho virtual em tempo real.
• Controle de colisões: on-line e automático, analisa arquivos e destaca as colisões para o trabalho de compatibilização entre projetos.
• Sincronizador: além de economizar com outros softwares, você também economiza com armazenamento, o SYNC consegue sincronizar seus dados da máquina com a nuvem, assim como outros serviços pagos de armazenamento em nuvem.

SketchUp é BIM – IFC

A forma mais prática de transitar informações entre softwares é através da extensão IFC, além de aceitar as classificações IFC 2×3 e 4 o SketchUp trabalha muito bem junto com o Trimble Connect para essa gestão de equipe e controle do projeto.

SketchUp é BIM – Dinamismo

O SketchUp ficou famoso por sua extensa biblioteca virtual de acesso universal, pois bem, qual software melhor para popularizar o BIM? Eis que o jogo mudou, com seu alcance, sua popularidade, facilidade e extensa aceitação dos produtores em virtualizar seus produtos, o SketchUp se torna não só o software BIM do momento, mas do futuro também.

Com os Componentes Dinâmicos e agora com os Live Components, a indústria tem uma grande chance, muito mais acessível, para difundir seus produtos com as informações que o BIM precisa. Bibliotecas ricas em dados, dinamismo e imensa liberdade de integrações com diversos sistemas.

Isso é tão realidade que através da Gabster, grandes empresas estão enviando para as máquinas de produção componentes dinâmicos direto do SketchUp.

Popularidade, acessibilidade, funcionalidades, custos e liberdade, esses são pilares que tornam possível o BIM real, e não o BIM utópico que tem sucumbido em mares de complexidade e custos de outros softwares.

SketchUp é BIM – Estrutura de Projeto

O uso do SketchUp para maquetes eletrônicas é bem popular, mas não explora uma parte extremamente rica do SketchUp, que são as suas múltiplas formas e opções para se estruturar e organizar o projeto. Esse excesso de liberdade confundiu as pessoas, que por muitas vezes entendem que por não ter algo pronto e rígido de outros softwares, o SketchUp não tenha essa função.

Mas sim, o SketchUp consegue estruturar em diversos formatos o projeto, controlar níveis de altura, níveis de camadas, estruturas IFC e tudo de forma muito livre e prática.

SketchUp é BIM – Extração de Dados

Outro recurso que muitos ignoram ou desconhecem, o SketchUp consegue extrair de forma muito efetiva e prática, praticamente qualquer dado que você imaginar. Com a programação dos componentes totalmente livre e as ferramentas de relatório nativa ou especializadas como os da Gabster, e os diversos formatos de organização, você consegue criar ou fazer praticamente qualquer coisa que imaginar.

Junto com o LayOut, Trimble Connect e as extensões, os dados conseguem trafegar de forma segura e muito intuitiva, suas tabelas e relatórios são integrados e totalmente automatizados.

👉 Aqui está o segredo sobre renderização em tempo realSabemos que um render bem feito pode fazer a diferença na hora da apresentação de um projeto. E contar com todo o potencial do V-Ray 5, junto ao SketchUp, pode fazer a diferença para o seu escritório.

SketchUp é BIM – Precificação

Com a conexão direta com a indústria e fornecedores, você consegue extrair valores e fazer orçamentos detalhados direto no SketchUp, inclusive fazer pedidos, efetuar vendas e produzir.

Conclusão

Você viu nesse conteúdo incríveis funcionalidades e ferramentas que provam porque o SketchUp é BIM. Preços acessíveis, popularidade, 3D Warehouse, Extension Warehouse, Trimble Connect, relatórios, dinamismo, indústria conectada, IFC, facilidade, liberdade e personalização.

A lista de benefícios e vantagens de ter o SketchUp no seu fluxo de trabalho é grande. Que tal marcar uma apresentação com o nosso time comercial e entender na prática como implementar o SketchUp BIM no seu escritório ou fábrica?

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ