Lorena Garduño Cuéllar, Regina González Bermudez e Natalia de la Torre Spinolo são as fundadoras do Studio Maison Co, um estúdio de design de interiores. Além de compartilhar dicas sobre design de interiores nas redes sociais, elas tocam projetos abrangentes de arquitetura, styling, design de móveis e de interiores.

O Studio Maison Co. é um estúdio com foco em design de interiores criado por três jovens mulheres mexicanas que compartilham como o SketchUp ajudou no desenvolvimento do trabalho delas. Elas são especialistas em arquitetura, design de interiores, de móveis e styling e compartilham dicas de design sobre esses projetos nas redes sociais. As fundadoras Lorena, Regina e Natalia compartilharam a história delas com a gente.

Como vocês descrevem o estúdio?  

O Studio Maison Co é uma empresa com o objetivo de criar espaços onde os clientes se sintam confortáveis e amem viver. É essencial que o design seja funcional, e nós nos esforçamos para equilibrar a funcionalidade com a estética. Nosso foco principal é o design de interiores, mas também acompanhamos todas as etapas do ciclo de construção.

Em geral, começamos quando o projeto está em construção, mas não totalmente concluído. Às vezes, delegamos os sistemas mecânicos ou elétricos e ficamos escolhendo materiais, móveis e objetos de decoração. Prestamos atenção em cada detalhe, pensando em móveis variados e materiais diferentes para criar ambientes funcionais, bonitos e harmoniosos.

Nós contamos com o SketchUp, que nos permite olhar para cada detalhe com cuidado. Nossas equipes usam o SketchUp para visualizar tudo, como fitas de LED, iluminação, ferragens decorativas e a combinação de materiais, garantindo que tudo faça sentido junto. Nossos projetos incluem plantas de design de interiores, mood boards e tours virtuais.

Natalia, Regina e Lorena, criadoras do Studio Maison Co. Imagem de cortesia do Studio Maison Co.</p>
<p>
Natalia, Regina e Lorena, criadoras do Studio Maison Co. Imagem de cortesia do Studio Maison Co.</p>
<p>

Os projetos do Studio Maison Co se destacam por criar atmosferas aconchegantes e elegantes com mobília personalizada. Um modelo de renderização e outro feito no SketchUp da mesma cozinha.

Como o estúdio surgiu?

Somos amigas há anos e estudamos design de interiores juntas. Trabalhávamos em empresas diferentes, mas, com a pandemia, vimos um aumento na demanda pelo design de interiores, já que muitas pessoas estavam querendo modificar o ambiente delas. Foi quando decidimos abrir nosso próprio estúdio para ajudar essas pessoas.

Como vocês definiriam o estilo de vocês e de quais tendências vocês mais gostam?

Não temos um estilo bem definido. Nós nos adaptamos ao espaço e às preferências do cliente. Evitamos repetir coisas e gostamos de nos reinventar a cada projeto. Cada uma de nós tem um estilo diferente e, com a combinação deles, formamos uma ótima equipe. A gente se completa.

Modelo feito no SketchUp e fotografia de uma cozinha. Imagens de cortesia do Studio Maison & Co.

Como vocês conheceram o SketchUp e para o que o utilizaram?

Nosso primeiro encontro com o SketchUp foi na faculdade, baixando objetos do 3D Warehouse para concluir projetos de design de interiores. Com o tempo, aprimoramos nossas habilidades e começamos a fazer os modelos do zero. Aprender a fazer modelos estabeleceu uma base que usamos até hoje no estúdio: ainda projetamos móveis personalizados. O ecossistema de ferramentas do SketchUp compõe 95% do software de design que usamos no estúdio.

O Studio Maison Co usa o SketchUp como uma ferramenta de comunicação visual. Quando mostramos aos clientes nossos modelos e renderizações, eles entendem o projeto como um todo. No tour virtual que criamos, eles podem ver as proporções, os materiais, o design e muito mais.

Usamos o LayOut para criar plantas de documentação em 2D e layout detalhado de móveis.

Modelo do projeto Moctezuma feito no SketchUp. Plantas criadas no LayOut para o projeto Moctezuma. Imagem de cortesia do Studio Maison Co.

Qual é o seu fluxo de trabalho de design tradicional?

Começamos conversando com o cliente para determinar as necessidades e a visão para o espaço dele. Quando tudo estiver alinhado, definimos o escopo do projeto e fornecemos um orçamento. Depois de aprovado, agendamos uma visita no local. Depois dessa visita, usamos as dimensões para criar o modelo, adicionamos materiais e elementos de styling para então criar o tour virtual e o mood board. Usamos o LayOut e o SketchUp para apresentar o projeto ao cliente e fazer as mudanças necessárias.

Apresentação virtual do projeto Moctezuma. Animação de cortesia do Studio Maison Co.

Depois que o projeto é aprovado, criamos plantas e layouts detalhados dos móveis usando o LayOut. O LayOut é muito fácil de usar em conjunto com nossos modelos do SketchUp e é versátil o suficiente para nos dar detalhes necessários para a fabricação e instalação. Na hora de criar o design, nós supervisionamos a montagem feita pelos empreiteiros, sempre comparando com nossas plantas do LayOut.Modelo do SketchUp, fotografias e documentação de armazenamento integrado personalizado. Imagens de cortesia do Studio Maison & Co.

Modelo do SketchUp, fotografias e documentação de armazenamento integrado personalizado. Imagens de cortesia do Studio Maison & Co.

Modelo do SketchUp, fotografias e documentação de armazenamento integrado personalizado. Imagens de cortesia do Studio Maison & Co. 

Vocês têm alguma dica para quem quer criar e começar um negócio?

Para quem quer começar um negócio: estude e pesquise como criar uma empresa do zero, inclusive em termos legais e administrativos. É importante ter experiência técnica e um entendimento maior de como as coisas são feitas. Trabalhe para alguém, ganhe experiência, junte tudo o que puder, depois abra sua empresa.

Para encerrar, onde vocês se veem daqui a cinco anos? 

No futuro, o Studio Maison Co. vai ter mais funcionários e trabalhar em áreas novas: planejamos lançar uma linha de móveis e uma lista de presentes, em que os clientes poderão personalizar o ambiente deles. Além disso, vamos ter um showroom para uma interação maior com os clientes.

Documentação do LayOut e foto de um suporte de livro decorativo. Imagens de cortesia do Studio Maison Co.

Sentiu inspiração para projetar ambientes do seu jeito? Experimente uma avaliação gratuita do SketchUp e confira as ferramentas avançadas que o Studio Maison Co. usou no projeto.

Sobre o Studio Maison Co.

O Studio Maison Co. foi criado em 2020 por Natalia, Regina e Lorena, depois de conquistarem o diploma em design de interiores e ganharem anos de experiência em outras empresas. Elas são especialistas em serviços de design de interiores e móveis personalizados. Você pode acompanhar todos os projetos e dicas de design delas no Instagram.

Conheça quem escreveu

Mariana Rivera

Amante de móveis antigos e da natureza, Mariana gosta de processos eficientes com foco em arquitetura. Embora adore sair, ela ama ficar em casa com sua família e seu amado cão salsicha.

 SketchUp Brasil