Veja neste conteúdo como projetar marcenaria no SketchUp através de um incrível passo a passo, utilizando os gabaritos dos eletrodomésticos Electrolux.

Os móveis planejados são a melhor solução para aproveitar todos os espaços de um ambiente. Aquele projeto de móveis certo, personalizado do jeito que você precisa, adaptado à sua necessidade e ao seu desejo.

Contudo, nenhum projeto é uma ilha, como também nenhum elemento é uma ilha. É preciso pensar o projeto de marcenaria em conjunto com os projetos de iluminação, de revestimento, marmoraria, e também com demais elementos, como os eletrodomésticos. Para projetar marcenaria no SketchUp facilmente e com segurança, é possível inserir o mobiliário considerando os gabaritos dos eletrodomésticos.

Veja neste passo a passo como posicionar a caixa de um refrigerador com segurança. Dica: baixe aqui a Plataforma Gabster e faça na prática junto com este tutorial.

Passo 1: Acessar o nosso catálogo e navegar até os componentes escolhidos:

Projetar marcenaria no SketchUp - Passo 1.1
Projetar marcenaria no SketchUp - Passo 1.2

Neste exemplo, vamos utilizar componentes da nossa parceira Electrolux.
Além da biblioteca de blocos sketchup inteligentes, a parceria Gabster e Electrolux disponibiliza aos clientes benefícios na compra dos produtos incluídos nos projetos. Acesse o ShopClub Electrolux e aproveite.

 

Passo 2: clique no componente escolhido, a Plataforma irá inserí-lo no seu SketchUp, basta posicionar onde quiser, neste caso, vamos colocar a geladeira no ambiente, observe que ao entorno da geladeira existem linhas, esse é o gabarito com as distâncias que o fabricante pede de afastamento dos móveis, você pode usar o gabarito para posicionar a geladeira na parede com o seu afastamento traseiro, esse gabarito também irá servir para projetar nossa marcenaria nas medidas corretas:

Projetar marcenaria no SketchUp - Passo 2
Passo 3: Vamos acessar algumas peças de marcenaria para compor nossa caixa no entorno da gelaira, vá ao segmento móveis e busque as peças avulsas conforme a imagem:
Projetar marcenaria no SketchUp - Passo 3
Passo 4: Com as peças no projeto, agora podemos utilizar nosso gabarito como guia de tamanho para o móvel, basta posicionar com o mover, e depois utilizar a escala para ajustar o tamanho:
Projetar marcenaria no SketchUp - Passo 4
Passo 5: Pronto, em poucos minutos você tem um projeto personalizado de acordo com os elétros escolhidos, os gabaritos possuem as medidas mínimas que o produto precisa no seu entorno, em frente ao produto temos a distância da abertura das portas, esses elementos ajudam muito o ato de projetar. Agora você pode continuar com outros itens, microondas, lava-louças e toda a cozinha feita com tranquilidade.
Projetar marcenaria no SketchUp - Passo 5
Projetar marcenaria no SketchUp - Projeto Completo

Conclusão

A conclusão é simples, mais um exemplo do poder dos gabaritos em economizar nosso tempo, imagine isso no dia a dia. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que o SketchUp e a Gabster podem te proporcionar!

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ