Uma das maneiras de medir o crescimento da empresa é analisando seu fluxo de caixa e seu faturamento. Assim, quando os recursos utilizados internamente não trazem segurança quanto aos números no final do mês, o sinal de alerta deve ser ligado: está passando da hora de rever os processos do escritório e buscar uma melhor organização!
Acompanhe o nosso post e veja o que pode estar passando despercebido, impactando a sua relação com o cliente e os resultados do negócio.

Os diversos itens que compõem um projeto

Independente do tamanho e de sua complexidade, a utilização de diversos tipos de produtos, acabamentos e marcas em um projeto é algo natural e que faz parte do dia a dia dos escritórios de arquitetura e design. Você já parou para pensar ou, até mesmo, contabilizar o tempo gasto procurando informações e produtos para compor o seu projeto?

Para que você se sinta o mais seguro possível em apresentar o projeto, o orçamento, e, de fato, fechar a venda com o cliente, são várias etapas. Inúmeras buscas, ligações, visitas ao fabricante, até conseguir as especificações técnicas dos produtos e validar a consideração de todos os itens no orçamento.

O “pesadelo” muitas vezes começa justamente após o fechamento, durante a execução da obra. É ali que os erros de projeto e detalhamento começam a aparecer. Você se dá conta de materiais que não foram considerados no orçamento, o tempo de execução que, pelo seu planejamento, seria de 10 horas e acabou levando 15h, especificações, aquelas que te renderam horas de trabalho lá no início de projeto, e agora te trarão uma enorme dor de cabeça, pois o site do fabricante não estava atualizado e todo seu projeto foi baseado em cima de dados incorretos.
Como explicar tudo isso para o cliente? Você já deve estar imaginando quem saiu no prejuízo.

É preciso considerar os seus produtos e o diferencial do seu serviço.

É importante que o orçamento de todos os produtos, do maior ao menor dos acessórios, seja baseado em preços reais e atualizados, . Além disso, é essencial que a sua prestação de serviço também seja considerada com atenção, evitando que você tenha que tirar do próprio caixa recursos para suprir erros e falhas de planejamento.

Alguns escritórios já saíram na frente. E o seu?

Todas as dificuldades citadas acima estão muito presentes em escritórios que ainda concentram os seus processos em práticas manuais. Ou seja, não possuem uma base segura e atualizada para a coleta de informações técnicas, os orçamentos ainda dependem de planilhas e do olhar de uma pessoa que dedica a maior parte da sua jornada de trabalho para coletar informações, preencher e atualizar planilhas.

Alguns escritórios, porém, já saíram na frente. Eles investem em processos automatizados e softwares modernos, concentrando em um só lugar todas as informações que precisam: preço, especificação técnica dos produtos, atendimento a normas ABNT. E mais, possuem a facilidade do catálogo Online e, principalmente, segurança em todos os processos, do esboço ao projeto executivo, do rascunho à concepção da obra. Estes investimentos em pontos-chave tornam o escritório mais eficiente, acelerando a sua expansão e visibilidade no mercado.

O Método do Escritório Eficiente Gabster é um conjunto de bibliotecas de componentes 3D paramétricos, templates prontos para SketchUp e acesso a treinamentos especializados que tornam todo o trabalho no escritório muito mais fácil e organizado.

Ao implantar a solução, todos os projetos ganham agilidade com menor custo para o escritório.

Conclusão

Ao longo da leitura, foi possível entender que a mudança de Mindset, tão falada nos últimos anos, é necessária para quem busca crescer no mercado do design e arquitetura. Acredite, se você ainda é refém de processos exclusivamente manuais, está na hora de rever a rota e reavaliar todos os aspectos da sua empresa. Ou faz parte do seu planejamento ficar para trás em um mercado de constante transformação e que cresce diariamente?

método de trabalho padronizado Gabster

Revolucione o fluxo de trabalho do seu escritório, a partir de uma sequência lógica de passos pré-definidos. Atinja melhores resultados, fazendo menos esforço e com maior previsibilidade.

Entenda como a Gabster conecta todo o ecossistema da construção, reforma e decoração, eliminando uma série de ruídos e problemas, para todos os envolvidos no projeto.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ