Fazer a gestão do escritório de arquitetura ou design é um grande desafio para diversos profissionais que saem da universidade e decidem abrir o seu próprio negócio.

Na faculdade, as disciplinas são mais focadas na criação e execução de projetos, e por isso, muitos profissionais recém formados acabam enfrentando dificuldades na vida empreendedora.

Entender de finanças, marketing, RH e todas as demais áreas de um negócio consome muito tempo e energia. Você já passou por esses desafios? Compartilhe conosco nos comentários deste blogpost.

Mas engana-se quem pensa que somente recém formados passam por desafios ao abrir um escritório. Muitos empresários, já experientes, possuem diversos problemas na gestão do negócio e acabam perdendo tempo, dinheiro e oportunidades de expandir o escritório.

Os principais desafios desses empresários são:

1 – Gestão do Negócio – Entendimento de diversas áreas que compõem um negócio: finanças, marketing, RH e outras.

2 – Gestão da Equipe de Projetos – Entendimento sobre como gerir a equipe e fazer a gestão dos projetos, sem perder prazos de entrega e informações importantes. Muitos erros acontecem nesta etapa, causando prejuízos para o cliente final.

3 – Gestão Financeira – Gerir as contas do escritório, custos fixos e variáveis, além de saber quanto cobrar em cada projeto, e ainda, trabalhar dentro do orçamento prévio dos clientes.

4 – Dificuldade em Processo – Entendimento sobre como é o fluxo de trabalho do escritório, após a entrada de um novo projeto.

Todos esses desafios, se não observados com a devida atenção, podem desencadear uma série de pequenos problemas, que inevitavelmente irão comprometer os resultados do escritório.

Um processo mais fluido com SketchUp e PowerArq

Sabemos que um dos dilemas no escritório de arquitetura é escolher um software que entrega recursos e soluções ao escritório, em todas as etapas do projeto, do esboço ao executivo.

Muitos escritórios, por falta de atualização e mindset fixo do próprio dono, acabam trabalhando com processos extremamente artesanais, com mais de 3 softwares no fluxo de trabalho e diversas etapas desnecessárias. Veja no exemplo abaixo, a quantidade de retrabalho que um processo comum pode causar no dia a dia de um escritório:

Você se identificou com o cenário que descrevemos até o momento? Como falamos no início do post, independende da sua dor, hoje vamos compartilhar dicas e estratégias valiosas para você trabalhar de forma mais fluída e sem desperdícios.

A primeira dica é que você não precisa sair do SketchUp! Isso mesmo, você consegue executar todas as etapas do projeto dentro desse poderoso software 3D! A segunda dica é que utilizando Catálogo BIM do PowerArq, você economiza tempo e muito esforço na hora de gerar o orçamento do seu projeto, é isso mesmo!

Veja no esquema abaixo, como o processo de criação do projeto é mais simples e fluído com SketchUp e PowerArq.

Conclusão

Se você chegou até aqui, espero ter provocado reflexões e provocações em você sobre o seu atual fluxo de trabalho. Lembre-se que você não está sozinho ou sozinha. É fácil obter mais produtividade e organização no seu dia a dia, conte com a Gabster e o PowerArq para essa missão. Abaixo separei alguns conteúdos especiais, aproveite! 😁💪

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ