fbpx

Nossos conteúdos especiais neste período de quarentena propõem reflexões sobre as mudanças no mercado da arquitetura e um caminho para seguir. No texto anterior, elencamos alguns benefícios de criar projetos em casa e as vantagens que a mudança de comportamento podem trazer para o seu escritório. Agora, é hora de falar de tecnologia.

Para começar, o número de visitas ao cliente pode ser reduzido se, para dar início ao projeto, você contar com a aplicativos que usam a realidade aumentada para localizar superfícies planas e medir o comprimento ou a altura da área pela câmera do celular. É o caso do Measure ou do RoomScan. Com eles, você pode ter as noções básicas da casa do seu cliente e começar a criar. E o melhor: o desenho gerado a partir do aplicativo pode ser exportado em .pdf ou em .dxf para o SketchUp 2020.

Outro aplicativo muito bacana – e útil – é o Sun Seeker. Ele verifica como a luz solar atinge um ambiente ou um terreno ao longo do dia e ainda simula as estações do ano. Ou seja, você vai saber como o sol se comporta ali no inverno e no verão. Com o GPS e a câmera do smartphone dá pra projetar com mais assertividade e confiança. E sem sair do escritório.
Depois dessas facilidades que antecedem o projeto em si, temos a tecnologia que facilita a mão na massa. Muitas das soluções que o arquiteto precisa estão reunidas em uma única plataforma. Se, anteriormente, você tinha componentes fictícios que serviam apenas de marcação e não poderiam ser produzidos ou comprados ou se precisava baixar um catálogo super pesado que ocupava toda a memória do seu computador, agora, a realidade é outra. Na Plataforma Gabster, por exemplo, você acessa mais de 10 mil componentes de 200 diferentes fornecedores. Todos os itens são atualizados e monitorados pelas próprias marcas com a curadoria da Gabster.
Se você tinha aquela dúvida: será que o produto que escolhi para colocar no meu 3D está atualizado ou atende as normas BIM? Ou: a coleção ainda está vigente e os produtos não foram descontinuados? Essa preocupação não existe mais. Além dessa enorme vantagem, o arquiteto tem acesso a bibliotecas que facilitam a construção de projetos com esquemas estruturais, composição de materiais, custos, recursos para fabricação, identificação das partes e do processo, tudo pronto para o uso. Ou seja, usando uma única plataforma o escritório tem mais:
  • Agilidade: proporciona a tradução do projeto 3D para a documentação 2D e técnica da construção em minutos, plugins, motores de cálculo e integração com fornecedores.
  • Precisão: os componentes BIM (Building Information Modeling) seguem as normas e exigências dos padrões de mercado.
  • Interoperabilidade: colaboração entre equipes através dos diversos formatos de arquivo 3D, 2D e BIM (incluindo DWG e IFC).

Depois de todas essas etapas, com o projeto pronto para apresentar, você pode encantar ainda mais seu cliente renderizando suas imagens, para ter um efeito mais realístico. Ferramentas como Vray e Photoshop exportam as cenas diretamente do SketchUp.

Outra tecnologia que facilita muito são aquelas que viabilizam reuniões online. Alguns exemplos que podem ajudar nessa etapa do processo são: Google Meet, Skype e Zoom.
Para aprofundar ainda mais nesses aspectos, veja o vídeo que o time do relacionamento preparou com o passo a passo prático da execução de um projeto inteiro com dicas práticas e visualização das ferramentas.
Com essas dicas tecnológicas, você entrega um projeto inteiro sem sair de casa e ainda refaz todo seu processo de criação. É uma mudança de paradigma que pode ser permanente e que cria um novo normal após a quarentena. Continue acompanhando nossos materiais com mais soluções e reflexões sobre o período que estamos passando.

Fique sereno e conte com a Gabster!

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ