Comunicação fluida com a equipe, facilidade para encontrar soluções arquitetônicas e menos retrabalho em todo o processo de design. Veja neste case internacional como o escritório norueguês Lund+Slaatto obtém todos esses benefícios ao contar com o SketchUp no fluxo de trabalho de sua equipe.

Fundada em 1987, a Lund+Slaatto Architects é um renomado escritório de arquitetura internacional com sede na Noruega que oferece expertise em arquitetura e design com uma equipe de projetistas especializados. A L+S cultiva a inovação por meio de um ambiente de trabalho criativo, colaborativo e profissionalmente estimulante.

Para muitos arquitetos, trazer a essência de nossas crenças de design em nosso espaço pessoal pode ser algo complicado. Por outro lado, o estúdio de arquitetura premiado parece ter acertado em cheio. Seu escritório, projetado por eles mesmos, resume perfeitamente sua identidade; os detalhes são pensados com cuidado e minuciosamente resolvidos. Um conceito cristalizado é transmitido do exterior para o interior, trazido à vida com uma paleta de materiais quente e nítida.

Vistas externa e interna dos escritórios da L+S na orla de Oslo.

Vistas externa e interna dos escritórios da L+S na orla de Oslo.

Deixando de lado a inveja do escritório, conversamos com o arquiteto Henning Hagen Kolås e o líder de comunicação Daniel Lund Godbolt da Lund+Slaatto Architects para explorar a forma como eles aplicam o rigor sem sacrificar a agilidade ao dar vida às ideias arquitetônicas.
Detalhe da construção do projeto da Arena Ulstein Modelado no SketchUp.

👉 Clique aqui e entenda como tomar decisões baseadas no ambiente geográfico antes de começar o seu projeto.

Detalhe da construção do projeto da Arena Ulstein Modelado no SketchUp.

Quais são os princípios básicos que orientam sua abordagem para um problema de design?

Na Lund+Slaatto, nosso objetivo é entregar designs viáveis e nos orgulhamos em encontrar as soluções certas. Nossas soluções priorizam o usuário final, garantindo funcionalidade espacial e racionalidade. Realizamos projetos 3D de arquitetura desde o conceito até a entrega, especificando materiais robustos e realizando o detalhamento para garantir a construtibilidade.

Vistas internas da premiada Arena Ulstein.

Vistas internas da premiada Arena Ulstein.

Qual é o ponto de partida para os projetos de design da Lund+Slaatto?

Cada projeto é único, mas geralmente começamos com croquis à mão livre, estudos em modelos físicos e modelos no SketchUp para testar volumes em 3D. Em almoços semanais reunindo o grupo, as equipes apresentam seus projetos para revisão arquitetônica.

Um almoço semanal em grupo + apresentação do projeto interno em andamento.

Um almoço semanal em grupo + apresentação do projeto interno em andamento.

Nossa equipe de cinquenta pessoas é composta por profissionais talentosos com competências em design arquitetônico, interiores, modelagem, elementos visuais, sustentabilidade, planejamento e conformidade. Assim, conseguimos aproveitar o potencial de cada colaborador no sentido de ajustar os aspectos de cada projeto e concretizar nossas ideias arquitetônicas.

Como isso se traduz nas apresentações dos projetos para seus clientes?

Reconhecemos que nem sempre é tão fácil olhar para uma planta e entender as qualidades espaciais da proposta, principalmente para clientes que normalmente não são arquitetos. Nossos clientes vão desde empresas e donos de restaurantes a órgãos governamentais, e nossos modelos tridimensionais são o ponto focal para reuniões com clientes. Achamos que é mais fácil comunicar nossa intenção de design clicando ao vivo nas cenas do SketchUp. Como alternativa, os clientes podem navegar pelo modelo sozinhos, se desejarem. Isso os deixa entusiasmados com o “produto” final antes de ele ser entregue.

Modelo no SketchUp do projeto Valle Wood.

Modelo no SketchUp do projeto Valle Wood.

Normalmente não começamos as apresentações dizendo: “esta é a solução para você!” Compartilhamos nosso processo de design, os detalhes arquitetônicos e mostramos a jornada até nossa proposta. Isso motiva os clientes a participarem do projeto e torna seu feedback uma parte integral e importante do design. Obtemos respostas como “concordo com seu raciocínio, mas gostamos mais deste”. É uma situação de vitória para ambas as partes, onde todos podem sentir que fazem parte do processo.

Como a sustentabilidade é interpretada em seu trabalho?

Para nós, sustentabilidade significa especificar materiais sustentáveis e pensar de maneira crítica sobre como reduzir a energia incorporada e nossa pegada de carbono. Projetamos e concluímos algumas construções em madeira maciça.

Detalhes da fachada do projeto Valle Wood.

Detalhes da fachada do projeto Valle Wood.

Quando o Valle Wood foi concluído, era o maior edifício comercial em madeira maciça da Noruega. Ele obteve a certificação BREEAM Excelente, com consumo de energia 40% menor do que os edifícios comerciais equivalentes. Também foi finalista do Prêmio de Arquitetura (Architecture Prize) 2019.
Interiores no projeto Valle Wood de Lund+Slaatto. Crédito: Nyebilder.no.

Interiores no projeto Valle Wood de Lund+Slaatto. Crédito: Nyebilder.no.

Adicionalmente, essas considerações de sustentabilidade nos ajudam a entregar temperaturas internas confortáveis e, ao mesmo tempo, reduzir as demandas de energia. Além disso, é essencial considerar a sustentabilidade cultural e contextual. No clima inóspito da Noruega, temos que entregar interiores e exteriores robustos e duradouros que não exijam manutenção excessiva.

Arena Ulstein em um dia gelado na Noruega.

Arena Ulstein em um dia gelado na Noruega.

Também pensamos na sustentabilidade em termos mais amplos, ofertando soluções de design que incentivam uma mudança positiva de comportamento. Em nosso projeto Arena Ulstein, por exemplo, não apenas entregamos as edificações, mas também melhoramos a vida social no entorno, criando novos pontos de encontro urbanos para a cidade de Ulsteinvik.

Tecnologia e Processo Criativo Arquitetônico

Como a modelagem apoia sua abordagem de design?

Antes e depois

A modelagem 3D é uma ferramenta necessária no escritório para experimentar diferentes soluções arquitetônicas. É uma forma eficaz de testar alternativas, comunicar decisões ao resto do escritório e apresentar propostas aos nossos clientes.

A maioria dos arquitetos da Lund+Slaatto modelam no SketchUp, desde os executivos a funcionários juniores, e a maioria dos nossos projetos nos últimos dez anos foram inicialmente projetados no SketchUp. Estamos em um ponto em que criar em 3D nos faz projetar melhor, porque isso nos permite testar muitas opções rapidamente e facilita o processo criativo. A capacidade de se aprofundar nos detalhes permite que você faça uma imersão na situação do projeto em que está trabalhando.

Começamos o desenvolvimento conceitual no SketchUp, explorando a logística do local, a construtibilidade, detalhamento, design de fachada, interiores e layout de mobília, assim como a materialidade no SketchUp. Nós desenvolvemos e exportamos detalhes estruturais do ArchiCAD e os importamos de volta para o SketchUp para auxiliar no desenvolvimento criativo de elementos como fachadas, estudos de cortes e interiores.

Conte-nos como você garante fluxos de trabalho eficientes em projetos de ritmo acelerado.

Renderização externa do projeto Arena Ulstein.

Renderização externa do projeto Arena Ulstein.

Uma renderização da Arena Ulstein no final da tarde, modelada no SketchUp.

Uma renderização da Arena Ulstein no final da tarde, modelada no SketchUp.

O uso do Enscape para renderizar nossos modelos no SketchUp foi algo transformador, principalmente em projetos onde há competição, com prazos fixos e apertados. Conseguimos apresentar propostas rapidamente com um senso de realidade através de renderizações semirrealistas. Normalmente, a semana anterior à apresentação em um concurso seria dedicada à renderização.

Agora, nossa eficiência em modelagem nos poupa uma semana inteira, e a velocidade de renderização de nossos modelos do SketchUp no Enscape nos poupa outra semana, que podemos dedicar ao ajuste fino do design de fato.

Com isso, são duas semanas inteiras que aproveitamos dentro do prazo de seis semanas do concurso para nos concentrarmos no design. Agora podemos continuar realizando iterações até a noite antes do fim do prazo e então exportar excelentes renderizações a tempo de apresentá-las.

Conte-nos sobre um de seus projetos premiados e como ele foi atendido por seus princípios de design.

Os dois volumes de formato exclusivo da Arena Ulstein em Ulsteinvik, Noruega, abrigam um ginásio, uma biblioteca, salas de reuniões e outros espaços auxiliares. A identidade cultural e material da cidade é definida por uma forte indústria marítima, e, com isso, as formas e materiais do projeto arquitetônico aproveitam essa referência. As diversas funções da arena são claramente identificáveis e criam um diálogo com a cidade através de sua forma e transparência.

Interiores da Arena Ulstein, mostrando uma área de escalada, um ginásio e uma biblioteca.

Interiores da Arena Ulstein, mostrando uma área de escalada, um ginásio e uma biblioteca.

Interiores da Arena Ulstein, mostrando uma área de escalada, um ginásio e uma biblioteca.
Interiores da Arena Ulstein, mostrando uma área de escalada, um ginásio e uma biblioteca.

Esboços programáticos mostrando como a Arena Ulstein se integra ao contexto urbano existente.

Dividir a Arena Ulstein em dois volumes principais ajudou a adaptar a edificação à pequena escala e densa estrutura urbana de Ulsteinvik. Ela toca a paisagem dos arredores em três níveis e cria uma série de novos espaços urbanos que estão diretamente ligados à rede existente de passeios de pedestres da cidade. Isso permite que os habitantes entrem, circulem e saiam para ir à escola ou às compras.
Imagem mostrando os dois volumes de edificação da Arena Ulstein.

Imagem mostrando os dois volumes de edificação da Arena Ulstein.

Usamos o SketchUp para modelar e manter a geometria exclusiva e altamente detalhada do pavilhão de natação e ginásio poliesportivo. O projeto ganhou o Prêmio Nacional de Qualidade na Construção em 2019.
Detalhes em corte do projeto Arena Ulstein. Modelado no SketchUp.

Detalhes em corte do projeto Arena Ulstein. Modelado no SketchUp.

O escritório compartilha recursos 3D e paletas de materiais? Como isso afeta a eficiência?

Temos uma biblioteca 3D cheia de modelos antigos e atuais, componentes como móveis reais de fabricantes, entorno e texturas. Toda a equipe pode e é incentivada a acessar qualquer recurso e se inspirar ou implementar detalhes anteriores em seu trabalho. Cada novo colaborador recebe uma introdução ao SketchUp através de um servidor compartilhado e aprende o que devemos e não devemos fazer na modelagem 3D.

👉 Clique aqui e descubra neste conteúdo como trabalhar em equipe no SketchUp através do método BIM de trabalho e Trimble Connect. Saiba como revolucionar o seu fluxo de trabalho com mais eficiência e conexão direta com seus principais parceiros.

Compartilhamos amplas convenções de desenho e padrões de modelagem, como por exemplo garantir que cada geometria esteja na camada zero e sempre agrupar objetos. Cada colaborador também é apresentado a atalhos especiais que são configurados em cada computador. Além dos fundamentos, todos podem exercitar seus neurônios criativos.

Sobre a Lund+Slaatto

Contexto, detalhamento e escolha de materiais são tópicos essenciais para a Lund+Slaatto Architects. A ambição é criar projetos de valor duradouro, tanto para a sociedade como para os usuários diários das edificações. A Lund+Slaatto Architects foi fundada em 1987 e é uma incorporação posterior da empresa original fundada em 1958 pelos aclamados arquitetos Kjell Lund e Nils Slaatto.

Conclusão

Gostou do conteúdo e ficou inspirado em como promover melhorias no seu escritório? Vamos juntos fazer uma reflexão! Passar noites em claro, modelando e especificando projetos intermináveis fazem parte da sua rotina? De repente você está sentindo-se perdido, sem saber o que fazer para aliviar o stress e obter resultados diferentes no seu escritório. Sem falar na conquista de mais qualidade de vida, seja para ficar com a família ou investir nos estudos.

Saiba que a falta de definição de um método de trabalho pode estar comprometendo o rendimento de sua equipe e consequentemente elevando os altos custos operacionais do seu escritório.

Mas como resolver tudo isso e reduzir o trabalho do escritório? Baixe agora mesmo o eBook no Escritório Eficiente Gabster.

Detalhes em corte do projeto Arena Ulstein. Modelado no SketchUp.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ