O maior desafio de fazer a migração do CAD 2D para o sketchUp está na adaptação dos novos processos. Muitas pessoas se acostumaram a iniciar ou finalizar os projetos em CAD 2D ou no papel, mas como adaptar isso ao SketchUp? Neste artigo vamos te mostrar diversas dicas para você utilizar o SketchUp do início ao fim dos seus projetos.
Se você se acostumou a projetar em 2D, fazer criações no papel, criar a partir de plantas baixas 2D, o SketchUp consegue substituir isso tudo de forma muito efetiva, veja nesse passo a passo alguns exemplos:
Plantas 2D
Se você recorre ao software CAD 2D para fazer plantas baixas, saiba que isso é totalmente possível de se fazer no SketchUp, inclusive com as mesmas características. Vamos pensar o seguinte, o software mais utilizado do mercado para projetos 2D, também faz 3D, e o que se utiliza nele é só uma forma de visualização 2D para o desenho, visualizando o projeto de topo e sem perspectiva.
Como fazer isso no SketchUp?
Passo 1: Ligue a barra de ferramentas chamada “Exibições” no menu “Visualizar”, “Barra de ferramentas…”.
Passo 2: Clique no botão alto da barra Exibições e depois vá ao menu “Câmera” e ligue a opção “Projeção paralela”. Com isso o seu desenho já fica visualmente na mesma posição que você está acostumado a utilizar no seu software CAD 2D. Para finalizar, vá na Janela “Cenas” e clique no botão “Adicionar cena”, assim você deixa salva essa configuração, caso vire a câmera sem querer.
Passo 3: Segue uma lista das ferramentas equivalentes ao CAD 2D que pode utilizar no SketchUp para desenhar sua planta.
- CAD 2D – SketchUp
- Line – Linha
- Offset – Equidistância
- Trim – No SketchUp é automático
- Erase – Borracha
- Stretch – Mover
- Extend – Mover
- Fillet – Mover
- Copy – Mover
- Divide – Mover
- Move – Mover
- Group – Criar Grupo
- Block – Criar Componente
- Dist – Fita métrica
- Mirror – Escala
- Scale – Escala
- Hatch – Materiais
- Rotate – Rotar
- Layer – Etiquetas
- Ortho – Setas do teclado
- Area – Informações da entidade
- List – Informações da entidade
- Rectangle – Retângulo
- Circle – Círculo
- Arc – Arco
- Purge – Eliminar os não usados
Como você pode ver, para todas as principais ferramentas existe uma equivalente, ou seja, tudo que você faz no CAD 2D pode fazer no SketchUp e de forma muito mais eficaz! Entenda que a forma de utilização de atalhos e a inteligência de desenho do SketchUp é superior ao CAD 2D.
Obs.: É possível deixar o fundo escuro e a cor das linhas por etiquetas (Layers) na Janela “Estilos”, assim como o CAD 2D, mas acreditamos que isso não seja necessário no SketchUp.
Estilos e espessuras de linha
Passo 1: Assim como no CAD 2D, para controlar a aparência das linhas, você deve utilizar as Etiquetas (Layers) no SketchUp, selecione o que deseja e na Janela “Informações da entidade”, no campo Etiqueta, escolha qual Etiqueta aquele item pertence e selecione. Pronto, agora o item pertence aquela Etiqueta e você pode controlar o que acontece com ela.
Passo 2: Você até pode mudar o tipo de tracejado que a etiqueta tem no SketchUp, mas o ideal é realizar isso no LayOut. Depois de inserir seu projeto no LayOut, vá na Janela “Modelo do SketchUp” no campo Etiquetas, clique na etiqueta que deseja configurar o tipo e espessura de linha, selecione e dê OK. Pronto, estilo e espessuras configuradas.
Obs.: Para isso funcionar corretamente, faça um Estilo com Perfil ligado no SketchUp.
Truques de Visualização
Por se tratar de um software 3D, muito item sobrepõe outro item, para dar mais liberdade criativa e de representação, usamos o recurso de sobreposição de viewports no LayOut.
Passo 1: Faça uma cópia da sua viewport usando mover + ctrl ou ctrl+c/ctrl+v. Em uma viewport desligue apenas a etiqueta móveis, na outra, deixe só a etiqueta móveis ligada.
Passo 2: Nessa outra viewport apenas com os móveis, que fica acima da outra, você pode trabalhar diversos itens de representação, com diversas possibilidades visuais.
Conclusão
Praticamente tudo que seu software CAD 2D faz, o SketchUp também faz, ou seja, não existe necessidade de utilizar o CAD 2D para fazer plantas iniciais e nem para fazer o projeto executivo. Fora que o SketchUp possui diversos outros recursos e consegue te dar uma enorme liberdade de criação. Tente e nos conte como foi a experiência.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Nova Biblioteca 3D Gabster! Tendência e tecnologia em Mármore, Granito, Neolith e Silestone
Já existe uma nova forma de executar as atividades do escritório,...
5 truques para você acelerar o seu trabalho no escritório
Você já pode trabalhar de forma extremamente ágil utilizando novas...
4 atributos do conceito arquitetônico que você deve considerar
Você já parou para pensar quanto o conceito arquitetônico pode...
Novidade: Blocos SketchUp Tumar na Plataforma Gabster
31 novos blocos SketchUp da Tumar Móveis marcam o lançamento desta...
Trimble SketchUp – tecnologia e nuvem de pontos para otimizar projetos de arquitetura
Com o uso das tecnologias Trimble SketchUp, o extraordinário e...
Novidade: Blocos SketchUp Herval na Plataforma Gabster
Aparadores, balcões, cabeceiras, cristaleiras e estofados da marca...
Por que a modelagem 3D é fundamental nos escritórios de arquitetura?
Comunicação fluida com a equipe, facilidade para encontrar soluções...
#06 SketchUp é BIM: etapas do projeto arquitetônico na estrutura e controle de níveis
Todas as etapas do projeto arquitetônico são muito importantes....
Novidade: Blocos SketchUp Zen Design na Plataforma Gabster
Muito já falamos aqui no blog da Gabster sobre a conexão que...