Gerenciar projetos não é uma tarefa fácil, são muitos detalhes e informações que precisam ser registradas e controladas. Dentro da metodologia BIM de trabalho, é crucial que isso fique na nuvem e que todos tenham acesso às informações necessárias. Escritórios, lojistas, fabricantes, todos precisam gerenciar diversos projetos ao mesmo tempo, mas como fazer isso de forma integrada com o desenvolvimento BIM no SketchUp? Com o Trimble Connect você consegue realizar diversas ações que vão simplificar essa logística e deixar o seu gerenciamento dos projetos muito mais eficiente.

O uso desse recurso pode ser aplicado em diversos casos:
– Equipes de escritórios para relações durante os projetos;
– Relação entre escritórios e lojistas/fornecedores para maior agilidade entre os processos de orçamentação, precificação e compatibilização;
– Lojistas para controlar e organizar os projetos internos e com escritórios;
– Fornecedores e lojistas para troca de produtos e projetos;
– Fornecedores para desenvolvimento de produtos e projetos internos;
– Como podem ver, são inúmeras as opções de interação e uso da ferramenta em seu negócio.

Alguns benefícios para o seu negócio:
– Espaço ilimitado, diminuindo custos de mensalidades e preocupações;
– Conexão, diversos tipos de interação e controle de projetos em equipe;
– Agilidade, maior velocidade em todos processos de aprovação e compatibilização;
– Controle, tarefas, comentários, atividades, permissões, o projeto em suas mãos.

Veja alguns alguns recursos que irão te ajudar nesse processo de gerenciamento, e no próximo artigo veremos como trabalhar em equipe:

Você pode acessar o Trimble Connect pela barra de ferramentas no SketchUp, clicando no botão “Abrir Trimble Connect na web”, ou acessar diretamente em seu navegador: https://web.connect.trimble.com/projects  

👉 SketchUp é BIM e você ainda não sabe? Durante muitos anos, lendas e narrativas equivocadas foram criadas sobre o SketchUp, classificando o software como um simples modelador 3D. Essa narrativa existe até hoje, mesmo sem nenhum sentido, e muitos profissionais acabam perdendo a chance de potencializar o seu fluxo de trabalho por puro preconceito e falta de conhecimento sobre tudo o que o SketchUp pode proporcionar. Talvez esse seja o seu caso? Clique aqui e veja como o SketchUp consegue entregar um BIM real, mais prático, acessível com maior alcance e presença.

Você deve fazer login com a conta da sua licença no SketchUp para acesso ilimitado, ou criar uma conta limitada gratuita https://connect.trimble.com/storefront  (essa conta gratuita pode ser útil para alguém da equipe ou fornecedores com outro software, principalmente em troca de arquivos IFC no projeto).

Quando entrar, selecione o projeto que deseja ou crie um novo, funciona como uma grande pasta para o projeto.
Dentro do projeto, você pode verificar quais arquivos fazem parte do projeto no menu “Dados” – “Esplorer”, as informações são, Nome, Modificado por, Última Modificação em, Tamanho e Etiquetas (mais detalhes ficam para um próximo artigo).
Obs.: lembrando que você pode deixar o Trimble Connect em português através do menu “Meu perfil” que fica em seu avatar no canto superior direito.

Em atividades você consegue acompanhar todas as atividades realizadas pelas pessoas envolvidas no projeto, inclusive realizar ações de recuperação de arquivos em casos de equívocos ao apagar arquivos.

Em Tarefas, você consegue delegar ações para equipe e especificar quais arquivos precisam ser ajustados.
Isso também pode ser controlado pelo SketchUp através do Gerenciador de colaboração
Ao clicar em criar uma nova tarefa, você pode até fazer uma captura de imagem para mostrar em detalhes onde a tarefa deve ser realizada.
Também é possível fazer comentários neste Gerenciador:
No menu equipe, você controla quem faz parte desse projeto, sendo possível fazer convites por e-mail, controlar níveis de permissão e criar grupos de pessoas.
Em Configurações, você pode ajustar diversos itens sobre o projeto, detalhes como local, datas e afins, unidades, como se comportam as notificações e permissões de usuário. Além da opção de instalar o Sync, que é um sincronizador de arquivos do seu computador com a nuvem do Trimble Connect.

Conclusão

Este recurso tem papel super importante no processo de conexão do negócio ao ecossistema em que ele está inserido, as vantagens são inúmeras. Vale a pena o treinamento e início imediato. Conte com a Gabster para obter as licenças necessárias, bem como os treinamentos e suporte.

👉 Aqui está o segredo sobre renderização em tempo realSabemos que um render bem feito pode fazer a diferença na hora da apresentação de um projeto. E contar com todo o potencial do V-Ray 5, junto ao SketchUp, pode fazer a diferença para o seu escritório.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ