Todas as etapas do projeto arquitetônico são muito importantes. Durante a construção do projeto 3D é fundamental pensar na hierarquia e organização do projeto. Essa prática otimiza o seu dia a dia, além de facilitar o compartilhamento de arquivos em diferentes softwares. Veja neste conteúdo como as funcionalidades e ferramentas do SketchUp facilitam a organização dos seus projetos.

Todas as etapas do projeto arquitetônico exigem grande atenção dos profissionais de arquitetura. São muitos detalhes, que se ignorados ou esquecidos, podem custar horas e horas de retrabalho, além de prejuízos para todos os envolvidos no projeto. Por isso, contar com um software 3D que entrega uma melhor extração de informações e quantitativos, e ainda, facilita o compartilhamento de arquivos em diferentes softwares é uma decisão inteligente.

As etapas do projeto arquitetônico ficam mais rápidas e assertivas com SketchUp e Gabster

Todas as bibliotecas da Gabster (veja aqui os últimos lançamentos) são pensadas de forma estruturada. As bibliotecas possuem guias de projeto, que são uma base pronta de estrutura e organização. Repare que não estamos falando dessa organização através de etiquetas (layers), mas através dos componentes e a da janela estrutura do SketchUp.

Na janela de estrutura do SketchUp você tem acesso a todos os componentes e grupos criados no projeto, sendo possível fazer buscas, ligar e desligar a visualização individual de cada item. Além de controlar qual a hierarquia que cada item possuirá no projeto.

Por exemplo, é assim que você estrutura o seu projeto para exportar corretamente um arquivo IFC e toda a compatibilidade do SketchUp com outros softwares.

Veja como habilitar a estrutura no menu Janela/Bandeja do SketchUp:

Etapas do Projeto Arquitetônico - Estrutura Inicial

👉 Conheça todas as vantagens de usar Gabarito nos Blocos Sketchup! Chega de gastar horas consultando manuais e sites dos produtos. Clique aqui e veja o conteúdo completo!

Observe que o projeto possui uma hierarquia com níveis e subníveis, tudo controlado pela criação de grupos e componentes. Para criar essa hierarquia, basta criar os grupos, os componentes e caso desejar outros níveis, crie grupo/componente dentro de outros grupos/componentes. Exemplo: Um grupo/componente do Térreo, pode ter dentro dele todos os outros itens em suas subdivisões de interesse.

Etapas do Projeto Arquitetônico - Bandeja SketchUp

Conclusão

Este é um grande exemplo de como alguns recursos podem eliminar diversas dúvidas sobre a capacidade real do SketchUp como um software completo e BIM para projetos.

👉 SketchUp e PreDesign: comece o estudo do seu projeto na direção certa: Entenda como tomar decisões baseadas no ambiente geográfico antes de começar o seu projeto. Clique aqui e veja o conteúdo completo.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ