O novo recurso do SketchUp Labs, Scan-to-Design [Labs], vai revolucionar seu processo de digitalização, criação de modelos e design. Tudo isso em apenas um aplicativo que proporciona uma colaboração fácil.

O SketchUp Labs, um programa beta público, apresenta um fluxo de trabalho inovador no iPad que vai aumentar sua produtividade. Com o Scan-to-Design [Labs], você digitaliza, projeta e colabora em um único aplicativo. Digitalize espaços internos existentes e veja como o SketchUp (desenvolvido com a tecnologia de ponta do Canvas, da Apple e da Trimble) transforma seus dados digitalizados em um modelo do SketchUp organizado de forma inteligente. Com todas as ferramentas em um único aplicativo, você vai agilizar o processo e reduzir o tempo de criação dos modelos as-built, acessar imediatamente a geometria 3D como ponto inicial para a exploração de projetos e abrir oportunidades para uma colaboração melhor entre as partes interessadas. O Scan-to-Design também registra uma digitalização abrangente do espaço, eliminando a necessidade de voltar ao local para obter detalhes não capturados antes.

Criação de modelos simplificada e colaboração perfeita

Imagine entrar no espaço do cliente segurando um iPad para digitalizar e gerar um modelo 3D de imediato. Com Scan-to-Design, você pode fazer iterações rápidas de qualquer lugar, incorporando as ideias do cliente à medida que são sugeridas. Com o iPad e seus recursos acessíveis de qualquer lugar, uma única reunião produtiva substitui múltiplas visitas, conversas e trocas de e-mails. Depois de registrar os dados da digitalização e discutir as opções do projeto com o cliente, publique o arquivo no Trimble Connect, nossa plataforma de colaboração em nuvem. O projeto vai estar disponível para você quando abrir o SketchUp nos aplicativos para desktop e Web no escritório ou em qualquer outro lugar.

Opções flexíveis de resultado

Cada projeto é único, por isso oferecemos múltiplas opções para digitalizar e criar o modelo 3D certo. Personalize o Scan-to-Design de acordo com seus resultados, escolhendo entre malhas 3D texturizadas criadas com a tecnologia de digitalização do Canvas ou planos simplificados e sem textura usando a tecnologia do RoomPlan da Apple — ou ambos.

  • Gere uma visualização fotográfica do espaço 3D que você pode usar como referência para as condições existentes. Essa opção é útil para colaborar com clientes no local: gere a digitalização e anote nela usando o Modo de marcação para apresentar possibilidades rápidas de projeto.
  • Acesse um modelo 3D simplificado e sem textura composto apenas por bordas e faces do SketchUp com as quais você já costuma trabalhar, permitindo que você comece a explorar conceitos de design imediatamente.
  • Comece com uma geometria texturizada, mas editável, perfeita para espaços irregulares, elementos orgânicos ou formas mais complexas em seu espaço, como móveis.

Confira este artigo da Central de ajuda para obter mais informações sobre opções de resultado.

Tutorial do Scan-to-Design

Esta apresentação simples de quatro etapas demonstra como é fácil transformar uma digitalização em um modelo 3D. Siga as etapas no iPad.

1. Configure sua digitalização: comece com um arquivo vazio do SketchUp no iPad. Ative a ferramenta Scan (Digitalizar), localizada na paleta de ferramentas flutuante.

2. Digitalize o cômodo: mova o dispositivo lentamente pelo espaço como se estivesse pintando as paredes, mantendo os movimentos padronizados para capturar todos os detalhes. Siga as instruções na tela para obter uma digitalização completa e de alta qualidade. Quando terminar de digitalizar o cômodo, clique em Concluído. O processamento pode demorar alguns minutos.

3. Revise o resultado: quando o processamento estiver concluído, você vai ver um modelo 3D do espaço que acabou de digitalizar no SketchUp para iPad. Cada digitalização é organizada de forma inteligente, então você pode usar o painel Etiquetas ou Estrutura para alternar a visibilidade do modelo e focar as informações que são importantes para o andamento do projeto. 

4.Comece a projetar: use o modelo criado pelo Scan-to-Design como referência para iniciar o seu projeto ou comece a criar diretamente em 3D.

Dica: antes de iniciar os projetos, abra Preferências > Scan-to-Design para definir o resultado perfeito para cada cenário.

Preparar, apontar, digitalizar!

Agora que você já sabe como usar a ferramenta, comece a capturar as condições existentes do local, transformando-as em projetos os clientes vão adorar. Inicie agora o Scan-to-Design no aplicativo SketchUp para iPad ou confira as notas de versão completas para saber mais.

Leia o código QR para começar.

Saiba mais

Além do Scan-to-Design, você também encontra melhorias como Oclusão de ambientes e Omnibar nesta atualização do SketchUp para iPad. A Oclusão de ambientes dá vida aos seus projetos com visuais aprimorados impressionantes. Disponível para desktop e iPad e visível no LayOut, a nova configuração de estilo global adiciona ênfase visual e percepção de profundidade nas bordas do modelo. Adapte sua configuração de estilo para produzir visuais exclusivos, como uma estética de modelo de argila ou branco. 

Omnibar está disponível para desktop, Web e agora iPad. Esse recurso oferece pesquisa inteligente para ajudar você a encontrar ferramentas com eficiência usando linguagem natural ou palavras específicas da interface de usuário. Encontre o que você precisa com mais rapidez e defina atalhos de teclado personalizados de acordo com seu fluxo de trabalho e preferências, seja você iniciante ou experiente no SketchUp para iPad. 

Leia este artigo para saber mais sobre a Oclusão de ambientes e outras atualizações de 2024 no aplicativo SketchUp para desktop. 

SketchUp 2024 Completo