Cansado de fazer vistas e cortes de forma manual? De precisar atualizar tudo, linha por linha, quando se muda o projeto? De receber ligações de clientes ou da obra, relatando que seu projeto está com erro de desenho?

Com SketchUp e Gabster os seus problemas acabaram!

Hoje ainda é comum usarem SketchUp e algum outro software CAD 2D, mas isso não é mais necessário, tudo que se faz em um software CAD 2D, o SketchUp faz e com diversas vantagens.

Com as ferramentas de seção, projeção paralela, materiais, espessuras de linha e viewports no LayOut, você cria vistas e cortes de uma forma muito rápida e totalmente atualizadas pelo sistema, sem retrabalho e esquecimentos do projetista. Além de mais velocidade (em poucos cliques você cria os desenhos 2D) você economiza um precioso tempo de trabalho. Junte isso tudo com os métodos que a Gabster ensina e seu trabalho terá um desempenho muito melhor.

Veja nesse passo a passo, como o SketchUp trabalha com o LayOut na criação de vistas e cortes
Cortes

Passo 1: Ligue a barra de ferramentas chamada “Seção” no menu “Visualizar”, “Barra de ferramentas…”.

gabster-imagem-passo-1-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
Passo 2: Clique no botão “Plano de seção” e posicione a seção onde deseja, depois de criar você pode movimentar a seção com a ferramenta mover, verifique se os botões “Exibir planos de seção”, “Exibir cortes de seção” e “Exibir preenchimento de seção” estão ligados. Lembre-se que você pode criar quantas seções quiser, em qualquer direção, mas apenas uma seção pode estar ativa ao mesmo tempo. Para utilizar mais seções ativas ao mesmo tempo, você deve criar seções dentro de grupos/componentes.
gabster-imagem-passo-2-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
Passo 3: Para apresentar a seção de forma “2D”, você deve clicar com o botão direito no plano de seção, e escolher a opção “Alinhar a visualização”, para o projeto ficar em “2D”, você deve ligar a opção “Projeção paralela” que fica no menu “Câmera”.
gabster-imagem-passo-3.1-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
gabster-imagem-passo-3.2-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp

Passo 4: Para preparar esse corte para o LayOut, desligue o botão “Exibir planos de seção” da barra de ferramentas “Seção”, clique no botão “Modelo centralizado” da barra de ferramentas “Conjunto grande de ferramentas” e na janela “Cenas”, clique no botão “Adicionar cena” e mude seu nome para o nome que quer utilizar no corte.

gabster-imagem-passo-4-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
Passo 5: Agora salve seu arquivo do SketchUp e abra o LayOut, utilize um padrão de folhas do PowerArq conforme as regras da NBR para iniciar sua apresentação.
gabster-imagem-passo-5-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
Passo 6: Insira o seu arquivo do SketchUp através do menu “Arquivo”, “Inserir…”.
gabster-imagem-passo-6-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
Passo 7: Com a viewport criada, agora vá na janela “Modelo do SketchUp” e escolha a cena que criou no SketchUp e também qual escala deseja utilizar nesta viewport, lembrando que cada viewport pode ter a sua configuração personalizada.
gabster-imagem-passo-7-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
Informação importante

Qualquer modificação no projeto feita no SketchUp, salve o arquivo e volte ao LayOut, você pode atualizar de forma automática todas as viewports de todas as páginas de seu projeto, basta clicar com o botão direito em uma viewport e escolher a opção “Atualizar referência do modelo”.

Vistas

Passo 8: Volte ao SketchUp, desligue o botão “Exibir cortes de seção” da barra de ferramentas “Seção” (para desligar os cortes enquanto faz outras ações no projeto), ligue a barra de ferramentas “Exibições” e escolha qual vista você quer, lembrando que a vista frontal é a vista virada para o eixo vermelho, depois botão “Modelo centralizado” e crie a cena Frontal e salve o seu arquivo.
gabster-imagem-passo-8-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
Passo 9: Volte ao LayOut, clique com o botão direito na viewport e escolha a opção “Atualizar referência do modelo”, agora com o botão esquerdo do mouse, arraste a viewport para baixo e segure a tecla “Ctrl” do teclado para fazer uma cópia da viewport.
gabster-imagem-passo-9.1-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
gabster-imagem-passo-9.2-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp

Passo 10: Projeto atualizado e viewport criada, basta selecionar a nova viewport e ir na janela “Modelo do SketchUp” para escolher a cena “Frontal” que criou no SketchUp e também qual escala deseja utilizar nesta viewport.

gabster-imagem-passo-10-cortes-e-vistas-2D-no-sketchUp
Diversos outros truques podem ser utilizados, colocar hatches, espessuras de linha e muito mais, essas dicas e muito mais você encontra nos cursos presentes dentro do PowerArq.
Conclusão

Ainda existe algum motivo para utilizar softwares CAD 2D? Os benefícios dos softwares 3D BIM são muito grandes, economizam tempo e etapas dos processos de projeto, atualize sua forma de projetar e representar com essas novas tecnologias.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ