Este artigo é o início de uma série que mostra os principais benefícios e práticas adotadas para você saber como migrar de CAD para SketchUp.
Mas como saber se você precisa mudar sua ferramenta de trabalho atual? Se você ainda usa CAD para fazer 2D, ou usa diversos softwares no seu processo de projeto, a resposta é simples, você precisa 🙂
Mas mudar sua ferramenta de trabalho não é tão simples, pois exige dedicação e planejamento. Em tempos de softwares 3D e BIM, isso se torna uma discussão presente em praticamente todos escritórios do setor. Mas afinal, como fazer essa migração? Neste artigo vamos te contar como se preparar para essa transição e quais critérios utilizar para fazer essa mudança.
Existem alguns cenários atuais no mercado e o SketchUp está presente em todos os escritórios de alguma forma. Se ele está presente em alguma etapa, por qual motivo não tornar ele o único software?
Quais são os motivos para adotar o SketchUp como único software?
– Valor de licença! Além do SketchUp ser a opção com o melhor custo benefício do mercado, usando apenas ele você deixa de gastar com outras licenças.
– Usar apenas uma ferramenta torna o processo muito mais eficiente, diminuindo muito os erros e problemas durante as etapas.
– Capacitação: além do SketchUp ser muito fácil de aprender e mais amigável, existe a economia nos treinamentos, de tempo e quantidade.
– Possibilidades: hoje o SketchUp é o software que consegue atender de forma mais global e dinâmica todas as etapas de um projeto, do Esboço ao Executivo.
– SketchUp BIM, com Trimble Connect, Componentes Dinâmicos, 3DWarehouse, Extension Warehouse e LayOut, o SketchUp se torna uma ferramenta super completa e competitiva.
– Bibliotecas: hoje não existe comparação, o SketchUp é o software mais prático para uso e distribuição de bibliotecas, pois além da facilidade de uso, existe o aproveitamento maior dos blocos, sendo úteis em diversas situações.
Atenção, migrar exige algumas ações!
1 – Ter consciência e fazer um planejamento para a mudança, cuidando de prazos e agendas, pois em toda mudança de ferramenta existe uma deficiência na prática inicial;
2 – Deixar de investir no treinamento individual, adotar um padrão e uma trilha de treinamento especializado no SketchUp para o escritório;
A Gabster possui o Learn, o local ideal para padronizar os treinamentos para sua equipe.
3 – Transferir os templates do seu CAD 2D para o SketchUp;
Importante deixar o SketchUp pronto para seus projetos, ter uma série de templates e configurações prontas para uso é fundamental na migração. Folhas, carimbos, símbolos, detalhes… isso tudo a Gabster também te ajuda, com nossa biblioteca de Templates para LayOut e SketchUp.

4 – Transferir seus blocos para o SketchUp;
Com as bibliotecas inteligentes da Gabster isso se torna fácil, pois os blocos de nossas bibliotecas estão preparados para 2D e representões de diversas formas.

5 – Realizar um teste inicial;
6 – Depois do teste, seja rigoroso com a mudança, ideal é desinstalar o software CAD 2D, para evitar deslizes em qualquer dificuldade inicial.
7 – Insistir e praticar, praticar, praticar, praticar.
Conclusão
A Gabster te ajuda para acelerar essa mudança, com o PowerArq você tem acesso a métodos e treinamentos especializados, templates e bibliotecas prontas e personalizáveis para uso imediato, suporte e diversas parcerias com marcas estratégicas do mercado. Saiba mais aqui!
Acompanhe os próximos artigos e veja na prática as ferramentas em funcionamento.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Na essência, os segredos da parceria com arquitetos no mercado digitalizado
Uma parceria forte é aquela baseada em acordos que trazem benefícios...
A importância da loja física no varejo digitalizado.
Logo de início, é muito importante reafirmar que as lojas físicas...
A revolução silenciosa que está acabando com os modelos ultrapassados. Você está ciente?
Todos nós agimos motivados por dois impulsos: segurança e controle....
É preciso repensar a forma como você toca o seu escritório e como o seu time trabalha
“E se o projeto não agradar ao cliente? ... E se o projeto...
NA PRÁTICA | Modelando uma cozinha completa com orçamento no SketchUp
Agora você já pode modelar e detalhar o seu projeto em um único...
Nova Biblioteca 3D Gabster! Tendência e tecnologia em Mármore, Granito, Neolith e Silestone
Já existe uma nova forma de executar as atividades do escritório,...
5 truques para você acelerar o seu trabalho no escritório
Você já pode trabalhar de forma extremamente ágil utilizando novas...
4 atributos do conceito arquitetônico que você deve considerar
Você já parou para pensar quanto o conceito arquitetônico pode...
Novidade: Blocos SketchUp Tumar na Plataforma Gabster
31 novos blocos SketchUp da Tumar Móveis marcam o lançamento desta...