Interoperabilidade é uma das palavras da moda, opções de softwares no mercado não faltam, mas como trabalhar em equipe e levar todas as informações de um sistema para o outro? É o que veremos no conteúdo de hoje, com o formato IFC, um formato universal que consegue transitar informações entre os diversos sistemas. Vamos nessa?!

O SketchUp 2021 consegue trabalhar com IFCs no formato 2×3, além do formato IFC 4, novidade da versão 2021. Funciona da seguinte forma: os componentes do SketchUp podem ser classificados pelo sistema que desejar, e quando exportado, podem ser abertos em qualquer software que suporte o IFC. Diante deste cenário, vamos mostrar como unir o trabalho em equipe do artigo anterior, com a importação de IFCs através do recurso Referência do Trimble Connect.

Formato IFC

👉Baixe e use em seus projetos 255 blocos SketchUp de 6 grandes marcas: Ceusa, Portinari, Portobello, Officina Portobello, Newline e Rivatti. Clique aqui para baixar.

Para enviar arquivos IFC você deve acessar o Trimble Connect Web pela barra de ferramentas no SketchUp, clicando no botão “Abrir Trimble Connect na web”, ou acessar diretamente em seu navegador: https://web.connect.trimble.com/projects

Faça o upload através do botão ”Adicionar” do menu Dados-Explorer

Formato IFC - Upload do Arquivo IFC no Trimble Connect

Escolha os arquivos IFC que recebeu dos parceiros e faça o upload. Caso já trabalhe em equipe, o próprio parceiro pode fazer o envio do arquivo formato IFC para a pasta do projeto.

Agora entre no seu projeto no SketchUp, clique no botão “Importar um modelo como uma referência” na barra do Trimble Connect e escolha o arquivo que deseja anexar ao seu. Nesse caso, o arquivo IFC enviado pelo seu parceiro, veja um exemplo:

Observe o arquivo formato IFC, feito em outro software inserido no projeto do SketchUp como referência. Isso ajuda muito no processo de compatibilização de projetos. Lembrando que o Trimble Connect também possui o teste de colisão através do Visualizador 3D Web, o que facilita para as equipes a identificação de conflitos entre os projetos.

Formato IFC - Alvenarias
Formato IFC - Visualizando Interferências no visualizador 3D

Veja o teste de interferências/colisões feita no Visualizador 3D, mas isso é material para um próximo artigo.

Conclusão

IFC faz parte de qualquer projeto que precise trabalhar em BIM, vale o estudo mais aprofundado sobre o tema, assim como o Trimble Connect, que entrou de vez no processo de projeto para quem trabalha com SketchUp. A Plataforma Gabster é essencial para quem precisa se conectar e ter acesso às informações da indústria.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ