Blocos 3D com Vistas 2D entenda essa dinâmica.

As vistas 2D facilitam a documentação, execução das cotas, espessuras de linha e diversas opções de representação visual.
Como unir a mágica do 3D e a representação 2D de maneira técnica e fácil?

Com os blocos SketchUp da Gabster essa mágica acontece em alguns cliques.

Veja neste passo a passo como é fácil utilizar os Blocos 3D com Vistas 2D no SketchUp:

 

Passo 1: Acessar o nosso catálogo e navegar até os componentes escolhidos:

gabster vistas blocos sketchup

Utilizamos neste exemplo os blocos SketchUp: Cadeira de Escritório giratória, Sofá 3 Lugares Retrátil, Cuba de Apoio Quadrada com Mesa e Misturador de Mesa Bica Alta para Lavatório.

Passo 2: Depois de inserir os blocos SketchUp, você pode utilizar a Janela Estrutura para localizar as vistas 2D em planta, digite “planta” no Filtro da Estrutura, observe que irá aparecer em vermelho 4 palavras “Planta”, você pode habilitar a visualização clicando no “olho” ao lado das palavras, assim fica pronto para utilizar as vistas no LayOut.

gabster estrutura blocos sketchup

Passo 3: Para facilitar o seu trabalho, crie duas cenas, uma com as etiquetas 2D desligadas e outras com as etiquetas 3D desligadas:

gabster 2d blocos sketchup

Passo 4: Depois de inserir o arquivo no LayOut, observe que você pode controlar sua viewport escolhendo quais etiquetas ficam visíveis, ou escolhe a cena do SketchUp em que você configurou. Em Blocos 3D você passa por dificuldades em pegar os pontos para cotar, já no 2D, esses pontos ficam muito mais faceis e seguros:

gabster 3d layout sketchup
gabster 2d layout sketchup

Passo 5: E temos total liberdade de representação, depois de cotar com o 2D, você pode ligar o 3D se quiser:

gabster 2D3D layout sketchup

Passo 6: Uma opção de representação, é utilizar o recurso “cor por etiqueta” e salvar um estilo com essa formatação, conforme a imagem, no LayOut basta utilizar o estilo criado na viewport selecionada, pronto, você tem uma cor para cada tipo de item no projeto:

gabster estilos blocos sketchup
gabster estilo layout sketchup

Conclusão

Ao desenvolver os projetos em 3D você já toma uma série de decisões sobre o projeto final. Mesmo que seja um esboço do projeto, todo posicionamento, medida e aplicação de textura feita no 3D, já poderá ser utilizada para uma apresentação em 2D.

Chega de ficar perdendo tempo com blocos que só trazem uma representação do produto final. Ao desenvolver o 3D com os Blocos SketchUp Inteligentes da Gabster, você acaba definindo uma série de informações que reutilizará no 2D automaticamente.

Você acompanhou a série de gabaritos? Esse aqui é mais um recurso para facilitar nosso dia a dia na arquitetura, ao somar todos eles ganhamos metade do tempo ao final do processo no escritório.

Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que o SketchUp e a Gabster podem te proporcionar!

Para baixar uma biblioteca gratuita, clique aqui!