Em uma crise sem precedentes, é preciso ter certeza de que estamos usando tudo que está disponível para facilitar criação e produção dos ambientes e focar em outros aspectos do negócio como a eficácia dos canais de comunicação com clientes, captação de novos mercados e, principalmente, descobrir onde há a demanda reprimida para ser atendida.
1. Observar o estilo de vida do cliente de uma forma mais intimista
Sabe aquela entrevista que você faz para entender qual é o perfil do dono da casa, se tem mais de um decisor na aprovação do projeto e do orçamento? Ela pode ser feita em uma ou duas reuniões via hangout, por exemplo. Em uma chamada de vídeo, você analisa os cômodos que ele quer reformar e vai poder observar a atmosfera e o estilo de vida da família de uma forma muito mais íntima do que em um encontro no seu escritório, ou do que a formalidade de uma visita física impõe. Deixe o cliente entender o propósito de você estar adaptando um “novo normal”. Ajude-o a mudar a perspectiva e ofereça a visão de bem-estar, segurança e, principalmente, uma imersão na rotina e nos detalhes que circundam o seu lar, para que o projeto possa ser mais personalizado e com a cara da família que está contratando o profissional para mudar, reformar ou montar um ambiente tão sonhado.
2. Expandir horários de atendimento para os clientes
Com estas mudanças na forma de olhar para novas soluções para seu escritório e para os seus atendimentos, você vai solucionar um dos maiores problemas dos clientes: tempo. você poderá marcar horários fora do expediente do seu cliente, o que permite conciliar horários de mais de um membro da família para conversar sobre o projeto, falar de orçamento e fazer reuniões de briefing, Isso trará muitos benefícios, além da segurança que, hoje em dia, precisa ser levada em consideração. O cliente estará mais relaxado e com mais disposição para dar atenção às mudanças que quer fazer na casa. Com o atendimento virtual, ele pode esperar os filhos dormirem, por exemplo e te atender em um horário que jamais faria se fosse presencial.
3. Escolher acabamentos e outros itens da obra em um catálogo online
A mudança de Mindset, tão falada nos últimos 2 anos, agora, mais do que nunca, está se provando necessária. Será preciso olhar para esta realidade, buscar e oferecer diferentes formas para proporcionar a melhor experiência para o cliente.
4. Economia logística
Inúmeras vezes, é preciso sair na companhia do arquiteto, provavelmente em um sábado, para fazer uma peregrinação nas lojas se frustrando toda vez que não encontra um acabamento ou um estofado, tapete igual ao proposto, fora o desgaste com o trânsito. Além disso, estacionamento e a dedicação de horas de um fim de semana para uma agenda não tão produtiva e que poderia estar sendo usada para uma ida ao parque com os filhos, uma visita a casa dos pais. Quem puder executar a entrega de uma forma diferente e inteligente ganhará mais fôlego para o negócio ao fim desta crise. E essa economia na logística que inclui tempo e dinheiro – pode impactar no valor do projeto e ser um atrativo para o cliente. Em tempos de isolamento social, é preciso um olhar para este momento e para esta pandemia – que vai passar – considerando que outros tipos de cenários poderão surgir e não podemos simplesmente voltar ao antigo normal.
Greves, novas pandemias, alagamentos ou outras situações que poderão impossibilitar “seu ir e vir”, também precisam ser consideradas e não dá mais para ficar tão refém da situação e do que poderá acontecer no decorrer dos próximos anos.
Você pode se surpreender, começar a surfar em uma onda que muitos outros estão olhando de fora e achando muito grande, o que permite se diferenciar muito e mudar o futuro do seu escritório, mudar a estrutura que você achava que era “a única alternativa”. Não ensinam modelos de negócios inovadores na faculdade de arquitetura.
5. Tempo para capacitações e melhorias de processo
Saiba como nossas soluções e capacitações podem contribuir para uma mudança nas perspectivas do seu negócio.
Acompanhe nossos materiais com mais dicas para este cenário social e econômico tão incomum que estamos vivendo em uma quarentena. Nos nossos próximos conteúdos vamos abordar o encantamento do cliente a partir do projeto 3D, o universo digital, e cases super legais com grandes escritórios relevantes para o mercado de arquitetura e que podem te inspirar ainda mais. Fique ligado aqui no blog da Gabster.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Laura Rocha: Uma jornada BIM com o SketchUp
Laura Rocha, fundadora do importante escritório de Arquitetura de...
Gabster no ecossistema de Inovação Fimma 2023
O fomento ao uso de tecnologias e inovação é um dos pilares da Fimma...
Seis dicas para maximizar o Revit Importer
O aguardado Revit Importer nativo do SketchUp foi o destaque da...
Alegria de trabalhar menos – Com arquiteto Beto Guimarães
O cenário da arquitetura está passando por uma disrupção sem...
Entenda a importância de considerar todos os itens do projeto para diminuir o seu volume de trabalho.
Uma das maneiras de medir o crescimento do seu escritório é...
5 motivos para você abandonar as planilhas e manter uma boa rentabilidade por projeto
Se você chegou até aqui, é porque provavelmente busca uma melhor...
5 truques para você acelerar o seu trabalho no escritório
Você já pode trabalhar de forma extremamente ágil utilizando novas...
Uma visão de futuro, hoje: Oportunidade de negócio para marcenarias.
Vamos aproveitar as oportunidades do trabalho híbrido? Que tal...
Que tal uma solução para equilibrar os espaços, com uma disposição criativa?
Vamos fazer diferente? Que tal ampliar espaços, equilibrar os pesos...