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Em uma crise sem precedentes, é preciso ter certeza de que estamos usando tudo que está disponível para facilitar criação e produção dos ambientes e focar em outros aspectos do negócio como a eficácia dos canais de comunicação com clientes, captação de novos mercados e, principalmente, descobrir onde há a demanda reprimida para ser atendida.

A Gabster criou a campanha #ÉHoradeAgirArquitetos para compartilhar conteúdo relevante e apontar possíveis caminhos para arquitetura em um período atípico de transformação. Neste primeiro texto, vamos falar sobre 5 vantagens da mudança de rotina com o home office.

1. Observar o estilo de vida do cliente de uma forma mais intimista

Sabe aquela entrevista que você faz para entender qual é o perfil do dono da casa, se tem mais de um decisor na aprovação do projeto e do orçamento? Ela pode ser feita em uma ou duas reuniões via hangout, por exemplo. Em uma chamada de vídeo, você analisa os cômodos que ele quer reformar e vai poder observar a atmosfera e o estilo de vida da família de uma forma muito mais íntima do que em um encontro no seu escritório, ou do que a formalidade de uma visita física impõe. Deixe o cliente entender o propósito de você estar adaptando um “novo normal”. Ajude-o a mudar a perspectiva e ofereça a visão de bem-estar, segurança e, principalmente, uma imersão na rotina e nos detalhes que circundam o seu lar, para que o projeto possa ser mais personalizado e com a cara da família que está contratando o profissional para mudar, reformar ou montar um ambiente tão sonhado.

2. Expandir horários de atendimento para os clientes

Com estas mudanças na forma de olhar para novas soluções para seu escritório e para os seus atendimentos, você vai solucionar um dos maiores problemas dos clientes: tempo. você poderá marcar horários fora do expediente do seu cliente, o que permite conciliar horários de mais de um membro da família para conversar sobre o projeto, falar de orçamento e fazer reuniões de briefing, Isso trará muitos benefícios, além da segurança que, hoje em dia, precisa ser levada em consideração. O cliente estará mais relaxado e com mais disposição para dar atenção às mudanças que quer fazer na casa. Com o atendimento virtual, ele pode esperar os filhos dormirem, por exemplo e te atender em um horário que jamais faria se fosse presencial.

3. Escolher acabamentos e outros itens da obra em um catálogo online

Outro ponto a ser repensado é a forma de escolher os acabamentos para a obra, por exemplo. Visitar lojas junto com os clientes, fazer maratonas de tardes inteiras, sentir texturas, ver as cores ao vivo já não são valor agregado no serviço prestado, além de ser um custo enorme para o profissional. A exclusividade de tempo que o arquiteto oferece para um único cliente em uma tarde com trânsito e com possíveis imprevistos de logística encarece o projeto. O que poderia ser um atrativo, acaba prejudicando profissional e cliente.

A mudança de Mindset, tão falada nos últimos 2 anos, agora, mais do que nunca, está se provando necessária. Será preciso olhar para esta realidade, buscar e oferecer diferentes formas para proporcionar a melhor experiência para o cliente.

Aqui na Gabster, fizemos uma sondagem com 100 consumidores. 86% já tinham tido uma experiência com arquitetos. Desses, 79% contaram que gostariam de ter a certeza de que os itens do projeto – de fato – estivessem à disposição no mercado e que não fossem meramente ilustrativos. Muitas das soluções que o arquiteto precisa estão reunidas em vantagens que a Plataforma Gabster oferece. Se, no seu projeto, você tinha componentes fictícios que serviam apenas de marcação e não poderiam ser produzidos ou comprados ou ainda, se precisava baixar um catálogo super pesado que ocupava toda a memória do seu computador, a tecnologia para acabar com essas dificuldades já está disponível. Na plataforma, o arquiteto acessa mais de 10 mil componentes de 200 diferentes fornecedores. Todos os itens são atualizados e monitorados pelas próprias marcas com a curadoria da Gabster.

4. Economia logística

Inúmeras vezes, é preciso sair na companhia do arquiteto, provavelmente em um sábado, para fazer uma peregrinação nas lojas se frustrando toda vez que não encontra um acabamento ou um estofado, tapete igual ao proposto, fora o desgaste com o trânsito. Além disso, estacionamento e a dedicação de horas de um fim de semana para uma agenda não tão produtiva e que poderia estar sendo usada para uma ida ao parque com os filhos, uma visita a casa dos pais. Quem puder executar a entrega de uma forma diferente e inteligente ganhará mais fôlego para o negócio ao fim desta crise. E essa economia na logística que inclui tempo e dinheiro – pode impactar no valor do projeto e ser um atrativo para o cliente. Em tempos de isolamento social, é preciso um olhar para este momento e para esta pandemia – que vai passar – considerando que outros tipos de cenários poderão surgir e não podemos simplesmente voltar ao antigo normal.

Greves, novas pandemias, alagamentos ou outras situações que poderão impossibilitar “seu ir e vir”, também precisam ser consideradas e não dá mais para ficar tão refém da situação e do que poderá acontecer no decorrer dos próximos anos.

Você pode se surpreender, começar a surfar em uma onda que muitos outros estão olhando de fora e achando muito grande, o que permite se diferenciar muito e mudar o futuro do seu escritório, mudar a estrutura que você achava que era “a única alternativa”. Não ensinam modelos de negócios inovadores na faculdade de arquitetura.

Uma boa dose de ideias abstratas para gerar insights, pode proporcionar reuniões de briefing de projetos mais atrativos. Os benefícios são tangíveis, como custos reduzidos, que podem aumentar o número de pessoas com acesso ao trabalho de UM ARQUITETO. A otimização de trabalhos desnecessários, aumentam o tempo que o arquiteto pode usufruir do seu talento e criatividade para executar mais projetos personalizados que, realmente, vão atender de forma única seus clientes.

5. Tempo para capacitações e melhorias de processo

Usar as ferramentas que você já tem na capacidade máxima que elas oferecem, descobrir funções mais profundas que você não sabia usar e contar com uma mentoria para analisar seu escritório como um todo e desenhar novos passos dentro do novo cenário mundial.

Saiba como nossas soluções e capacitações podem contribuir para uma mudança nas perspectivas do seu negócio.

Acompanhe nossos materiais com mais dicas para este cenário social e econômico tão incomum que estamos vivendo em uma quarentena. Nos nossos próximos conteúdos vamos abordar o encantamento do cliente a partir do projeto 3D, o universo digital, e cases super legais com grandes escritórios relevantes para o mercado de arquitetura e que podem te inspirar ainda mais. Fique ligado aqui no blog da Gabster.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

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