Gabster, Tecnosinos e Unisinos atuam juntos e ampliam mercado para arquitetos.
A tecnologia tem transformado materiais, métodos e prazos na arquitetura e na construção. Há algum tempo, as etapas para desenvolver um projeto saíram da mesa de desenho e tomaram forma em softwares como o SketchUp. Mas é chegada a hora de uma entrega tecnológica diferente, especulada há muito tempo: o surgimento de novas profissões.
Projetar uma casa, um ambiente, ou um móvel dentro do SketchUp são atividades vistas como parte de uma modelagem mais fluida e que já foi incorporada pelo mercado. A novidade vem por conta de uma modelagem mais dinâmica que, nada mais é do que o redesenho técnico de peças unitárias – chapas, pisos, cerâmicas, metais, e outros componentes – ou de produtos completos e complexos, que servirão para o projetista incluir no seu esboço. Estes itens ficam disponíveis em bibliotecas e podem ser modificados de acordo com as particularidades de cada cliente.
A pergunta que fica é: quem são e onde estão os profissionais capazes de modelar esses produtos para abastecer a ferramenta? Como a demanda ainda é nova, uma união de atores do mercado e da academia pode acelerar a habilitação de profissionais que já têm alguma intimidade e conhecimentos prévios que facilitam o aprendizado desta nova profissão.
Com o objetivo de capacitar novos profissionais e incrementar o mercado, Gabster, Unisinos e Tecnosinos criaram um projeto piloto para estudantes da arquitetura. Na autoria desta iniciativa estão o CEO da Gabster, Cleandro Nilson, o coordenador de arquitetura da Unisinos, Adalberto Heck e a diretora da Unidade de Inovação da universidade e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta. A primeira edição do curso, oferecido no formato de extensão, de forma gratuita, contou com 23 inscritos. As aulas foram realizadas em formato híbrido, ou seja, EAD e presenciais. A capacitação ocorreu entre os dias 13 de janeiro e 20 de fevereiro, aproveitando o período de férias da universidade para uma imersão de conteúdo.
👉 SketchUp é BIM e você ainda não sabe? Durante muitos anos, lendas e narrativas equivocadas foram criadas sobre o SketchUp, classificando o software como um simples modelador 3D. Essa narrativa existe até hoje, mesmo sem nenhum sentido, e muitos profissionais acabam perdendo a chance de potencializar o seu fluxo de trabalho. Talvez esse seja o seu caso? Clique aqui e veja como o SketchUp consegue entregar um BIM real, mais prático, acessível com maior alcance e presença.
Lucas Brizolla, engenheiro civil que faz parte da equipe de implantação da Gabster, é um entusiasta da proposta e ministrante das aulas. Ele conta que há uma crescente necessidade por parte das empresas e faltam profissionais na área. “Há muito tempo, nós tínhamos vontade de organizar um curso como este. Os professores da arquitetura aceitaram prontamente essa parceria e o Tecnosinos nos deu a estrutura que precisávamos para algumas etapas da formação”, relata Brizolla.
Na conexão com os alunos, Lucas contou com o apoio dos professores Adalberto Heck e Olavo Amaro da Silveira Neto. Adalberto destaca que ações como esta preparam os alunos para uma inserção no mercado profissional e na sociedade como agentes proativos e empreendedores capazes de incorporar todas as possibilidades que as novas tecnologias e as novas formas de projetar e construir oferecem. “Estamos muito satisfeitos com a realização desta cooperação e esperamos que seja a primeira de muitas, de forma a possibilitar diversas frentes de atuação aos nossos egressos”, prevê o coordenador.
Já para Olavo, as aulas vão ao encontro de um momento de renovação na Unisinos. “A universidade lançou, há um ano, a modalidade Graduação Pro em diversos cursos, incluindo Arquitetura e Urbanismo. Com ela, buscamos maior relação com o mercado, inovação, empreendedorismo. A parceria com a Gabster, empresa inovadora no mercado AEC, é bastante estratégica na capacitação e qualificação de nossos alunos, permitindo atuação em novas áreas e maior empregabilidade”, explica Silveira Neto.
Na outra ponta do processo, Susana Kakuta ressalta a importância do projeto. “Inserir as tecnologias digitais na formação de estudantes e futuros empreendedores do setor relacionado à construção civil é vital para a sua competitividade”. Para ela, a parceria oportuniza acesso a tecnologia de ponta e sua aplicação imediata.
A ideia, que começou na arquitetura, pode migrar para outras graduações aumentando ainda mais o alcance da capacitação e incluindo alunos dos cursos de engenharia, por exemplo. É o que explica o CEO da Gabster: “Nossa intenção é ampliar a participação da universidade e entregar para o mercado profissionais com uma base acadêmica sólida e que sejam capazes de desenvolver um bom trabalho”, contextualiza Cleandro.
👉 Gerencie seus projetos no Trimble Connect: Gerenciar projetos não é uma tarefa fácil, são muitos detalhes e informações que precisam ser registradas e controladas. Dentro da metodologia BIM de trabalho, é crucial que esses dados fiquem na nuvem e que todos tenham acesso. Com o Trimble Connect você consegue realizar diversas ações que simplificam a organização desses dados. Clique aqui e veja como.
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Laura Rocha: Uma jornada BIM com o SketchUp
Laura Rocha, fundadora do importante escritório de Arquitetura de...
Gabster no ecossistema de Inovação Fimma 2023
O fomento ao uso de tecnologias e inovação é um dos pilares da Fimma...
Seis dicas para maximizar o Revit Importer
O aguardado Revit Importer nativo do SketchUp foi o destaque da...
Alegria de trabalhar menos – Com arquiteto Beto Guimarães
O cenário da arquitetura está passando por uma disrupção sem...
Entenda a importância de considerar todos os itens do projeto para diminuir o seu volume de trabalho.
Uma das maneiras de medir o crescimento do seu escritório é...
5 motivos para você abandonar as planilhas e manter uma boa rentabilidade por projeto
Se você chegou até aqui, é porque provavelmente busca uma melhor...
5 truques para você acelerar o seu trabalho no escritório
Você já pode trabalhar de forma extremamente ágil utilizando novas...
Uma visão de futuro, hoje: Oportunidade de negócio para marcenarias.
Vamos aproveitar as oportunidades do trabalho híbrido? Que tal...
Que tal uma solução para equilibrar os espaços, com uma disposição criativa?
Vamos fazer diferente? Que tal ampliar espaços, equilibrar os pesos...