Um projeto possui muitas etapas, do esboço até o projeto executivo.
A apresentação é uma das fases mais importantes, e por isso, trabalhar com imagens renderizadas é fundamental para encantar e gerar uma ótima experiência aos seus clientes.

Para um escritório implementar o render no dia a dia, é necessária uma otimização de tempo, chegar no ideal entre qualidade versus tempo gasto.

Saiba que chegar neste ideal é possível! Neste artigo você descobrirá como fazer uma configuração rápida e chegar em resultados surpreendentes sem perder muito tempo.

Com o SketchUp e os incríveis componentes da Plataforma Gabster o retrabalho não é necessário e você passa a reaproveitar tudo, do visual ao técnico, o que não acontece em métodos tradicionais usando diversos softwares e técnicas diferentes.

Se você possui uma licença de SketchUp Studio, o V-Ray já faz parte do seu pacote.

Passo 1: abra o Asset Editor do V-Ray, neste exemplo utilizamos o V-Ray 5 para SketchUp.

Passo 2: dentro do Asset Editor do V-Ray, clique em Settings.

Passo 3: na primeira área do Settings, escolha CPU (o seu render usará o seu processador para calcular o render, dependendo da máquina você pode alterar para os outros modos).
Depois desligue o progressive que é um modo que dificulta o acompanhamento do render para usuários iniciantes.
Escolha o Quality do render, use preferencialmente Medium ou Medium + (o render pode conter algumas manchas que depois o Denoiser ajuda a retirar), já que vamos utilizar o Denoiser (ligue ele) e assim economizar tempo de render, pois qualidades superiores a isso aumentam muito o tempo da renderização.

Passo 4: em Camera, clique na seta para abrir suas opções:

Depois observe o valor de Exposure Value (EV), esse valor é variável de acordo com o seu projeto, mas existe uma média geral, de valores próximos a 10 serem para cenas internas e valores próximos a 14 para cenas externas.

Esse valor é a luz geral da cena, a sensibilidade da Camera, é o valor mais importante para se acertar e obter bons resultados.

Se tiver dificuldades, você pode utilizar o Auto, que o V-Ray tenta setar o valor ideal para sua cena

Passo 5: em Render Output, clique na seta para abrir suas opções conforme o passo anterior, aqui é o tamanho da sua imagem, isso afeta muito o tempo de render, então pense no seu objetivo e para onde é a imagem, escolha o formato e digite os valores que deseja, por exemplo, uma imagem para instagram pode ser de 1080 x 1080 no formato 1:1 square:

Passo 6: indo para o lado direito das configurações, clique na seta no meio do canto direito para abrir as opções, não se aventure na parte de Render Parameters nesse momento, já que a barra de Quality do passo 3 faz esse trabalho pra você, no futuro você pode estudar mais a respeito, vamos direto para Global Illumination (é a forma de cálculo da luz), vamos mudar o Primary Rays para Irradiance map (isso também vai otimizar o tempo de render, já que o Brute force é muito detalhista e não é o nosso foco nesse momento de render do dia a dia.

Passo 7: clique na barrinhas ao lado do botão de ligar o Global Illumination, isso irá abrir opções avançadas, no fim delas está a opção Ambient Occlusion, vamos ligar e no campo Radius colocar o valor 80 (o Occlusion cria sombras no encontro dos objetos, dando mais profundidade na cena, para o dia a dia atende bem, mas é necessário estudar sobre isso conforme se especializa).

Passo 8: com essas configurações você consegue criar imagens muito satisfatórias para o dia a dia sem precisar de muitos ajustes e tempo para isso. Assim como essa imagem de exemplo que levou 7 minutos de render com tamanho 1920 x 1080 em um notebook i7 com 16gb de ram:

Você pode salvar essa configuração se quiser, clicando no disquete abaixo, e depois utilizando a pasta para trazer essa configuração em outros projetos.
Lembrando que o projeto precisa ser bem harmônico, a modelagem bem feita, os materiais bem configurados e a câmera bem posicionada para que a imagem renderizada fique melhor apresentada.

Bons estudos e bons negócios!!!

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ